-->

domingo, 9 de fevereiro de 2020

De Itaocara (BR) até Wiesbaden (Alemanha): a história da Enfa. Paula Mussumeci um Exemplo para todos nós

A Nova Voz ONLINE se distingue por trazer a história de pessoas que, ou nasceram em Itaocara, ou têm sua história de vida em Itaocara. Hoje temos o privilégio de levar aos leitores um pouco sobre as realizações de uma mulher fora de série, que veio para o município na Infância, estudou no SEI, fez estágio na Casa de Saúde João XXIII, divertiu-se nas Festas de Maio, firmou vínculos e amizades em nossa Aldeia da Pedra. Principalmente lutou. Lutou muito, para realizar os sonhos. Através da Educação, foi Oficial da Aeronáutica, aprimorou o Inglês nos Estados Unidos e hoje é Enfermeira na Alemanha. Um orgulho para os itaocarenses: a Enfermeira Paula Mussumeci.

Paula, o Monte Palatino e o Coliseu, em Roma, na Itália

Nova Voz ONLINE – Inicialmente gostaria que falasse sobre sua vida em Itaocara.

Paula Mussumeci - Guardo boas lembranças do período de infância e adolescência que vivi em Itaocara. Lembro das amizades duradouras que fiz e que preservo até os dias de hoje. Podia passar horas na Padaria do Mamão, nos intervalos do colégio, conversando com a minha amiga, Monik Fuly. Tenho muito carinho e admiração pelos itaocarenses, por serem um povo tão hospitaleiro e gentil. Mudei-me para o município aos nove anos. Fui muito bem recebida pelas instituições educacionais e da sociedade civil.

Nova Voz ONLINE – Tem alguma lembrança especial?

Paula Mussumeci - Lembro com nostalgia da tradicional festa de Maio, das festas juninas e dos concursos de beleza dos colégios. A paisagem da Serra da Bolívia associada a imagem do rio Paraíba do Sul, permanecem como um belo retrato na minha memória, sempre que me coloco a pensar sobre Itaocara. O monumento à Geografia, o grande Globo Terrestre localizado na praça Adão e Eva, me fascinou desde à infância. Talvez ali possa ter nascido o meu interesse por conhecer os diversos países do mundo. Impossível esquecer a famosa Praça da Matemática, onde foi tirada a foto da minha formatura de oitava série do Colégio SEI.

O Colégio SEI Itaocara

Nova Voz ONLINE – Dos tempos de aluna no Colégio SEI, quais suas lembranças, dos professores e colegas, que serão sempre inesquecíveis?

Paula Mussumeci - Essa pergunta é muito interessante, me alegra poder dizer que participei da inauguração do Colégio SEI. Lembro como se fosse hoje do primeiro dia de aula, do uniforme azul, laranja e branco. Iniciei meus estudos no Colégio SEI na quinta série, me recordo dos alunos em forma pela manhã e do canto do Hino Nacional. Nunca esqueço do funcionário Aécio, que me esperava todos os dias com um sorriso no rosto, antes de fechar o portão da escola para começar às aulas.


Paula Mussumeci com sua turma do Colégio SEI

Nova Voz ONLINE – E os professores?

Paula Mussumeci – Muitas boas memórias. Lembro-me com orgulho das aulas impecáveis da Professora Vânia Sarruf, uma das melhores professoras que tive na vida (mesmo comparada aos professores com quem estudei fora do Brasil), extremamente dedicada e competente. Lembro-me da paixão e entusiasmo da Professora Valéria Tardivo, ao incentivar a turma a escrever os primeiros textos, com criatividade e emoção. Me recordo também do Professor Edinho, pois além de ser um excelente Professor de Matemática, era um Conselheiro para os alunos.

Formada em Itaocara pelo SEI, Paula participa da BRASCON (Brazilian Graduate Students and Scholars Conference), no ano de 2018, em Columbus, Ohio, EUA

Nova Voz ONLINE – Poxa, emocionante.

