-->

terça-feira, 30 de abril de 2019

Educar é Tarefa dos Pais e das Mães (não da Escola) – Texto Rosiani de Souza Pinheiro, Mãe do Lincoln


Ser Mãe é um grande desafio. Ter aquele bebezinho nos braços e saber que aquela vida dependente de você. Mas a rotina da mulher é feita de desafios, preocupações e incertezas. Desde a descoberta da gestação, logo vem à preocupação sobre como tudo vai acontecer. As dúvidas sobre se o bebê nascerá com saúde. Surgem a ansiedade e as orações para tudo dar certo no parto.
A Mamãe Rosiani com seu filhão Lincoln
Por mais autoconfiante que a mulher seja, haverá incertezas e medos. Diria que um destes temores está justamente se vamos dar conta de educar nossos filhos numa época com tanta tecnologia e informações. Apesar de ser uma mulher jovem, o mundo que meu filho está crescendo é bem diferente do que cresci. Isto significa que preciso desenvolver uma linguagem, que consiga atingir toda essa nova realidade.

Lógico que isso gera o medo de errar. E tudo dentro dos desafios diário das mulheres que como eu, são profissionais e trabalham fora. Acredito que todas tenham aflição por não estarem presentes em vários momentos, conforme gostaríamos. Precisamos ser sábias. Se não podemos ter quantidade, então busquemos qualidade, conforme faço com meu filho. Diariamente, não importa quão cansada esteja, conversamos sobre a escola, busco ajudar nas lições e conversar sobre outras coisas que ele quer.

E assim sigo, com várias etapas, experiências, momentos repletos de emoções a cada fase vivenciada. Por vezes me pergunto: “como irei agir nessa nova idade? Nessa nova questão que me filho me trouxe?”. Faz parte de ser Mãe: educar promovendo o crescimento e o amadurecimento em todas as dimensões, material, intelectual, moral e religiosa.

Por sinal, quero deixar bem claro, que acredito que este tipo de educação não é aprendido na escola. A escola ensina conteúdos didáticos do colégio, mas é em casa que os filhos aprendem os bons valores, que vão torna-los grandes seres humanos. Pais e Mães tem o dever de ensinar o caminho para nossos filhos serem felizes.

Converso com meu filho sobre a importância de persistir, de ter bom caráter, de respeitar as pessoas e ser verdadeiro sempre. A ter humildade. Outra coisa fundamental é que esteja pronto para os desafios que vai ter que enfrentar sozinho. Quando no máximo poderei estar ao seu lado, mas nunca fazer por ele.

Quando o Thompson me pediu para escrever um artigo sobre o Dia das Mães, tive certa dúvida. Mas estou feliz por ter colaborado e espero que quem ler, encontre em minhas palavras alguma ajuda. Que possamos ensinar aos nossos filhos a serem honestos, não passar por cima dos outros e a serem felizes. Está não é tarefa da escola. É nossa, dos papais e das mamães.

Beijo e Feliz Dia das Mães!!!

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Carlinhos Barrias - Bar dos Amigos

 


PARCEIRO


Studio Fênix - Visite


Itaocara Seguros

Core Contabilidade



Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

Referências

Unordered List

Support