-->

terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Marino e Vera falam da família, dos 30 anos de casamento e do desejo de estar sempre juntos

O casal formado pelos empresários Marino e Vera, contando desde o início do namoro até hoje, estão juntos há 37 anos, sendo que casados faz 29, completados em Julho. Abaixo nos dizem quão importante é ter paciência e tolerância, para construir um amor duradouro.
Marino e Vera: casais sábios constroem juntos uma vida feliz
Nova Voz On Line – Como foi que vocês se conheceram?
Vera - Marino trabalhava próximo à rua em que eu morava. Já sabia de seu interesse. Mas o primeiro encontro aconteceu em um dos ensaios de carnaval da Escola de Samba Verde e Rosa. No ano de 1981, eu estava me preparando para sair na Comissão de Frente da Escola.
Marino – Como a Vera disse, eu já estava de olho. Sabia que gostava dela, mas faltava um jeito de me aproximar.

Nova Voz On Line – Então como surgiu o primeiro encontro?
Vera – Eu era muito tímida. Tinha só quinze anos. Uma amiga comum veio de Niterói, passar o carnaval por aqui, e deu aquele “empurrãozinho” valioso (risos), nos apresentando.
Marino – E lá se vão 38 anos, desde que começamos a namorar. Sem dúvidas, foi à melhor coisa que já me aconteceu. De nós dois, vieram os três filhos, nossos grandes tesouros. E toda uma história juntos.

Nova Voz On Line – Vocês namoraram bastante tempo, antes de se casarem. Um namoro longo torna mais provável que o casamento dê certo?
Vera - Namoramos durante oito anos, primeiro porque éramos muito novos, e precisávamos amadurecer, tendo também em perspectiva nossas carreiras profissionais. Almejávamos uma estabilidade financeira.
Marino - Quanto ao tempo de namoro, acredito que contribui para que o casal se conheça melhor. Mas para que o relacionamento seja duradouro, fundamental é compartilhar objetivos, estilos de vida e interesses comuns. Ou seja, é preciso que haja respeito, amor e cumplicidade. Sem esses elementos, se torna impossível uma boa convivência.

Nova Voz On Line - A vida em comum de vocês é rica de experiências. Há os filhos, a empresa Ki Madeira; a Vera tem a carreira profissional no magistério, que nunca abandonou. Enfrentar juntos, tantos desafios, une mais o casal?
Vera - Como o Marino disse, os filhos são nosso maior tesouro. Por eles lutamos com determinação. São bênçãos de Deus. Nossas conquistas são fruto de trabalho e dedicação, buscando poder dar conforto e segurança, não só a nossa família. Mas a de todos que estiveram e estão conosco, trabalhando.
Marino – Os desafios que a vida impõe são superados com o apoio de um ao outro. Isto nos une e aproxima. Conversamos bastante, sobre o que fazer no dia a dia, seja na família, na empresa e em qualquer assunto.

Nova Voz On Line – No que os filhos transformam o amor do casal?
Vera - O nascimento de um filho é um acontecimento de grande impacto no relacionamento. Há o aumento de conflitos, insegurança, ou seja, é a prova de fogo para o casamento, pois é uma responsabilidade muito grande a tarefa de educar. É necessário que seja uma opção consciente e responsável, porque a educação dos filhos não é tarefa fácil.
Marino – Os filhos nos perpetuam. Com a chegada deles, passamos a valorizar mais nossos pais. Talvez seja possível dizer que o casamento de verdade, só comece com o nascimento deles. Meus filhos são adultos, pessoas ótimas, em quem confio e amo. Mas ainda sinto o dever de protegê-los, da mesma forma quando os segurei pela primeira vez, em meus braços.

Nova Voz On Line - Muitas relações hoje em dia têm ritmo frenético. Entre o primeiro dia de namoro e o divórcio, o espaço de tempo chega a meros um ano. Por que acreditam que isto acontece?
Vera - No dia 29 de julho completaremos 30 anos casados. Realmente hoje essa complexa relação é vista de maneira bem diferente. Fomos educados valorizando o casamento. Atualmente, alguns casais, não exercitam a tolerância e a paciência, e ao primeiro sinal de crise, se separam. É uma pena, porque existe uma qualidade, uma sensação, enfim, um amor, que só consegue alcançar, quem continua junto pela vida, como eu e o Marino.
Marino – A meu ver é preciso exercitar a tolerância, pois em toda união existe divergência, que só com amor, maturidade e boa vontade, são superadas. É preciso aprender a conquistar a parceira com tolerância, se não o casamento fica vulnerável e desmorona.

Nova Voz On Line - Notamos que estão sempre juntos, nos eventos sociais. Ser um casal é desenvolver o gosto de estar, um ao lado do outro, nas horas cruciais, seja de superação, seja de lazer e divertimento?
Vera - Realmente é um hábito que cultivamos, desde o início do nosso casamento, que só aumenta nossa cumplicidade e a segurança que temos um no outro.
Marino – Concordo! Quando dizem que ser um casal é gostar de estar sempre juntos, em todas as situações é fazer como fazemos, buscando estar próximos na família, nos eventos sociais e até no trabalho (risos). Saber que ela está ali, perto de mim, me deixa tranquilo e feliz.

Nova Voz On Line – Namorados, noivos, marido e mulher, sempre dividindo os mais importantes momentos da vida. Neste dia dos namorados, o que gostariam de dizer um ao outro, deixando de exemplo aos leitores e leitoras, que sonham encontrar um parceiro / parceira, para vida toda?
Vera – Procuramos aplicar em nossas vidas, a máxima de Lilian Tonet, que diz: “as pessoas entram em nossas vidas por acaso, mas não é por acaso que elas permanecem”. Que saibamos despertar em nosso companheiro, o prazer e a alegria de nossa companhia. Vale à pena acreditar no amor e lutar por ele. Eu descobri isto com você, Marino, meu marido e meu amor.
Marino - Eu agradeço a Deus por ter colocado uma pessoa como você Vera, na minha vida. Por compartilhar as maiores alegrias e dividir as tristezas. Por me ajudar a superar as dificuldades. Por caminhar ao meu lado. E por tudo isto, você é o grande amor da minha vida. Minha eterna namorada. Feliz Dia dos Namorados.
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Carlinhos Barrias - Bar dos Amigos

 


PARCEIRO


Studio Fênix - Visite


Itaocara Seguros

Core Contabilidade



Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

Referências

Unordered List

Support