Paula Mussumeci – Pois é ... E nos últimos anos, com a intensificação do meu interesse pela arte, tenho me lembrado muito das aulas da Professora Márcia Malhano, nas quais ela ensinava sobre as cores primárias, secundárias e terciárias, sobre o pontilhismo e as inesquecíveis aulas ao ar livre. Nessas aulas, os alunos podiam em meio a natureza buscar inspiração para pintar seus primeiros quadros retratando o movimento artístico francês do Impressionismo. Nunca vou esquecer essas coisas. São a minha pele. Minha história. 

A Profissão de Enfermeira

Nova Voz ONLINE Qual foi o motivo de ter escolhido a profissão de Enfermeira?

Paula Mussumeci – Eu prestei vestibular para enfermagem no ano de 2001. Eu tinha 16 anos. Escolhi a profissão de enfermagem por influência da educação dos meus pais. Meu pai é economista e trabalhou muitos anos no Banco do Estado do Rio de Janeiro (BANERJ), porém no ano de 1997, foi atingido pela privatização do Banerj, e muitos funcionários públicos perderam seus empregos. Passando por essa experiência, recebi a orientação do meu pai para cursar enfermagem, devido a importância da profissão e a grande necessidade de mercado.

Paula Mussumeci fez o Mestrado pela UNIRIO

Nova Voz ONLINE – É uma boa área profissional?

Paula Mussumeci – A enfermagem possui uma ampla área de atuação. Os enfermeiros podem atuar no âmbito da promoção em saúde, prevenção de doenças, prestação de cuidados em saúde, reabilitação em saúde, ensino e pesquisa. A Enfermagem Moderna em sua gênese e desenvolvimento trata a profissão como a “arte de cuidar" específica de uma prática científica cujas diretrizes teóricas estão fundamentadas em Florence Nightingale. Ao longo do processo histórico a Enfermagem vem se consolidando como ciência no campo da saúde e amplia, em pleno século XXI, o seu empoderamento profissional, nos multivariados espaços da vida.

Paula é filha de uma pessoa super querida pelos itaocarenses, o ex-gerente do Banerj Itaocara, Paulo Mussumeci

Nova Voz ONLINE – Como assim?

Paula Mussumeci A exemplo disso é imprescindível sublinhar que a Organização Mundial de Saúde definiu que 2020 é o ano da Enfermagem: é o ano dos enfermeiros. Isso porque assumimos o cuidado como fundamento. Uma palavra que dá o legítimo significado a prática da profissão, sobretudo quando nos encontramos com as pessoas, famílias e comunidades para continuamente planejar, implementar, avaliar e registrar nossas responsabilidades éticas e sociais.

Nova Voz ONLINE – Qual é a conexão disto com seu interesse pela profissão?

Paula Mussumeci – Ao longo da minha trajetória profissional, compreendi que o meu interesse por esta ciência em vias de formação, centrada no cuidado ao humano e iniciou-se durante a infância e adolescência. A paixão pela arte e o cuidado foram influências maternas. Minha mãe tinha o hábito de cuidar de pessoas em situações de vulnerabilidade social, emocional ou física.

Sorrindo de felicidade, Paula Mussumeci, com a irmã Aline e a Mãe, que sempre a inspirou e inspira, Maricélia Amaral

Nova Voz ONLINE – Que bacana!

Paula Mussumeci Sempre admirei essa atitude, e era realmente recompensador ver o impacto da sua ajuda na melhoria da vida das pessoas. Ao passo que percebia também a paixão de minha mãe pela arte, muitas vezes, materializada nos seus quadros, roupas, bordados e artesanatos. Percebo então, que a arte e o cuidado já estavam presentes desde a infância. E assim, ao decorrer de minha formação e qualificação profissional, a Enfermagem ganhou maior significado e valor na minha vida.

Graduação pela UFF, o Mestrado pela UNIRIO e Agradecimento a Casa de Saúde João XXIII de Itaocara

Nova Voz ONLINE – A formação superior na UFF satisfez plenamente o que esperava?

Paula Mussumeci A Universidade Federal Fluminense cumpriu com seu papel no processo educativo universitário, à medida que me possibilitou desenvolver o conhecimento dos fundamentos teóricos e práticos da profissão. A partir do quinto período de graduação em enfermagem, percebi a necessidade de realizar estágios extracurriculares para aprimorar minhas habilidades práticas. Aproveito para demonstrar gratidão à Casa de Saúde XXIII de Itaocara, por ter me autorizado a estagiar na instituição. Foi um período de grande aprendizado à medida que pude trabalhar com enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos da instituição Casa de Saúde.


