-->

segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

A Professora Gabriela Barros nos fala sobre Clarice Lispector, no dia que a escritora completaria 98 anos


A Professora Gabriela Barros é fã da escritora Clarice Lispector. Aproveitando seu conhecimento sobre a autora, fizemos um bate papo, pedindo que nos contasse como surgiu essa admiração.
A Professora Gabriela Barros falando de Clarice Lispector
Nova Voz On Line – Quando passou a se interessar por Clarice Lispector?
Gabriela Barros - O primeiro contato que tive com a Clarice Lispector, foi quando estava no quarto ou quinto ano do fundamental. Tivemos que fazer um trabalho sobre algumas personalidades brasileiras, como Bibi Ferreira, Cazuza, Renato Russo, etc. Eu não consigo me lembrar sobre qual personagem falei. Mas me lembro perfeitamente da fotografia da Clarice, em preto e branco, com aquele porte imponente que ela tinha, no trabalho de alguém. Chamou minha atenção. Pouco tempo depois, achei entre as coisas da minha mãe, um livro de contos de Clarice chamado Laços de família. A partir de então, não consegui mais parar de lê-la.

Nova Voz On Line - O que pode contar, de forma geral, do que conhece sobre a obra dela, que a torna diferente das outras escritoras?
Gabriela Barros - Clarice, no meu ponto de vista, foi capaz de retratar as questões humanas como ninguém. Ela deu voz a esses conflitos internos e obsessões que todos nós temos, mas evitamos encarar. Ler Clarice nos faz aprender mais sobre nós mesmos e sobre as pessoas que estão ao redor.

Nova Voz On Line – É possível fazer uma leitura de Clarice Lispector e introduzir o que se aprender no dia a dia?
Gabriela Barros - Com certeza! Como respondi na questão anterior, ela fala sobre as angustias e as reflexões que nós, seres humanos, temos e trazemos conosco. Mas, quero destacar, que isso é bem pessoal. Fundamental respeitar as individualidades.

Nova Voz On Line – Em os Desastres de Sofia (Conto das obras Felicidade Clandestina e A Legião Estrangeira), há a seguinte citação:
- As palavras me antecedem e ultrapassam, elas me tentam e me modificam, e se não tomo cuidado será tarde demais: as coisas serão ditas sem eu as ter dito. Ou, pelo menos, não era apenas isso. Meu enleio vem de que um tapete é feito de tantos fios que posso me resignar a seguir um fio só; meu enredamento vem de que uma história é feita de muitas histórias.
Como interpretaria essa passagem?
Gabriela Barros - Embora Clarice negasse o caráter confessional de sua obra, ao estudar sua biografia, nota-se certa semelhança entre ela e algumas de suas personagens. Para mim, nessa passagem ela refere-se ao seu próprio processo criativo. De novo, nota-se que ao falar sobre ela mesma, nos ajuda a refletir sobre nós. Sobre o papel que temos a desempenhar, em meio a tantos fios do enredamento que é a própria existência.

Nova Voz On Line - No mundo tão diverso e complexo dos dias atuais, ler Clarice Lispector nos faz entender melhor a vida?
Gabriela Barros - A escrita de Clarice Lispector é atemporal. Na verdade acho que nunca foi tão atual. Em vida, ela foi acusada de ser egocêntrica, de ter uma escrita muito subjetiva e voltada para si própria. Mas o que ela fez, como já disse, foi retratar o ser humano como ninguém. Suas relações com ela mesma e com os outros. Seus anseios, medos e dúvidas. Então lê-la é como olhar-se no espelho

Nova Voz On Line – Que obras da Clarice Lispector indicaria a quem não conhece a autora?
Gabriela Barros - Acho que um bom livro para começar é A hora da estrela. Trata-se de um drama muito humano, voltado para o mundo externo, onde Clarice fala da questão da migração nordestina. Dependendo da pessoa, começar com livros como A Paixão Segundo G.H ou Sopro de Vida, pode assustar. Além deste, também indico os livros infantis: A Mulher que Matou os Peixes e O Mistério do Coelho Pensante.

Nova Voz On Line – Nesse dia, quando ela faria 98 anos, que homenagem gostaria de prestar, aproveitando esse espaço?
Gabriela Barros - A única crítica que Clarice rebatia, era quando diziam que ela não era brasileira: "sou brasileira e pronto". Considero um grande orgulho tê-la fazendo parte de nossa literatura. Quem teve o privilégio de conhecê-la em vida, afirma que ela não foi só uma grande escritora, mas também uma grande mulher, amiga e mãe. Deixo aqui as palavras de Raquel de Queiroz sobre Clarice: "Era uma pessoa estranha. Muito fechada. Cheia de fragilidades. Você magoava a Clarice sem saber. Como escritora era a maior de todas nós".

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Carlinhos Barrias - Bar dos Amigos

 


PARCEIRO


Studio Fênix - Visite


Itaocara Seguros

Core Contabilidade



Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

Referências

Unordered List

Support