-->

sábado, 8 de fevereiro de 2020

Edgar dos Santos, um dos grandes cartunistas do Brasil, fala sobre sua trajetória de vida e o Futuro das Mídias

O Altense Edgar dos Santos conseguiu se destacar numa área em que não é nada fácil. Mesmo sendo do interior, suas tiras, como “Quando o Brasil Foi Descoberto”, foi publicada em grandes Jornais Brasileiros, como O Globo. Abaixo, ele nos conta um pouco sobre sua trajetória, os empreendimentos comerciais e a evolução das mídias nestes tempos eletrônicos.
Nova Voz ONLINE – Quando percebeu que tinha talento para desenhar?
Edgar dos Santos - Primeiramente, gostaria de agradecer a Nova Voz ONLINE, por essa oportunidade de falar um pouco sobre meus trabalhos e personagens. Até onde me lembro, quando eu era bem pequeno, me encantava por ilustrações de livros e revistas. Perdia horas e horas observando cada detalhe das ilustrações, (e o desenho na verdade é o observar). Observava as cores, traços, luz, sombra...  Já tentava reproduzir os desenhos tal qual como via! E esse universo foi tomando espaço em meu pequeno mundo.

Nova Voz ONLINE – Já estava nascendo o artista.
Edgar dos Santos - Me sentia encantado pelos desenhos animados na TV, e ficava imaginando como aquilo era feito. Queria fazer igualzinho. Quando cursava o primário, o assunto na escola com os colegas era desenhos animados, ficávamos comentando cada episódio das várias séries que eram exibidas. Acho que já neste momento, começava uma inclinação para os desenhos, fui aperfeiçoando os traços ao longo do tempo.
Nova Voz ONLINE – Como surgiu a tirinha URUBU e CASCO FINO?
Edgar dos Santos - Eu estava por volta do 8° ano do ensino fundamental, quando criei esses personagens. Cheguei a sonhar com eles. Acho que foi depois de assistir uma matéria sobre quadrinhos franceses na TV. Havia uma HQ com um pássaro preto que me chamou a atenção. Não era exatamente um urubu, mas meu imaginário começou a trabalhar. Fiquei com essas imagens na cabeça até que andando com o meu pai pelas pastagens vendo a criação de gado, comecei a criar todo o perfil dos personagens.

Nova Voz ONLINE – Quando foi a primeira publicação?
Edgar dos Santos - A primeira publicação do Urubu & Casco Fino, foi no jornal O Centro Norte, do Jornalista José Geraldo Cardoso, ao qual sempre me deu força para que eu alcançasse êxito. Eu tinha um espaço intitulado “Quadrinhos Edgar dos Santos”, onde também publicava a tira do Xerife Pedra dura. Outro personagem meu que está meio esquecido!

Das Tirinhas para o
Empreendedorismo

Nova Voz ONLINE – Quando fez à primeira (ou as primeiras) tirinha (s), imaginou que ali surgiria uma profissão?
Edgar dos Santos - Eu sempre tive essa vontade de trabalhar nessa área. Era um desejo meu. Certa convicção do que queria. Só que morar no interior não ajuda muito a certos tipos de seguimentos. Mas não impede você de buscar o seu objetivo. Torna-o até mais motivador. Como eu tinha esse dom, era muito procurado para fazer certos tipos de trabalhos. Na escola, por exemplo, os colegas me procuravam para fazer desenhos em trabalhos escolares, assim, alcançavam notas maiores com trabalhos mais elaborados.
Rótulo produzido por Edgar dos Santos
Nova Voz ONLINE – Você diria que é um aspecto comercial da sua arte?
Edgar dos Santos – Sim. Por exemplo, para o ramo de comercio e indústria, já criei várias logomarcas. Uma a que tenho muito orgulho, foi a da rede de lojas do ramo do agronegócio, a Casa Agrícola Irmãos Ferreira. Pertencente aos amigos Roberto, Rogério e Rodrigo Granja Ferreira. Hoje, o tamanho sucesso desses empresários, roda o brasil. E a logomarca que criei, é mantida na forma original até hoje!

Nova Voz ONLINE – Isto teve um efeito na área mais artística?
Edgar dos Santos - Deixei meus personagens um pouco na gaveta e comecei a empreender. Com apoio de minhas irmãs, começamos a fabricar bonés de brindes publicitários. E fomos muito bem. Fomos matéria no jornal O GLOBO e RJTV. Viajando em rodadas de negócios, participamos de reuniões do Mercosul. Ganhamos prêmios pela Associação da Imprensa como Personalidade Setor da Indústria. Ganhamos a honrosa Medalha de Honra ao Mérito pela Federação das Indústrias do Estado do estado do Rio de Janeiro.
Gibi voltado ao mundo empresarial
Nova Voz ONLINE – Muito legal!
Edgar dos Santos – Certamente. Nesse momento, o desenho passou a fazer parte no lado publicitário, onde fazíamos bonés e camisetas para campanhas políticas e publicitárias para algumas empresas. Só mais tarde retornaria com meus personagens!

