-->

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

Kensington Ave. Philadelphia (EUA): "A prova contundente que menos Estado é tão ruim quanto mais Estado"

Há discussões que já deveriam ter sido superadas. Não fazem sentido na segunda década do século XXI. Uma destas discussões é a supremacia de sistemas políticos e econômicos, a mentalidade tacanha do Direita vs Esquerda.

Vida Miserável no País mais rico do Mundo

O vídeo que está no link abaixo é ótimo exemplo disto. O YouTuber passeia pela Kensington Avenue, na Filadéfia (berço da fundação das 13 colônias americanas). O que se vê é miséria. Não pobreza, mas miséria. 

Eu sei que o Brasil está repleto de miséria. Mas estamos falando nos Estados Unidos da América, país que é o mais rico do Mundo desde 1945. Mesmo assim, situações da mais absoluta desumanidade, fazem parte do cotidiano americano. Por que?

O Woody Allen tem uma piada que diz que nos EUA, ajudar o cego a atravessar uma rua é coisa de comunista. Esse exagero é para demonstrar quão cega é a falta de políticas públicas assistências. Seria ótimo que todos pudessem sair das dificuldades sozinhos, mas essa não é a realidade. Muita gente precisa de apoio. E no país cujo PIB (a riqueza produzida) é maior do que de toda América Latina somada, milhões passam fome, frio, sofrem violência nas ruas onde moram. De novo: Por que?

Por falta de políticas públicas inclusivas. Gente perde a casa por não conseguir pagar as prestações e são despejadas, sem dó, nem piedade. Não há amparo do Estado. Boa parte termina tornando-se viciado. Passam a vegetar. Cometem crimes, são presos, soltos e depois cometem crimes de novo, sendo presos, soltos, num cíclo que não tem fim.

Neste ponto é bom ressaltar que os Estados Unidos tem pena de morte, leis penais duras, prisões das mais rigorosas, e mesmo assim é o maior consumidor de drogas do Mundo. "Ué, mas leis penais rigorosas e pena de morte não reduzem a criminalidade?" Falácia! A prova são os Estados Unidos da América.

O Estado não tem que ser mínimo, nem máximo. Ele tem que ter o tamanho necessário para amparar os cidadãos. Estado intervindo no Mercado quase nunca dá certo. Mas Estado que não usa os impostos para proporcionar qualidade de vida aos cidadãos, NUNCA DÁ CERTO.

Onde há ruas limpas, não tem morador de rua, baixa criminalidade, há escolas PÚBLICAS de alta qualidade, saúde PÚBLICA de alta qualidade, segurança PÚBLICA de alta qualidade. Ou seja: é o ESTADO quem financia e gere o sistema. O Estado serve para isso.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO QUE LEVA 13 MINUTOS

Assista ao vídeo acima. Dura 13 minutos. Veja como é a vida miserável dos cidadãos da Kesington Avenue, na Filadélfia (USA). Miséria em plena luz do dia no país mais rico do Mundo. Fruto da teimosia ideológica capitalista. A teimosia ideológica socialista é igualmente ruim. Bom somente a sabedoria de adotar o que existe de melhor nos dois sistemas, em benefício da população.


Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Carlinhos Barrias - Bar dos Amigos

 


PARCEIRO


Studio Fênix - Visite


Itaocara Seguros

Core Contabilidade



Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

Referências

Unordered List

Support