-->

segunda-feira, 29 de julho de 2019

BOTA SENTIDO – Texto: Valéria Leão

A escritora e advogada, Valéria Leão, numa foto com seu saudoso Pai, o ex-vereador paduano e ex-prefeito de Aperibé, Ataíde Faria Leite, um dos mais importantes homens da história de toda região Noroeste do Estado do Rio de Janeiro
Toda família têm lá, guardada na intimidade de seus dias, seus códigos.

Meu saudoso pai, quando queria a atenção de alguém para um certo assunto, começava a sua fala dizendo: "bota sentido". Essa era uma das suas expressões favoritas.

Da mesma forma, quando queria nos tranquilizar sobre a natureza de alguma situação, ele dizia: "isso não tem muita ciência não".

A vida tem me mostrado que nas palavras simples de meu pai havia, muito mais do que seu jeitinho interiorano de se expressar, havia, muita sabedoria.

Com a maturidade, venho "botando sentido" em algumas coisas que passavam desapercebidas pelo meu olhar.

Ando botando sentido nas palavras, nas atitudes e nas omissões das pessoas que cruzam meu caminho.

Ando botando sentido no comportamento de uns e outros. Curioso perceber que as ações, por vezes, não estão em consonância com as palavras proferidas. Que as omissões incomodam porque saltam aos olhos de qualquer observador mais atento e chegam de onde menos se espera.

Ando botando sentido no carinho dos afetos garantidos desde o berço e, naqueles que fui desenvolvendo com o passar do tempo. O saldo, felizmente, é positivo.

Ando botando sentido na delicadeza dos novos amigos que estão chegando nesses últimos meses. Graças a eles, renovo a minha crença na humanidade e a minha convicção de que os do bem formam a maioria.

Ando botando sentido em algumas situações que muito me incomodam, mas que, diante da minha impossibilidade de mudá-las, busco aprender alguma lição com elas. E, buscando o aprendizado, amadureço.

De tanto "botar sentido", percebi que algumas coisas realmente não demandam "muita ciência". Melhor mesmo é deixá-las como estão, que a simplicidade de sua natureza as acomodem no espaço e no tempo que elas merecerem.

De tanto botar sentido fico com a certeza de que para ser lembrança na vida de alguém, eu preciso ser presença.

Com as palavras de meu pai, trago comigo na lembrança a segurança do chão de terra batida, o céu estrelado sob a minha cabeça, a cordialidade daqueles com quem compartilhei os primeiros anos dessa jornada e a certeza de que os afetos que nos afetam, esses sim, enriquecem a nossa caminhada.
Share:

1 comentários:

  1. MAIS UMA VEZ, MINHA AMIGA ESCRITORA APERITAOCARENSE OU ITAPERIBEENSE, ADVOGADA VALÉRIA LEÃO, COMPARTILHANDO SENTIMENTOS QUE TÊM MUITO A VER COM MINHA TRAJETÓRIA NESTE PLANO... COM O "BOTA SENTIDO" A GENTE LEMBRA DO "TOME TENTO" DO NORDESTINO E ME LEMBRO DE UMA EXPRESSÃO DE MEU SAUDOSO PAI, AMIGO DE ATAÍDE, QUE DIZIA "DE QUANDO EM VEZ" PARA FALAR DE ALGO QUE NÃO SERIA SEMPRE. OU AQUELA DE NÃO IR NAQUELA HORA, PORQUE IA "DILATAR UM POUCO", EXPRESSANDO POUCA PRESSA....KKK ABRAÇÃO AO MEU CONFRADE THOMPSON POR PUBLICAR E À MINHA AMIGA VALÉRIA PELO TEXTO SOBRE ESSA FIGURA QUE AINDA TEM QUE RECEBER UMA HOMENAGEM EM APERIBÉ, DANDO UM NOME À MAIOR "AVENIDA" DA CIDADE: O TRECHO DA RJ-116, NO PERÍMETRO DENTRO DO MUNICÍPIO, DE QUEM É A COMPETÊNCIA, JÁ QUE A RODOVIA UTILIZA ESPAÇO MUNICIPAL COMO "LEITO" DA RJ....SERIA DO PORTO DAS BARCAS À PONTE DA EPEBÓIA"... AVENIDA PREFEITO ATAÍDE FARIA LEITE.... está aí a minha sugestão. Beijos e abraços...

    ResponderExcluir

Carlinhos Barrias - Bar dos Amigos

 


PARCEIRO


Studio Fênix - Visite


Itaocara Seguros

Core Contabilidade



Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

Referências

Unordered List

Support