Meu nome é Eliane Paixão Baptista da Silva, tenho 53 anos, sou casada, mãe, ativista da causa autista e presidente da Associação ARFLORESER - Autismo em Rede Volta Redonda. Quando olho para trás, sinto-me tão grata e orgulhosa da minha trajetória.
Nasci em um lar cristão, em uma família muito humilde, sem televisão e rádio, mas meus pais sempre se esforçaram para colocar os filhos na escola. Por isso, sinto orgulho, pois apesar das dificuldades, consegui trabalhar e estudar para me formar, viajar para lugares lindos e formar uma linda família.
Tornei-me mãe aos 43 anos de um menino lindo chamado Daniel, que foi diagnosticado com autismo aos 2 anos. A partir desse diagnóstico, nasceu uma nova mulher, uma nova mãe, uma nova rotina, novos amigos, nova profissão.
Tudo passou a ser diferente, pois entrou na nossa rotina terapias, médicos, tratamentos e mudou nossos sonhos, pois tudo era muito novo e eu não me sentia preparada para viver tantas mudanças.
Tive que aprender tudo sobre o autismo, os tratamentos e entender que o processo é doloroso, mas pode ser leve se tivermos conhecimento e olharmos como uma oportunidade de crescimento.
Passei a valorizar mais pequenas conquistas e a olhar com mais empatia para o próximo. Sigo feliz, aproveitando todas as oportunidades, me reinventando na área profissional para ter um tempo de qualidade com meu filho, acompanhando-o nos tratamentos e tendo a oportunidade de ajudar muitas mães que também estão descobrindo o diagnóstico dos filhos.
Uma mãe de autista precisa ser forte, mas precisa de abraço, carinho, colo e amizades genuínas, pois sentimos na pele toda a exaustão da nossa luta. Como mãe atípica, tenho que me reinventar totalmente todos os dias em amor!
0 comentários:
Postar um comentário