CLIQUE AQUI E ASSISTA MATÉRIA RJTV com Edgar dos Santos

Quando o Brasil Foi Descoberto
E o Processo de Criação

Nova Voz ONLINE - E a tirinha, QUANDO O BRASIL FOI DESCOBERTO? O que pode nos contar sobre ela?
Edgar dos Santos – Sempre achei a história do Brasil riquíssima. Das ilustrações que via nos livros, quando criança, imaginava uma bela história vivida na época. Coisa de criança é lógico. Sei que naquela época de fogo e ferro, não era nada animador e nem tão pouco civilizado. Mas tinha o desejo de criar uma história desse período. Os personagens eram riquíssimos de representar. O fato do Brasil, nos últimos tempos, estar meio que em “polvorosa”, abre um gancho para sátira. E assim, “Quando o Brasil foi descoberto”, teve publicações no jornal O GLOBO no ano de 2015.
Nova Voz ONLINE – Você faz as ilustrações e o texto? Como é seu processo de trabalho?
Edgar dos Santos – Num grande estúdio, seja de produção de HQs. ou de filmes de animações, tem-se profissionais específicos para todas essas etapas. Roteiristas, desenhistas, arte-finalistas, letristas...  No caso de animação, tem-se a pessoa que faz o storyboard, o animador, o dublador e por aí vai. No desenho animado funciona assim: Primeiro faz-se o roteiro. Do roteiro faz-se o storyboard, que são quadros como se fosse uma história em quadrinho com sequências das cenas que irão para as telas da TV.
Nova Voz ONLINE – Pode explicar melhor?
Edgar dos Santos – Em cima das cenas do storyboard, gravam-se as vozes que irão compor os personagens. Com esse áudio de voz, os desenhistas fazem a animação quadro a quadro, com o lip sync, que é a sincronização labial com a voz. Para cada som de letra, existe um tipo de boca específica para desenhar. Parecendo que a voz está saindo da boca daquele determinado personagem.

Nova Voz ONLINE – Como é organizado esse processo?
Edgar dos Santos - O desenhista animador recebe do diretor de arte, uma planilha com chaves de animação de como serão os movimentos. Aceleração, desaceleração... É algo bem complexo que não dá para explicar assim. Então, cada etapa tem o profissional desenvolvedor. Mas, brasileiros, com todas as dificuldades de recursos, temos que fazer todas as partes, superando todos os obstáculos.

Nova Voz ONLINE – Isto torna mais complexo?
Edgar dos Santos – Isso, de certa maneira, nos coloca numa posição privilegiada. Nos torna bons em todas as etapas. Em estúdios de animações, por exemplo, no Canadá, contratam-se por temporadas de produção de filmes. Acabando um projeto, outro estúdio contrata para outra produção. E se o cara souber mais de uma função, ele preencherá outra vaga em aberto, não ficando preso a uma função específica, não ficando parado a espera de vaga para aquela determinada função.

O Impacto da Revolução Tecnológica
e as Novas Mídias

Nova Voz ONLINE – No seu caso, como funciona?
Edgar dos Santos – Na minha pequena produção eu tenho que fazer tudo. Roteiro, desenho, cor, letra, tudo! No momento estou envolvido numa HQ. Corporativa. Fui contratado por uma empresa do ramo de construção, de Minas Gerais, para desenvolver uma revista de histórias em quadrinhos, para ter uma melhor comunicação com seus clientes, funcionários e fornecedores. A revista está numa gráfica e editora em São Paulo para a produção dos exemplares.

O artista e empresário Edgar dos Santos com os filhos Pâmela e Richard
Nova Voz ONLINE – O Mundo Virtual, com tudo ONLINE, e o papel perdendo espaço para a comunicação eletrônica, impactaram de que forma o seu trabalho?
Edgar dos Santos – Essa é uma ótima pergunta! Não podemos ficar para trás nos avanços tecnológicos. Esse fato é impressionante, várias livrarias no mundo inteiro estão sendo fechadas. Meu objetivo sempre foi chegar à produção de desenhos animados. Isto é: vídeos. Mas impactou da melhor maneira possível. Hoje o mundo todo está conectado. A vida das pessoas está na palma de suas mãos, seja num smartfone, tablet ou qualquer outra forma que ele se conecte. Se antes, lá trás, quando eu publicava no jornal impresso, o alcance dessa publicação ficava limitado a certo número de pessoas e região, hoje a propagação é infinita. Já vimos casos de muitas pessoas terem sido descobertas, com seus trabalhos sendo compartilhados de maneira estrondosa (virou viral).

ANIMAÇÃO produzida por Edgar dos Santos

Nova Voz ONLINE – E o futuro?
Edgar dos Santos – O futuro do entretenimento é promissor. Antes precisávamos das grandes empresas de comunicações, dos grandes conglomerados para publicar trabalhos, ideias e alcançar um grande público. Isso mudou. Seja na música ou qualquer outro tipo de conteúdo de entretenimento. Isso acaba com a história do atravessador. O público não aceita mais que as grandes empresas de comunicações, empurrem determinado conteúdo que não queiram. E essas empresas estão mudando seus conceitos. Hoje existe a pessoa que produz o seu conteúdo, entregando diretamente para o seu consumidor final.

