-->

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Laurinda Ferreira Lança Canal no YouTube e fala da emocionante visita ao Memorial World Trade Center

A nova YouTuber, a professora Laurinda Ferreira
 A Itaocarense, Laurinda Ferreira, fundadora do Curso de Inglês Forever, que vive agora na cidade de Clayton, no Estado da Califórnia, nos Estados Unidos, acaba de relançar seu canal no YouTube, onde pretende dividir suas experiências com os assinantes. Ela relata ainda os elogios feitos por Mahad Shakib, a Itaocara, após conhecer o município no ano passado.

Nova Voz On Line – Como surgiu a ideia do canal no YouTube?
Laurinda Ferreira - Na verdade, eu já tinha o canal, porém, não estava gerando conteúdos por falta de tempo. Como o curso e as minhas vivências de viagens no exterior têm sido muito significativas, decidi reativá-lo, para compartilhar com o público e inspirar as pessoas em vários aspectos: aprendizagem da língua inglesa, viagem ao exterior, e tudo sobre o que um grande salto, para além da zona de conforto, pode proporcionar como crescimento humano em si.

Nova Voz On Line - O canal será uma extensão do curso Forever ou pretende abordar assuntos como hábitos culturais, dar dicas sobre turismo, trazer novidades que surgirem nos EUA?
Laurinda Ferreira - Excelente pergunta. O canal terá um foco: ensinar conteúdos do curso Forever, sempre se baseando em experiências práticas, como nos livros, e complementando-o com dicas sobre turismo e planejamento de viagens em geral. Falarei também de hábitos culturais, tendências tecnológicas, mas sempre com o inglês em foco. Será eu, virtualmente, alcançando pessoas no Brasil e no Mundo, de forma muito cultural e “knowledgeable”. (bem informado sobre determinado assunto).

Nova Voz On Line – No vídeo que fala da sua viagem entre São Francisco e Nova Iorque, você afirma que viajar é uma ótima maneira de sair da zona de conforto e descobrir novas coisas em relação ao Mundo. Pode explicar melhor sobre essa afirmação?
Laurinda Ferreira - Esta pergunta é muito importante, pois o que eu posso resumir é o seguinte: viajar, digo, viajar em especial para outro país, te transforma como ser humano. Faz quase 10 anos que levantei o primeiro voo da minha vida para os Estados Unidos, e eu não tinha consciência de que aquela decisão mudaria para sempre (FOREVER) a minha realidade, e a de muitas outras pessoas ligadas a mim e ao meu empreendimento em si.

Nova Voz On Line – Como assim?
Laurinda Ferreira - Aprendi tantas coisas. Desde conviver em culturas e hábitos diferentes dos meus, a ser mais tolerante com as diferenças e a ser mais forte, pelo fato de ter que suportar tantas lágrimas de saudades da família, principalmente da minha mãe. Viver no exterior me transformou em uma pessoa ainda mais humilde e com os pés no chão “down to Earth”. Eu já era uma pessoa muito simples, diante da vida em si, mas o mundo gigantesco que se abriu para mim me fez compreender que eu tinha uma missão muito além de um crescimento pessoal. Eu iria um dia, alterar a vida de muitas pessoas – para melhor, pois criei um curso que abre portas para meus alunos também viajarem e conhecerem o que há além de Itaocara, além do Brasil, além de aprender a língua inglesa. E com isso, essas pessoas modificam os seus pensamentos e suas vidas, se transformam para melhor, visto que se abrem a um horizonte maior.

