-->

terça-feira, 15 de janeiro de 2019

O BIRUTA DA FERRARI - Texto Ronald Thompson


Acho que vou ficar rico. Soa engraçado não é mesmo? Eu escrevi e estou morrendo de rir aqui. 

Quando lê o nome Ferrari, no que pensa? Riqueza? Luxo? Deleite? Uma vida absolutamente hedonista, cercada de todos os prazeres possíveis? Eu também! Afinal de contas, se ter uma Ferrari é o sonho de quase todos os habitantes do planeta, imagine ser o proprietário da fábrica, Enzo Ferrari?

Com certeza aquilo caiu do céu na mão dele. Sei lá, talvez o santo protetor italiano seja mais caridoso. Do nada, esse tal de Enzo Ferrari ficou rico.

Rico nem descreve bem. Um bilionário. Escreveu o nome na história, criando o carro vermelho mais famoso de todos os tempos. Tanto glamour nesta marca que não dá para pensar algo diferente.

Amigos leitores, perdão por ter que informar, mas estamos bem errados!!!

- “Oras, como assim, cara pálida?”.

Estou aqui, imaginando, vocês perguntando isso.

Lá vai a primeira informação:

- ‘Enzo Ferrari é um irresponsável, que vive no mundo das nuvens. Não quer assumir nenhuma responsabilidade. Não passa de uma criança grande’.

Notou que escrevi entre aspas? Bom, porque foi a mãe do Enzo quem dizia, mais ou menos isso, pra todo mundo.

Na verdade, querendo por um pouco de ‘juízo’ na cabeça do filho, o colocou pra fora de casa. Desde criança, ele só pensava em corridas. Fabricava os carrinhos de rolimã mais velozes entre a molecada. Na época que corrida de carro, era uma atividade absolutamente marginal, Enzo foi ser piloto.

Mesmo sendo um pé rapado, era metido à besta. Que doideira. Quando se apaixonou e foi pedir em namoro àquela que seria sua futura esposa, o sogro disse que não consentia por ele ser pobre. Ao invés de baixar a cabeça e ir embora, triste e humilhado, o que 99% das pessoas fariam, respondeu:

- O senhor tem toda razão. Eu também não daria a mão da minha filha a um homem pobre. Só que, deixe de ser burro, porque eu não sou pobre. Eu estou pobre. Guarde bem meu nome: FERRARI. Alias, me mande à planta desta sua casa (o imóvel era uma mansão). Meus criados vão morar num lugarzinho simples assim.

Dirigindo-se para sua amada, disse enfaticamente:

- Você se prepare. Seu pai, querendo ou não, nós vamos nos casar.

Bateu o pé e foi embora. Poucos meses depois, ela deixou a família e casou com o Enzo.

Mas ele não tinha ficado rico. Não conte pra ninguém, mas longe disso. Não vão acreditar, mas além de quebradinho da Silva, ainda devia todo mundo. Uma vergonha.

Sorte que era doido. Eu fico deprimido quando estou com dívidas. Porém Enzo Ferrari achava que ter tantos credores em sua porta, um estimulante (internem esse biruta!).

Em determinado momento, passou a assediar o mais famoso projetista da Itália, que tinha um emprego com alto salário na FIAT. Vicente era o nome deste cara.

Enzo um dia cercou a esposa de Vicente na rua e fez uma cena, implorando pra ela convencer o marido a recebê-lo. E isso aconteceu.

Como de costume, foi falando sobre seu sonho de criar uma escuderia imbatível, que venceria todas as corridas, com carros maravilhosos. Só precisava dele, pra virar realidade.

Vicente, depois de discorrer sobre todas as vantagens, mordomias e confortos que a FIAT lhe oferecia, perguntou qual era sua oferta de emprego? Quanto iria ganhar?

Enzo nem pensou duas vezes antes de responder:

- Inicialmente não vou lhe pagar nada. Sem salários. Você vai ter que fazer alguns sacrifícios, mudar pra uma casa bem menor. Mas algum dia vai contar pros seus netos, como Enzo Ferrari veio a sua casa e ofereceu a maior oportunidade de sua vida.

- Chama a ambulância e leva esse cara pro CAPS!!!

Você consegue imaginar alguém mais sem noção? E olha que o que eu conheço de gente sem noção, não está no gibi. Mas esse Ferrari superou a todos.

Ah ... Já ia esquecendo. O Vicente aceitou. Teve que fazer vários sacrifícios, antes de contar que foi o homem que projetou a fábrica da Ferrari.

Enzo Ferrari ainda sofreria bastante. Viveria na corda bamba, entre a fortuna e a falência, durante décadas. Mas nunca deixaria a situação externa, turvar seus sonhos. Sempre que estava quase falindo, ao invés de recuar, lançava um projeto novo, ainda mais caro e ambicioso. Tinha tanta fé no que dizia, que seduzia os credores. Estes adiavam as execuções e tomada de bens. Na grande maioria das vezes, ainda emprestavam mais dinheiro. Foi assim que construiu uma das mais importantes marcas que existe, verdadeiro sinônimo de sucesso.

Quando avistar um carro vermelho da Ferrari nas pistas de Fórmula 1, num dos filmes de Hollywood ou em qualquer circunstância associada ao luxo e a riqueza, lembre que há bem mais do que apenas aparência.

Existe uma história rodeada de profundas dificuldades, que estava destinada ao fracasso, porém um sonhador, chamado Enzo Ferrari, conduziu ao sucesso, com mais habilidade do que Fernando Alonzo ou qualquer outro grande piloto.

Encerrando, um pensamento que gostava de citar:

- A Sorte não existe; no máximo, existem circunstâncias favoráveis ou desfavoráveis. A sorte é resultado de tudo que fomos capazes de semear, enquanto a má sorte é o resultado de tudo que não fomos capazes de prever.

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Carlinhos Barrias - Bar dos Amigos

 


PARCEIRO


Studio Fênix - Visite


Itaocara Seguros

Core Contabilidade



Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

Referências

Unordered List

Support