A Formatura na Universidade Federal Fluminense

Nova Voz ONLINE – O que mais lhe interessou neste período?

Paula Mussumeci Durante a graduação, desenvolvi o interesse pelo tema de administração e gerenciamento em enfermagem após cursar a disciplina de Administração da Assistência de Enfermagem em Rede Hospitalar. Os estudos me direcionaram ao desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso sobre a temática da liderança, a fim de aprimorar meus conhecimentos técnico-científicos e traçar o melhor modelo de liderança que utilizaria na pratica profissional. A grande contribuição do estudo foi verificar os diferentes tipos de lideranças utilizadas pelo enfermeiros no seu cotidiano e ainda mais, aprender que a liderança é uma habilidade que poderia ser desenvolvida.

Nova Voz ONLINE – Depois você foi fazer o Mestrado na UNIRIO. Pode nos falar deste tempo também?

Paula Mussumeci Ingressei no mestrado no ano de 2014. Tinha retornado dos Estados Unidos, onde cursei um Programa de Inglês Intensivo na Boise State University. Durante o curso de inglês na universidade, comecei a escrever relatos sobre minhas experiências profissionais, assim, quando voltei ao Brasil, senti o desejo de retornar ao ambiente acadêmico, para aprofundar os estudos na área de enfermagem, bem como publicar artigos de reflexão em revistas cientificas brasileiras.

Nova Voz ONLINE – Isto teve influência no seu trabalho de Mestrado?

Paula Mussumeci A dissertação do mestrado em enfermagem foi intitulada: Relações Lógicas do Enfermeiro para o Exercício de Gerência em um Hospital Universitário no Estado do Rio de Janeiro. O estudo discute entre outros aspectos, as razões que levam um Enfermeiro a assumir um cargo de gerência e a sua visão sobre as competências e habilidades gerenciais definidas pela resolução CNE/CES no 3, de 7 de novembro de 2001 que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem.

Apresentação do Trabalho do Mestrado na Univ. de Ohio

Nova Voz ONLINE – O que lhe levou a escolher esse tema?

Paula Mussumeci – A função de gerência traz consigo a responsabilidade de definir como a Assistência de Enfermagem é Prestada. Para que o trabalho da enfermagem seja adequadamente realizado, é necessário inúmeros fatores como recursos humanos, recursos materiais, conhecimentos, atitudes e habilidades. Todos esses aspectos passam pela avaliação do Enfermeiro, por isso, a gerência em enfermagem é tão importante para conduzir uma assistência em saúde de qualidade. Essa importância me levou a escolher o tema. É importante ressaltar que as competências gerenciais do enfermeiro irão influenciar o cuidado, garantindo a segurança na assistência de enfermagem prestada aos pacientes.

Nova Voz ONLINE – Onde é possível encontrar esse trabalho?

Paula Mussumeci Está disponível online pela plataforma virtual da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e foi orientada pela professora Drª. Beatriz Gerbassi Aguiar.

Paula Mussumeci:

Oficial da Força Aérea Brasileira

Nova Voz ONLINE – Você também buscou uma experiência na Aeronáutica. Por quatro anos foi militar dessa força armada. Pode nos contar sobre o porquê desta escolha e o que acha ter acrescentado em sua vida?

Paula Mussumeci Sempre foi um sonho do meu pai que ingressasse na Força Aérea Brasileira. O militarismo também sempre me trouxe um encantamento, quando via os anúncios de alistamento para mulheres pelas ruas e propagandas na televisão. Admirava a tropa de militares, com seus uniformes impecáveis, marchando e cantando sincronizadamente o Hino Nacional. Ingressei na Aeronáutica aos 22 anos de idade, logo assim que me formei como enfermeira na Universidade Federal Fluminense, motivo de celebração entre todos os meus familiares.

Paula na época em que foi Oficial da Força Aérea Brasileira

Nova Voz ONLINE – Foi um tempo interessante então?