Nova Voz ONLINE – Como imagina isso vai se desenrolar?
Edgar dos Santos – No futuro não vai existir produto e sim serviço. O velho conceito de TV já está mudando. A prova disso são as plataformas de Streaming que já estão aí, a Netflix é uma delas. E ainda irão surgir muito mais modelos diferentes a tudo que estamos acostumados a ver. O público será multiplataforma. Ou seja, o indivíduo estará conversando com você no smartfone, ao mesmo tempo em que vê um vídeo no Facebook e posta sua foto no Instagram. O futuro já chegou. Quem produz conteúdo, terá que estar em todas as plataformas.
Os irmãos Yuri e Pâmela, filhos de Edgar dos Santos
Nova Voz ONLINE – Isto vai ter valor comercial?
Edgar dos Santos – Se você produz algo que as pessoas gostam, empresas te pagarão bem para terem suas marcas atreladas a você. As empresas que não aceitarem essas mudanças serão aniquiladas, extintas! Mesmo as gigantes da comunicação pelo mundo e a comunicação local que manter-se no tradicional.

Necessidade dos Colégios Tornar-se Ambientes para o Desenvolvimento dos Talentos

Nova Voz ONLINE – Acha que os colégios deveriam estimular a criatividade dos alunos, dando-lhes ferramentas para desenvolver talentos, como o seu?
Edgar dos Santos – CERTAMENTE SIM! Em muitos países desenvolvidos isso é realidade. Mas, para isso acontecer, precisamos de uma mudança profunda, na cultura, na forma de pensar e tudo mais. O estímulo pela leitura tem que ser preservado, mesmo com a evolução tecnológica. Quando se lê, seja um livro físico ou virtual, se evolui, muda-se o modo de pensar e agir. Aguça o imaginário e tudo se transforma.

Nova Voz ONLINE - Alguém da família tem talento também para o desenho?
Edgar dos Santos – Para o desenho só eu mesmo. Meu irmão, José Geraldo dos Santos, que gosta de música. Já fez vários shows. Ele cantou com a Tatila Kraw, do The Voice Brasil! Quem quiser ver, tem vários vídeos com os dois cantando no YOUTUBE!


Nova Voz ONLINE - As tirinhas tem uma comunicação muito própria. Ao mesmo tempo é engraçado, e quase sempre traz uma crítica, seja sobre uma questão social, política e etc. E tudo MUITO RÁPIDO. Que talento termina exigindo dos autores das tirinhas?
Edgar dos Santos - Muita criatividade! Não é nada fácil. Você tem que passar em três ou quatro quadros a mensagem. Seja ela uma piada, algo que emocione...  As expressões dos personagens, movimentos, tem que ser condizentes. Se essas combinações não andarem juntas, a tira não surte o efeito desejado.
Crianção de Edgar pra um cliente do ramo de Fast Food
Nova Voz ONLINE - Depois de tanto tempo, de tantas tirinhas, que reflexão deixaria aos nossos leitores?
Edgar dos Santos - Eu buscava espaço para meus trabalhos, meus personagens. Ficava um pouco aflito pelo não êxito. Um dia, Rodrigo Fonseca, renomado crítico de cinema, Editor do Segundo Caderno de O GLOBO, naquela época, após elogiar minhas tiras, me escreveu: “se você fizer a diferença, se você for bom naquilo que faz, mais cedo ou mais tarde você irá conquistar seu espaço”. Nunca me esqueci das palavras dele.

Nova Voz ONLINE – Que incentivo!
Edgar dos Santos – Eu diria o mesmo aos leitores: nunca dê ouvidos a outras pessoas que são pessimistas. Acredite que você é capaz. Muitas dificuldades virão. Ouvir muitos NÃOS faz parte da trajetória. Sempre terá um para puxar seu tapete. Mas confie no seu taco. Tenha muita força, dedicação e perseverança. Trabalhe duro, focado nos seus objetivos, que um dia tem que dar certo.

Nova Voz ONLINE – Foi o que aconteceu com você.
Edgar dos Santos – É o resumo da minha historia de vida. Concluindo gostaria de deixar uma mensagem do grande piloto de F1 Ayrton Senna, ao qual trago sempre comigo: “seja quem você for, seja qualquer posição que você tenha na vida, do nível altíssimo ao mais baixo, tenha sempre como meta muita força, muita determinação, e sempre faça tudo com muito amor e com muita fé em Deus. Que um dia você chega lá, de alguma maneira você chega lá”.

Clique AQUI e veja a LINDÍSSIMA HOMENAGEM de Edgar dos Santos no último dia dos PAIS
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Carlinhos Barrias - Bar dos Amigos

 


PARCEIRO


Studio Fênix - Visite


Itaocara Seguros

Core Contabilidade



Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

Referências

Unordered List

Support