-->

domingo, 23 de dezembro de 2018

O Adeus ao grande José Maria Fernandes

José Maria Fernandes
Hoje é um dia triste para história de Itaocara. Mas é também o encerramento da difícil jornada, do meu querido amigo, José Maria Fernandes. Em 2002, ele teve um sério problema de saúde. Graças ao carinho dos filhos maravilhosos e exemplares, Cássio e Bethânia, se manteve até o dia de ontem, entre nós.

No velório, realizado na Loja Maçônica Lauro Sodré IV, o ex-presidente da Câmara de Itaocara, Dr. Giovani Mercante Richard, destacou a importância do José Maria para o Município:
- Meu coração está com profundo pesar. Lá atrás, no ano de 1988, quando fui candidato a Vereador e conquistei meu primeiro mandato, fundamental foi o apoio, do José Maria Fernandes. Ele pediu a todos os amigos, que confiasse o voto em mim. Elegi-me, e continuamos nossa trajetória juntos, vivendo diversas histórias, todas em prol da nossa amada Itaocara.

Outra pessoa muito comovida durante o velório foi o comerciante, Pedro Peçanha, fundador das Lojas Peçanha, e um dos grandes amigos de José Maria Fernandes. Em entrevista publicada na Nova Voz On Line, nos disse:
- Ele é o maior amigo que eu tenho. Um homem integro, companheiro dos bons e maus momentos. Cansei de vê-lo deixar suas coisas, para ir ao Rio de Janeiro, tratar do problema dos outros. Às vezes penso como perdemos por ele nunca ter sido Prefeito. Para mim, é o político numero um da historia de Itaocara.


No ano de 1997, Eu (Thompson) e José Maria, representamos Itaocara, na Bolsa de Valores do RJ, durante o Leilão que decidiu o Consórcio Vencedor, que se responsabilizaria pela Construção da UHE Itaocara
O genro de Pedro, o Presidente da CDL Itaocara, Hélio Sales, destacou o papel de José Maria para o Município.
- Todo o grupo Peçanha está de luto. José Maria Fernandes foi o contador das nossas Lojas, desde o início. Até hoje, é a Core Contabilidade, atualmente dirigida pela Bethânia Fernandes, filha do José Maria, e o Fabiano, quem cuida das nossas contas. Por isso, não poderia deixar de vir e dar meu abraço de solidariedade, em nome de todos os Lojistas do município.

Outra pessoa muito emocionada foi à Vereadora Leane Eccard Lessa. No discurso que fez de despedida, lembrou-se da amizade entre José Maria e seu pai, José Romar Lessa.
- Muitas são as memórias de minha vida, com o José Maria. Ele e meu pai juntos, primeiro no escritório, depois na Prefeitura. A música de campanha, “lá, lá, lá, José Maria e José Romar”, foi cantada pelos munícipes, e levou os dois a governarem o município, num dos períodos de maiores transformações da história de Itaocara. Ao me despedir, eu diria: muito obrigado José Maria, por tudo de bom que fez, pela nossa cidade.

O também Vereador, Jaderson Aleixo, presente no evento, lamentou o falecimento, e disse que o Legislativo vai prestar uma homenagem, em agradecimento a tudo o que ele fez.
- Não tive a felicidade de conviver com o José Maria. Mas só vi pessoas falar bem dele, destacando o quanto amava Itaocara, e o quanto zelava pelos amigos e companheiros políticos. Precisamos resgatar esse sentimento de família. Somos uma pequena cidade, e o exemplo que José Maria nos deixa é que cuidemos uns dos outros. Coração cheio de fraternidade.

Waltair Sias Gomes, companheiro de PMDB, e irmão de maçonaria, de José Maria Fernandes, discursou emocionado. Lembrou-se da relação irmãos que possuíam:
- Hoje é um dia inesquecível. Perdi um amigo, que durante muitos e muitos anos, frequentei a sua casa. Em determinado período, comum era o telefone tocar, e o José Maria do outro lado da linha me chamar, para irmos juntos visitar um companheiro em Itaocara, ou para viajarmos para o Rio, buscando encontrar lideranças importantes, pedindo apoio ao município. Foi sem dúvida, a pessoa mais bem relacionada que Itaocara já teve, nos meios da alta política. E, ao mesmo tempo, o que mais zelou pelos companheiros do nosso antigo PMDB.

Em nome da família, Bethânia Fernandes, agradeceu ao carinho de todos os presentes e das pessoas que sempre estiveram com ela, durante esse período.
- Peço a Deus que receba meu Pai. A presença de todos aqui hoje, e suas palavras de conforto, alegram meu coração. As palavras ditas ficarão guardadas eternamente em minha memória. Meu irmão, Cássio, não está no Brasil. Por isso, em meu nome, e no nome dele, agradeço ao carinho de quem veio trazer o abraço.

Share:

2 comentários:

  1. Mesmo à distância, nosso coração atravessa o oceano para estar presente na despedida de José Maria. Mesmo com pouco tempo de convivência, aprendi a admira-lo pelos exemplos transmitidos aos filhos, de coragem e solidariedade.

    ResponderExcluir
  2. Thompson, agradeço muito sua homenagem a meu pai. Vocês foram grandes amigos. Ele gostava muito de você.
    Que vontade de estar aí nesse momento de dor, para dar o último beijo nele e um forte abraço em todos os seus amigos!
    Devo tudo a meu pai, mas a coisa mais importante de tudo o que aprendi com ele foi o sentimento profundo de amizade. A amizade é o que dava sentido à sua vida, é o que o movia. Meu pai cultivava um carinho incondicional por seus amigos.
    Lamento muito não poder estar aí para abraçar os amigos de meu pai, para abraçar você, Thompson, e agradecer pessoalmente pela bela homenagem a ele.
    Forte abraço, Cássio.

    ResponderExcluir

Carlinhos Barrias - Bar dos Amigos

 


PARCEIRO


Studio Fênix - Visite


Itaocara Seguros

Core Contabilidade



Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

Referências

Unordered List

Support