Paula Mussumeci O militarismo sempre foi uma carreira muito respeitada socialmente devido a sua missão institucional que está atrelada a soberania do espaço aéreo com vistas à Defesa da Pátria. Realizei o Curso de Formação de Oficiais Temporários no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) no ano de 2007. Lá aprendi a superar os limites do meu corpo e da minha mente, aprendi que podia chegar sempre mais longe, aprendi que podia me tornar sempre, a minha melhor versão.

Nova Voz ONLINE – São ótimos princípios.

Paula Mussumeci – No curso de formação aprendi valores que preservo até os dias de hoje, como o patriotismo, a disciplina, a coragem, o amor, a honra, liderança, o profissionalismo, o espírito de equipe, a lealdade, a ética, a valorização do homem e o comprometimento com a minha missão aonde quer que esteja.

Experiência nos EUA ampliando

Sua compreensão sobre o Mundo

Nova Voz ONLINE – Em 2011 você foi para os EUA. Pode nos contar sobre essa experiência?

Paula Mussumeci – O interesse pelo aprendizado do inglês surgiu na minha infância ao assistir os filmes americanos na televisão, e no colégio, gostava de aprender o significado das palavras em inglês. Aos 13 anos fiz a minha primeira viagem aos Estados Unidos. O interesse pelo aprendizado a língua era algo latente na minha trajetória.

Paula em seu tempo nos EUA

Nova Voz ONLINE – Isto terminou lhe levando para a América?

Paula Mussumeci – Em 2011, ingressei como estudante internacional matriculada no Programa de Inglês Intensivo na Boise State University, nos Estados Unidos da América. O período de vida nos EUA me trouxe grande amadurecimento profissional e pessoal a medida que pude sair do ambiente cultural brasileiro e vivenciar um ambiente social multicultural. Na Universidade tive contato com estudantes de muitos países, o que me permitiu repensar minha perspectiva de mundo e projetos de vida.

Nova Voz ONLINE – Deve ter sido enriquecedor!

Paula Mussumeci – Sim. Adquiri fluência no idioma através do curso, trabalho na Universidade, e atividades voluntárias em instituições não governamentais. O trabalho voluntário me permitiu aprimorar o aprendizado do inglês bem como compreender melhor o exercício da cidadania do Enfermeiro e sua contribuição para transformar a realidade social.

Na Crise do Brasil Surge a

Oportunidade de ir para Alemanha

Nova Voz ONLINE – E então volta ao Brasil, o país começa a apresentar sinais de crise e surge então a chance de ir para Alemanha. Como foi esse processo?

Paula Mussumeci – Após três anos de volta ao Brasil, no ano de 2016, o sistema de saúde do Rio de Janeiro começou a mostrar indícios de uma crise econômica com atraso de salários, o que me trouxe um sentimento de insegurança profissional e me fez relembrar a crise econômica que afetou a minha família no ano de 1997. No mesmo ano, uma empresa alemã chamada Capitalent Medical GmbH realizava um processo seletivo de recrutamento de enfermeiros no Rio de Janeiro. Na época, a Alemanha era considerada uma das economias mais estáveis da Europa, então resolvi participar do processo seletivo para trabalhar como Enfermeira na Alemanha.


Paula com a turma selecionada para Trabalhar na Alemanha

Nova Voz ONLINE – Como se deu o caminho até chegar na Alemanha?

Paula Mussumeci – O processo seletivo foi composto por entrevistas em inglês e análise de currículo. Após aprovada no processo seletivo, iniciei os estudos da língua alemã pelo período de seis meses, e logo em seguida realizei as provas de alemão nível B1, no Instituto Goethe no Rio de Janeiro. Os documentos relativos à Graduação, Pós- Graduação, Mestrado e experiência profissional foram devidamente traduzidos e enviados ao governo alemão. Ao chegar à Alemanha, realizei uma prova de Enfermagem, e finalmente adquiri o reconhecimento do meu diploma, começando a trabalhar no mês de junho de 2017.

Nova Voz ONLINE – E a vida na Alemanha? Imagino que seja muito diferente do Brasil e mesmo dos EUA. Pode nos contar quais foram as principais dificuldades e o principal aprendizado desta época de vida na Alemanha?

