Três décadas de uma trajetória construída com dedicação, sonhos e muitas histórias. Um colégio jovem, cheio de energia, já com um bom caminho percorrido — mas sempre aberto a aprender mais. Dentro dessa perspectiva de olhar para o passado, viver o presente e sonhar o futuro, vamos conversar. Um bate-papo leve, mas cheio de significado.
Nova Voz ONLINE - Como foi dar os primeiros passos? Quais lembranças vêm à tona quando você pensa nos primeiros dias do SEI?
Professora Valéria Tardivo - Em 1994, quando começamos a idealizar a implantação do SEI, vivemos um tempo de entusiasmo, reflexão, luta pela concretização de ousados sonhos. Os primeiros passos foram pautados na história do livro infantil de Ruth Rocha, “Nicolau tinha uma ideia”, que estimula a junção de várias sugestões interessantes até chegar a um consenso. Assim, em 1995, surgiu uma verdadeira revolução no processo educacional de Itaocara, que até hoje nos remete a singulares lembranças, pois imediatamente fomos apoiadas pela sociedade itaocarense e incentivadas pelos empresários do Grupo Ita, representado pelo saudoso Erody Lopes Rubim, que ofereceu a antiga sede da empresa para instalação do Colégio SEI. Emoção, saudades, orgulho e gratidão se misturam na descrição dos primeiros dias de aula no novo Estabelecimento de Ensino.

Crianças começando um processo educacional que vai lhes tornar pessoas empáticas e bem sucedidas, através de valores que dignificam a vida
Nova Voz ONLINE - De onde nasceu o lema “Educar para além das margens, para além dos muros”? Qual é a história por trás dessa frase que representa tão bem o espírito do colégio?
Professora Valéria Tardivo - O texto original diz assim: “Apesar das margens, apesar dos muros, EDUCAR para além das margens, para além dos muros!” e sua autoria remete ao filósofo Michel Foucault e às ideias do educador brasileiro Paulo Freire, que defendiam uma educação contextualizada, que oportunize ao estudante ir além dos espaços formais do ambiente escolar. Desde nossos primeiros encontros para implantação do Colégio SEI, usávamos essa ideia de educação como um farol para concretização dos mais ousados sonhos e passou a ser a nossa maior missão preparar os alunos para ir além e alçar os mais espetaculares voos.
O SEI conta com Profissionais de reconhecida excelência na Educação
Nova Voz ONLINE - Em que momento tudo pareceu mais fácil? E quando foi mais difícil? Foi no começo, com todos os desafios iniciais? No meio do caminho? Ou agora, com a experiência acumulada e novos desafios surgindo? Ou será que o mais difícil e o mais fácil se encontram no tempo presente, no dia a dia do Colégio?
Professora Valéria Tardivo - Difícil mesmo foi dar o primeiro passo e retirar o sonho do papel. A excelente receptividade e as várias portas abertas tornaram tudo mais fácil. Na busca por educação de qualidade, os grandes desafios surgem diariamente e exigem sabedoria ímpar para encontrar soluções acertadas. Penso que há uma constante junção de momentos fáceis e difíceis, o que acena para uma rotina de superação. Percebo que na atualidade há uma banalização de posturas inadequadas e desrespeito a valores imprescindíveis à vida em sociedade, o que requer intervenção conjunta pautada na ética, na empatia, na convivência harmoniosa e na cooperação mútua.
A banda do SEI participando de uma ocasião comemorativa
Nova Voz ONLINE - Hoje, há ex-alunos que são pais, mães, profissionais formados, espalhados por Itaocara, pelo estado, pelo país e até pelo mundo. Saber que o SEI faz parte da formação humana dessas pessoas traz que tipo de sentimento?
Professora Valéria Tardivo - Ah! O maior sentimento que nos envolve é o orgulho pela certeza do dever cumprido e a sensação de que fizemos a diferença na vida de muitas pessoas.
Crianças Educadas para Além das Margens, Além dos Muros
Nova Voz ONLINE - Como é, na prática, a relação entre você, Sonia e Claudete? E como a convivência entre pessoas diferentes, com ideias e jeitos próprios, foi (e é) importante para que o SEI seja o que é?
Professora Valéria Tardivo - A relação entre nós é de uma amizade que se fortaleceu ao longo dos anos. Nossa convivência é saudável, respeitosa, de admiração mútua e de confiança plena. Sempre caminhamos de mãos dadas, com “os pés no chão e a cabeça nas estrelas” e protegidas pelas bênçãos de Deus, que nos inspira, dá sabedoria e guia os nossos passos.

Na imagem brasileiros que estão sendo educados agora para que possam construir um país mais justo e solidário no futuro
Nova Voz ONLINE - A renovação é parte da vida — e também da escola. Ambientes se transformam, pessoas seguem seus caminhos e outras chegam. Encontrar quem substitua com competência e carinho é um desafio. Como o SEI lida com isso? Como consegue manter um Corpo Docente tão comprometido e qualificado?
Professora Valéria Tardivo - Eis aí um grande desafio! Temos saudades de tantos Profissionais que fizeram parte do sucesso da história do SEI! Há tanto a agradecer! “Aqueles que passaram pelo SEI deixaram muito de si e levaram um pouco de nós!” Ensinaram lições e deixaram sua marca no coração de todos nós. Como a vida é um constante ir e vir, acreditamos que todas as substituições necessárias exigem da Equipe de Direção um olhar atento ao perfil profissional e à análise do comprometimento com a linha pedagógica do Colégio.
Nova Voz ONLINE - E para finalizar, quais palavras você gostaria de deixar para todos que fazem parte dessa história? Alunos, famílias, professores, funcionários e toda a comunidade: qual é a sua mensagem neste ano tão especial, em que o SEI celebra 30 anos formando itaocarenses, fluminenses, brasileiros — e cidadãos do mundo?
Professora Valéria Tardivo - Ao longo desses 30 anos, a palavra que impulsionou o nosso trabalho foi a gratidão. Somos gratas a todos pela confiança, pela parceria, pelo incentivo, pela dedicação, pelo comprometimento. O SEI só “EDUCA para além dos muros!” porque nossos estudantes são pessoas raras, afetuosas, que valorizam o nosso trabalho; porque os Responsáveis estão ao nosso lado na luta pela educação de qualidade; porque todos que fazem parte da FAMÍLIA SEI transformam o ato de educar em missão nobre, envolta em competência, dedicação, comprometimento e amor.
Nova Voz ONLINE - Sua resposta já demonstra o que é a filosofia humanística do SEI e o porquê do colégio, em tão pouco tempo, ter se tornado referência em educação..
Professora Valéria Tardivo - Aproveito a oportunidade para expressar minha imensa gratidão a você, amigo Thompson, por sempre acreditar em nossos projetos e valorizar o trabalho realizado pelo Colégio SEI. Outubro nos convida a parabenizar Itaocara não só por seu aniversário, mas também por ser um Município expoente em incentivo a ousados sonhos educacionais.























0 comentários:
Postar um comentário