Primeiro de outubro é momento de iniciar os textos que homenageiam a maravilhosa cidade de Itaocara, que vai celebrar 135 anos no próximo dia 28. Começamos nosso bate-papo com um cidadão apaixonado por esta terra, Bené Rodrigues, conhecido por nós como BENÉ BEBIDAS, graças ao principal depósito de bebidas que o município já teve.
A primeira pergunta que fizemos ao Bené, foi o que gostaria de dar de presente a Itaocara? Ele respondeu:
- O meu presente para ITAOCARA seria bastante complexo. Vamos lá. Eu daria uma fazenda modelo, pra atender os filhos de família do município com renda de zero a três salários mínimos.
- Essa fazenda seria autossuficiente em produção de alimentos, atendendo a todos e ensinando o valor do trabalho para os alunos. Mostrando, na prática, como produzir alimentos.
- A criança iniciaria na creche com dois anos e iria até os seis. Neste período seriam plenamente alfabetizadas. Saberiam bem mais do que ler e escrever. Aprenderiam a reconhecer o mundo e suas potencialidades.
- Depois seriam encaminhadas para escolas de 1º grau (Ensino Fundamental) e Escola 2º Grau (Ensino Médio). Teriam acesso a diversos cursos profissionalizantes. Concluiriam a formação escolar com conhecimento para exercer uma profissão.
- Gostaria ainda de presentear Itaocara com pelo menos cinco cursos superiores: Agronomia, Direito, Informática, Enfermagem e Administração. Boa parte dos filhos dessa terra abençoada por Deus não precisaria ir para fora, para fazer o 3º Grau.
- Outro presente lindo para Itaocara seria a criação de um Centro Esportivo para os itaocarenses praticarem futebol, atletismo, natação, entre outros.
- Com vinte, vinte um anos, o Itaocarense seria um cidadão brasileiro educado, saudável pela prática dos esportes e capaz de compreender o valor da natureza, do trabalho, das relações humanas.
- O que mais me encanta em ITAOCARA é a nossa geografia, o nosso Rio Paraíba do Sul, o nosso clima, apesar de ser quente, é muito agradável. Eu não podia deixar de falar também no nosso povo, sou apaixonado por essa terra e o nosso povo.
- Nossa culinária é tudo de bom. Nosso carnaval sempre foi o melhor do noroeste do RJ. Quem tem a oportunidade de conhecer ITAOCARA, nunca mais esquece.
BENÉ FALA DAS LEMBRANÇAS QUE GUARDA NA MEMÓRIA DA NOSSA ITAOCARA QUERIDA
- A minhas lembranças são muitas e as melhores possíveis. Sinto saudade da buzina das nossas usinas de cachaças a todo vapor. Saudades do nosso Engenho Central Laranjeiras, modelo de lugar para ser viver, graças à força daquele povo, do Dr. Péricles e do Dr. Álvaro, que juntos fizeram do Engenho Central praticamente uma cidade cheia de autonomia. Se algum jovem estiver lendo essa resposta, no Engenho Central tinha tudo, até a moeda era própria.
- Saudades dos bailes no Nacional e no União. Tão fabulosos que encantaram os itaocarenses, pelos carnavais e pelas formaturas, bailes maravilhosos etc.
- Saudades do Futebol de Itaocara, com times muito fortes, com craques na Sede, nos Distritos e na Zona Rural. E a cereja do bolo era a histórica rivalidade entre o Nacional e o União. Sou grato a Deus por ter vivido dias contagiantes, que faziam Itaocara virar uma festa, na disputa entre nacionalistas e unionistas.
- Saudades do nosso Pinguelão. Como esquecer aqueles tempos repletos de paqueras naquela pinguela, que balançava e fazia o Sr. Sebastião e família se desdobrarem para atender bem a todos.
- Nossa quadra de areia na beira-rio, quantas canelas raladas saiam de lá, era encontro certo de nossa rapaziada à tarde, todo dia o coro comia.
- Nosso piscinão, lá onde é o palco de eventos hoje, não tem como esquecer. Quem viveu viu, quem não viveu aqueles dias, não verá jamais.
- Itaocara sempre foi encantadora. Justamente por isso, escolhi criar a minha família aqui. Tocar meus negócios aqui. Porém, como muitos outros pais, sofro com saudades dos filhos. Deus tem permitido ter minha filha, a Advogada, Dra. Andréia, por perto. Mesmo com a base do seu trabalho na cidade do Rio, pode morar aqui. Mas o meu filho, Alexandre, ainda está longe.
- Precisamos atrair empresas para melhorar o mercado de trabalho. É só o que nos falta.
- Eu vejo esforço político para melhorar, porém, sabemos que gerar emprego não é fácil. Sou um otimista nato e tenho certeza de que estamos no caminho certo. Vamos conseguir!!!
Palavras de Agradecimento e Felicitações para a Aldeia da Pedra Querida, que aniversaria no próximo dia 28 de outubro:
- Deixo aqui os meus parabéns à ITAOCARA, pelos seus 135 anos de emancipação política e administrativa.
- Agradeço de coração a esse veículo de comunicação pelo espaço concedido e manifesto gratidão a essa terra e a esse povo que tanto amo.
.