Nova Voz On Line – Outra coisa, é que destaca a importância do planejamento, na viagem. Mesmo pormenores, como pegar o Airtrain no JFK, até o acesso ao Metro, e depois à Ilha de Manhattan. Quem viaja, deve ter um bom planejamento? Por quê?
Laurinda Ferreira - Sim, isso é importantíssimo. Quando eu decidi ir a New York, a maior cidade dos Estados Unidos, em termos populacionais, com aproximadamente oito milhões de pessoas, isso demandou planejamento, pois nunca se sabe o que te espera em uma grande metrópole. Fazendo tudo com organização, reduzem-se as chances de alguma coisa sair errado, afinal, viajar é um desafio e se você não tomar certos cuidados, pode até ser perigoso, como por exemplo, perder um passaporte, se envolver com pessoas oportunistas e etc.

Nova Voz On Line – É como se impor um desafio, para ter um crescimento?
Laurinda Ferreira – Justamente. Este seria o maior desafio da minha vida, em termos de viagem dentro dos EUA. E eu planejei, para aprender o caminho e, futuramente, trazer alunos do curso à Big Apple. Agora posso dizer que de São Francisco a New York é “o caminho da minha roça” (risos). Eu tive que estudar, principalmente sobre o metrô, que é o maior do mundo. E estudei tudo em detalhes, desde o Aeroporto Internacional John Kennedy (JFK), pegando o famoso “Air Train”, um trem interno, que te transporta entre os oito terminais do Aeroporto, até a estação do Metrô convencional de New York, que te leva para todos os pontos da cidade, como Manhattan, onde ficava o meu hotel.

Nova Voz On Line – E você foi bem detalhista.
Laurinda Ferreira - Montei tudo, estudei e embarquei na aventura. Deu tudo certo! Foi primordial ter planejado em detalhes, pois isso minimizou custos e tempo. Em relação a transporte, por exemplo, táxis são mais caros, em média 20, 30 dólares a corrida. Eu pagava 2,75 cada corrida de metrô, comprando o “MetroCard” e atribuí créditos a este cartão do metrô, de acordo com o tempo que fiquei. Locomovi-me pela cidade sem problemas, e foi um aprendizado e tanto andar naquele metrô gigantesco do famoso filme “Ghost”. (Risos).

Nova Voz On Line – No canal do YouTube, você pretende falar também sobre sua história? Sobre o aprendizado adquirido nos últimos dez anos, através das suas viagens aos Estados Unidos?
Laurinda Ferreira - Sem dúvida. Tenho aprendido tanta coisa! Principalmente a língua inglesa em si, pois convivo com nativos e pessoas de nacionalidades diferentes, o que te faz ver o próprio inglês de uma perspectiva diferente. Ensino aos alunos, que não podemos esperar um inglês perfeito, claro e devagar. Quando chegar aqui, o aluno vai se deparar com americanos, indianos, latinos, asiáticos, brasileiros etc. Cada um com um sotaque diferente. Eu me comuniquei em New York, por exemplo, com um taxista egípcio e outro ganês, nas duas vezes que peguei um táxi. Ambos falavam inglês, porém com sotaques muito diferentes. Você tem que estar com os ouvidos preparados. Portanto, no canal, vou contar essas experiências vivendo a língua “in loco” (no local) e histórias de pessoas que vou conhecendo nesta jornada incessante de aprendizagem.
 Momento Especial no Memorial ao 11 de Setembro
A visita ao Memória 11 de Setembro foi o ponto mais emocionante da viagem que a professora Laurinda Ferreira fez a cidade de Nova Iorque
 Nova Voz On Line - Você contou que ficou muito emocionada, ao visitar o Memorial em homenagem aos 11 de Setembro. Pode nos falar dessa emoção? O que sentiu?
Laurinda Ferreira – Nossa ... Foi a sensação mais forte durante o passeio. Quando eu coloquei o Memorial aos 11 de setembro no roteiro, não sabia que isso transformaria a minha viagem. No dia em que fui lá, eu tinha visitado a estátua da liberdade, cuja “ferry” (barca), fica bem perto do World Trade Center. Então, desembarquei do passeio à estátua e fui caminhando para o Memorial, no centro financeiro de New York, usando o Google Maps. Quando cheguei, estava uma tarde muito fria e dourada. As folhas das árvores caindo no chão. Havia muitas pessoas visitando o local. Eu sempre fui uma pessoa sensível para essas coisas que envolvem mortes e tal. Senti um aperto no peito, algo inexplicável. Lembrava-me das pessoas se jogando das torres em chamas. Fiquei refletindo e olhando a piscina sul – exatamente onde era a torre sul. São duas piscinas no Memorial: a sul (onde ficava a torre sul) e a norte (onde ficava a torre norte – por isso, Torre Gêmeas).

