José Eduardo Araújo, Professor do UICMA |
O Maternal Chapeuzinho Vermelho – UICMA há
39 anos trabalhando pela educação de nossos alunos, não deixa o tempo arrefecer
a busca pelo que há de mais dinâmico e inovador no campo educacional.
Navegar por espaços desconhecidos, aprender
por meio dos próprios erros, construir de forma crítica o próprio caminho de
vida ― tudo isso permeado pela tecnologia. Com essa essência, a era digital
trouxe um novo olhar para o ensino ao desenvolver a educação tecnológica, a
qual proporciona aos alunos o convívio permanente com ferramentas e recursos
digitais, atividades analógicas e as chamadas metodologias ativas de
aprendizagem, em parceria com o Sistema Positivo e com a Escoa da Inteligência.
Educar usado as ferramentas que as crianças entendem
Inteligência artificial, machine learning,
internet das coisas, big data, indústria 4.0. Todos esses termos ainda são
novos para muitas escolas, mas estão presentes em nosso cotidiano mais do que
imaginamos.
Ao observarmos a atual geração
de crianças e adolescentes, vemos indivíduos com um pensamento muito
veloz, cérebros hiperconectados e extrema familiaridade com dispositivos
digitais. A informação está ao alcance de suas mãos. Em poucos toques, eles
conseguem aprender de forma autônoma e resolvem rapidamente problemas que,
antes, dependiam de uma grande movimentação pessoal e da escola.
Com isso, a escola do século XXI não pode
mais ser um espaço onde o aluno simplesmente recebe e replica informações,
sendo avaliado de forma meramente linear, massificada e classificatória. Para
além de acompanhar as transformações da sociedade, as instituições de ensino
precisam liderar essa mudança de paradigma, incentivando definitivamente seus
alunos no desenvolvimento da capacidade autodidata.
Aprendizado lúdico usando tecnologia amplia o interesse dos alunos |
O aluno precisa ser levado a pesquisar,
conectar, discutir, colaborar, criar, testar e colaborar, fazendo um uso cada
vez mais natural dos recursos tecnológicos à mão. As soluções para o mundo
virão de trabalhos colaborativos e essas serão as habilidades exigidas e
valorizadas pelo mercado de
trabalho. Nesse sentido, as escolas precisam planificar a educação a
fim de se adequar às demandas atuais para a formação de indivíduos capazes de
trabalhar em grupo para agir mais prontamente na sociedade.
Ao contrário do que temos observado, a
tecnologia deixa de ser apenas uma ferramenta à disposição do professor em sala
de aula e se torna um mecanismo indispensável plenamente incorporado às
práticas educacionais com condição para o processo de ensino-aprendizagem.
Conheça agora mesmo as propostas do
Maternal Chapeuzinho Vermelho - UICMA e veja como beneficiar a educação de seu
filho.
Entre em contato conosco: Avenida Waldevino Nilo de Faria, Nº 49. Bairro Caxias, Itaocara - RJ. Telefone (22) 3861-3482
0 comentários:
Postar um comentário