Paula Mussumeci – A Alemanha apresenta um bom desempenho em muitas medidas de bem-estar em comparação com a maioria dos demais países no Índice para uma vida Melhor criado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).



Paula Mussumeci em seu trabalho na Alemanha

Nova Voz ONLINE – Pode especificar melhor?

Paula Mussumeci – O país esta acima da média nos quesitos educação e qualificações, equilíbrio vida-trabalho, emprego e rendimento, renda e riqueza, qualidade do meio ambiente, conexões sociais, condições de saúde, engajamento cívico, moradia, segurança pessoal e bem-estar subjetivo.

Nova Voz ONLINE – Pode nos falar da cidade onde vive?

Paula Mussumeci Moro em uma cidade linda chamada Wiesbaden, com cerca de 278 mil habitantes, conhecida pelo seu charme, suas árvores centenárias, localizada a 40 km da moderna e cosmopolita cidade de Frankfurt.

Paula feliz ao encontrar os irmãos Thiago e Aline na França

Nova Voz ONLINE – O dia a dia, é ou foi um desafio?

Paula Mussumeci – A comunicação no ambiente de trabalho foi minha maior dificuldade, por isso, passei a estudar em casa após o período do trabalho para melhorar a fluência no idioma. Outro desafio é a deficiência no quantitativo dos profissionais de saúde. Por isso, a Alemanha está em constante recrutamento de profissionais de saúde qualificados ao redor do mundo para atender às necessidades do sistema de saúde.

E agora Paula Mussumeci?

E o futuro? E as Saudades?

Nova Voz ONLINE – Sobre o futuro, qual é o seu planejamento? Tem algo que possa dividir conosco?

Paula Mussumeci O futuro para mim, é uma caixa de surpresas. Tenho planos, porém prefiro dividir os resultados, quem sabe, em uma próxima matéria do jornal. Ao longo do tempo fiz planos, mas a vida se encarregou de mostrar outros caminhos. Tenho recebido propostas de trabalho na Suíça e no Reino Unido, porém no momento estou feliz em Wiesbaden. O mundo vem sofrendo muitas mudanças nos aspectos políticos, sociais, e econômicos, e tenho consciência que tais fatores podem influenciar minhas escolhas no futuro. Contudo, pretendo continuar no caminho da construção do conhecimento, pois já́ percebi que a vida melhora significativamente ao passo que me dedico ao caminho do saber.

Reencontrando a família no Natal na Europa

Nova Voz ONLINE – Imagino que as saudades da família e amigos são muitas. O que gostaria de dizer ao seu pai, mãe, familiares e amigos em geral, sobre a saudade que acredito tenha deles?

Paula Mussumeci Gostaria de dizer aos meus pais que posso não estar presente fisicamente, mas os meus pensamentos estão sempre voltados para eles. Quero pedir aos meus queridos amigos que preservem nossas memórias até nossos próximos encontros. O meu amor e carinho não se desgastam com o tempo e nem mesmo com a distância, as pessoas que amo permanecem nas minhas lembranças para sempre.

Paula visitando o Vaticano

Nova Voz ONLINE - Em tudo isto, da Paula Mussumeci, cidadã do Mundo, gostaria que nos falasse sobre o que significa Itaocara para você?

Paula Mussumeci - Itaocara é um lugar de aconchego e paz, onde nascem as amizades mais puras e belas, onde reside um povo feliz e trabalhador. Quando reflito sobre o desenvolvimento intelectual e humano dos meus amigos, meu coração se enche de alegria, pois sei que trilharam também o caminho de aperfeiçoamento. Sou muito grata a educação que recebi em Itaocara, e é gratificante também ver o desenvolvimento das pessoas e a felicidade em torno de seus projetos de vida. Acredito que a educação possibilita o desenvolvimento de pessoas e o progresso da sociedade. 


Share:

1 comentários:

  1. Parabéns querida, estou orgulhosa pela mulher e profissional que se tornou. Super empoderada. Saudades...

    ResponderExcluir

Carlinhos Barrias - Bar dos Amigos

 


PARCEIRO


Studio Fênix - Visite


Itaocara Seguros

Core Contabilidade



Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

Referências

Unordered List

Support