Nova Voz On Line – O Memorial parece ser grandioso e com uma forte energia.
Laurinda Ferreira – Sim, uma energia indescritível. As piscinas têm todos os nomes dos que perderam suas vidas, naquele fatídico 11 de setembro. Quase três mil pessoas, no total. E uma cascata que leva a água para dentro de uma espécie de “cova” – no centro da piscina. Esta água vai para dentro sem destino. Não dá para ver para onde ela corre. Representa as lágrimas derramadas por cada pessoa que perdeu um, ou mais entes-queridos nos atentados. O Memorial é aberto ao público.

Nova Voz On Line – Você foi ao Museu também?
Laurinda Ferreira - Saindo dali, fui para o museu 11 de setembro, dentro do próprio Memorial. Neste, a entrada custa US$26,00. Lá dentro, vi artefatos recuperados dos escombros das torres, como colunas de aço (uma delas atingida por um dos aviões); vi documentos dos escritórios, pertences pessoais de vítimas, uma escada que salvou a vida de mais de mil pessoas, e claro, destroços dos aviões. Fiquei chocada e presenciei lágrimas no rosto de uma das narradoras, que nos levara a conhecer esses artefatos. Imaginei que talvez ela também tenha perdido algum ente querido naquela manhã.

Nova Voz On Line – Deve dar uma vontade de manifestar-se.
Laurinda Ferreira – No dia em que fui, a guia nos perguntou, ao final, se queríamos dizer algo. Afirmei que os ataques não só mudaram os Estados Unidos em si, mas o mundo. Hoje, você não embarca em uma aeronave sem antes ser inspecionado dos pés à cabeça, o que reduz a chance de “hijack” (sequestro) de um avião e fazer grandes estragos.
Quero fazer um vídeo exclusivo sobre o World Trade Center. Mas vou concluir com uma mensagem que li no mapa do museu: “Demonstrando as consequências do terrorismo em vidas individuais e seu impacto em comunidades locais, nacionais e internacionais, o Museu atesta o triunfo da dignidade humana sobre a perversidade e reafirma um compromisso inabalável ao valor fundamental da vida humana”.

Nova Voz On Line – A coragem e o amor a Liberdade deu nova vida a esse lugar, não é mesmo?
Laurinda Ferreira - Eles reconstruíram quatro novas Torres. A mais alta de todas é a Torre “Freedom” (Liberdade), que aponta para o céu, com 541 metros de altura. Eu fui ao centésimo segundo andar dela e vi New York em 360º de visão da cidade. Simplesmente uma viagem “unforgettable” (Inesquecível) e que vale muito a pena fazer! Voltei de lá feliz e realizada!
 Itaocara e Clayton
Da esquerda para a direita: Mariana Christo (professora) Junior (aluno) Ermelinda (mãe de Laurinda) Mahal Shakib (personagem) Micaely (sobrinha) Gabriela Barros (professora) Bruna Rocha (aluna e amiga)
 Nova Voz On Line – Muitas saudades de Itaocara? Têm planos de vir nos visitar durante 2019?
Laurinda Ferreira - Muitas saudades e confesso que é muito doloroso ficar longe da família, amigos, principalmente minha mãe. Estou planejando ir em breve, mas sem marcar data, já que estou “settling” (acomodando) a vida aqui. Mas quando voltar, será uma readaptação ao meu velho e amado mundo. E haja coração ao rever aqueles rostinhos que tanto amo! #soon (#breve).

