-->

domingo, 1 de agosto de 2021

Dirley Bastos (Soft Data Sistemas): Sete upgrades para deixar o PC MAIS RÁPIDO

Deixar o computador mais rápido costuma ser o objetivo de diversos usuários, especialmente, quando não é possível comprar uma máquina nova. É possível melhorar a performance do computador com algumas mudanças de hardware, resolvendo, assim, pequenos travamentos e lentidão para iniciar o sistema ou executar programas.

Confira a seguir sete mudanças no hardware do computador que você pode fazer para deixá-lo mais rápido. Dentre as opções estão a troca do processador e da placa de vídeo ou recorrer a um cooler ajudando no resfriamento. Você pode escolher a que mais se adaptar ao seu bolso ou apostar em mais de uma solução.

1. Quantidade e velocidade da memória RAM

Um computador com pouca quantidade de memória RAM vai ter desempenho abaixo do esperado e dificuldade para abrir muitas aplicações ao mesmo tempo. Para que isso não aconteça, os sistemas operacionais modernos exigem uma quantidade mínima entre 2 GB e 4 GB, para trabalhos e tarefas mais simples, ou acima de 8 GB para jogos. 

O investimento em memórias requer apenas a instalação de mais componentes, desde que a placa mãe tenha espaço disponível. Essa é uma forma de ganhar desempenho quase instantaneamente, sem ser preciso fazer nenhuma configuração extra. O padrão atual para as memórias RAM é o DDR4, e um módulo de 4 GB com clock de 2133 MHz pode ser adquirido por cerca de R$ 279.

Antes de instalar, verifique se sua placa mãe possui suporte à tecnologia dual channel'

2.  SSD

Uma maneira de acelerar consideravelmente o desempenho do seu computador é utilizar um SSD para instalar o sistema operacional. As unidades de estado sólido são uma alternativa aos tradicionais HDs e podem ser consideradas uma versão moderna do disco rígido. A tecnologia é baseada em memórias flash, que apresentam um ganho notável na velocidade na inicialização do sistema e abertura de programas ou arquivos.

3. Processador

Substituir o processador por uma opção de mesmo socket pode ser uma maneira interessante de acelerar seu PC, considerando que esse componente é o núcleo do computador, responsável por processar todos os dados que chegam. Vale ressaltar que, se você utiliza AMD, só poderá trocar o processador por outro da mesma marca e socket. Os modelos no padrão AM4 têm pelo menos duas gerações compatíveis. Já os componentes mais antigos da Intel não costumam compartilhar os sockets com as gerações mais recentes. Nesse caso, possivelmente, você também terá que trocar a placa mãe e as memórias RAM.

4. Placa de vídeo ou VGA

Substituir a placa de vídeo pode ser uma opção quando o usuário percebe que o desempenho gráfico do seu computador está comprometido, principalmente em jogos. Esse hardware é responsável, juntamente com o processador, pela geração das imagens (quadros) e, por isso, é preciso escolher um modelo adequado ao desempenho da CPU. Por exemplo, uma placa de vídeo robusta, que gera muitos quadros, pode comprometer o desempenho de um processador mais modesto. Por outro lado, uma CPU muito avançado, aliada a uma VGA de baixo desempenho, vai apresentar uma qualidade visual limitada.

5. Placa mãe

A placa mãe é um dos itens mais importantes em um computador e que pode comprometer o uso de recursos avançados da CPU. Por isso, na hora de escolher, é importante reunir características como: um bom chipset, que permita a instalação de mais módulos de memória; suporte a dual channel e overclock (inclusive automático); portas de expansão modernas e possibilidade de instalar um bom sistema de arrefecimento.

6. Intel Optane


Computadores com processador Intel de sétima geração ou superior, que tenham uma placa mãe compatível com dispositivos NVMe, podem utilizar a tecnologia Intel Optane para acelerar qualquer disco instalado no PC. Essas memórias procuram entender, de maneira inteligente, quais são os arquivos mais usados, de acordo com o perfil do usuário. Assim, elas armazenam os dados para que o próximo acesso seja mais rápido.

7. Cooler e overclock

Investir em um bom sistema de arrefecimento também pode trazer ganhos de desempenho. Quando o processador atinge temperaturas muito elevadas, automaticamente, ele reduz sua frequência (clock) para resfriar. Assim, um bom cooler pode ajudar a melhorar o desempenho do seu computador, sem gastar muito, com preços a partir de R$ 150.

Outra prática que pode ser adotada é o overclock, que consiste em elevar a frequência dos processadores a números muito altos. No entanto, vale ressaltar que esse procedimento pode comprometer a vida útil do componente. O cooler também pode ser útil para trazer mais segurança e estabilidade ao sistema nessa hora.

Com essas dicas você pode melhorar seu desempenho sem ter que comprar um novo computador, upgrade é algo necessário com o tempo, às peças vão se deteriorando e ficando ultrapassadas, sempre mantenha seu computador atualizado para ter um bom desempenho seja em jogos ou para uso pessoal.




Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Carlinhos Barrias - Bar dos Amigos

 


PARCEIRO


Studio Fênix - Visite


Itaocara Seguros

Core Contabilidade



Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

Referências

Unordered List

Support