Nova Voz On Line – Gostaria que falasse aos leitores, sobre o que o Mahad Shakib contou dos dias que passou em Itaocara. Ele gostou da cidade?
Laurinda Ferreira – Oh... A maior experiência do curso até hoje! Para ele e para todos nós. Ele me contava tudo em resumos diários, com aquele sorriso enorme no rosto! Shakib me disse o seguinte: “Viajo o mundo inteiro e o tratamento que eu tive em I-TA-O-CA-RA (ele fala devagar o nome da cidade...risos), foi de “sete estrelas”. “Incomparável”. Tanto amou que, se você olhar o perfil dele no Facebook, vai ver que tem a nossa bandeira brasileira. A comida! Nossa! Ele me disse que a comida mais deliciosa que comeu foi em um restaurante em Boa Sorte, levado pela minha amiga Juliani Rohen, gerente da Almek Center.

Nova Voz On Line – Parece que na sua família, ele conquistou outra fã (além de você), não é mesmo?
Laurinda Ferreira – Pois é... Risos... O mais emocionante foi minha mãe, que sempre amou tudo da África. Os animais ferozes, as savanas, as histórias. Então, o universo conspirou e levou o Shakib a Itaocara, para contar sobre a vida dele, enquanto morava na Somália, leste da África. Veja como são as coisas: minha mãe sentava com ele, tomando chá, e minha aluna, e professora do curso, Gabriela Barros, gentilmente traduzia do inglês para o português, para minha mãe. Ele a chamava de “mom” (Mamãe). Fora que os alunos e comunidade interagiram com o personagem em carne e osso, de dentro dos livros. Ele se sentiu honrado com a recepção calorosa de cada pessoa que conheceu e deseja retornar ao que se chama agora de “sua segunda casa”: Itaocara.

Nova Voz On Line – Pode nos contar um pouco sobre Clayton? A cidade onde mora nos EUA.
Laurinda Ferreira - Clayton é um pedacinho do paraíso. Famosa pela qualidade de vida e pela sua linda montanha, Mont Diablo, que agora no inverno, fica cheia de neve em seu pico. Clayton é mesmo pequenina e tranquila. Tudo funciona. Ruas limpíssimas, restaurantes ótimos, trânsito organizado, vizinhos acolhedores. Não temos metrô, mas temos ônibus que conecta Clayton a Concord, cidade com infraestrutura maior e que liga a São Francisco via BART (metrô famoso de São Francisco). Sinto-me muito feliz vivendo aqui.

Nova Voz On Line - Aproveitando que estamos no início do ano, com sua história de vida, o que diria aos leitores, como dica, para construir um Ano Novo, que mereça essa denominação?
Laurinda Ferreira - Foco e disciplina. Se você tem um sonho, é possível transformá-lo em realidade se gerenciar sua vida sempre com um objetivo a ser alcançado. É isso que nos move para frente. Estudar. Somente através do conhecimento, não importa a sua origem, cor, crença, área de atuação humana, é preciso se especializar, ser honesto, trazer a verdade no coração, ser bondoso e fazer diferente. Para tal, é necessário ter coragem suficiente de enfrentar o mundo e os seus próprios medos. É assim que mudamos a nossa realidade e causamos um impacto positivo na comunidade e até mesmo no próprio país. O ex-presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, escreveu: “Efforts and courage are not enough, without purpose and direction”. Traduzindo: “Esforços e coragem não são suficientes, sem propósito e direção”. Obrigada mais uma vez pela oportunidade de estar no Jornal Nova Voz, agora na Edição On Line.


Share:

1 comentários:

Carlinhos Barrias - Bar dos Amigos

 


PARCEIRO


Studio Fênix - Visite


Itaocara Seguros

Core Contabilidade



Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

Referências

Unordered List

Support