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quinta-feira, 7 de novembro de 2019

A Matemática que Ensinamos – Artigo Escrito Pelo Mestre em Ensino da Matemática, Prof. Augusto César Pimentel

Lendo a entrevista do Prof. Eduardo Sebastiani Ferreira na Revista da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, deparei com a seguinte reflexão:
- Para se formar um cidadão, em primeiro lugar ele deve respeitar o seu próprio saber e o do seu grupo social, para depois entender e respeitar o saber do outro. É evidente que o apoio institucional é imprescindível para que a escola possa funcionar com as condições necessárias e seus profissionais sejam respeitados e valorizados na formação de cidadãos. Ou seja, toda educação tem que ser contextualizada.
Professor Pimenta - Mestre em Matemática, Escritor e Músico.
Ainda na entrevista havia o seguinte trecho:
- A escola hoje não tem somente responsabilidade de formar seus alunos no saber-fazer, mas também no saber-ser. Formar o cidadão é um atributo da escola.

E diz ainda:
- Hoje o professor, como o operário, é um simples repetidor de ações comandadas por instâncias, muitas delas fora da escola e na maioria das vezes fora do contexto educacional. Temos, com urgência, devolver a esse profissional dois status: o de sábio e o de didata.

Nesse momento, me vem à pergunta: será que o que estamos fazendo, ou melhor, "ensinando" aos nossos alunos é o saber-fazer? E o saber ser? Ou simplesmente estamos fazendo com que sejam meros repetidores de técnicas de cálculos que mais tarde serão esquecidas, pois não terão utilidade nenhuma em suas vidas?

Quando vejo um menino vendendo picolé nas ruas, me pergunto: Por que esse menino, que na hora do troco sabe fazer contas de cabeça, ao entrar na escola desaprende tudo? Por que temos que dar ênfase a uma apresentação excessivamente formal para essa criança se, até então, ela nunca precisou disso?

Lembro-me bem de que, quando ministrei um curso para professores de uma cidade do interior do Estado, uma professora fez a seguinte pergunta: “O aluno deve colocar o sinal + do lado direito ou do lado esquerdo da conta?”. Repare: a preocupação dessa professora, não era se o aluno sabia ou não fazer a operação. A preocupação era com o formalismo. Como diz o Professor Geraldo Ávila:
- É preciso ter presente que o objetivo de todo ensino, seja de Matemática, seja de qualquer outra disciplina, é transmitir idéias, estimular o pensamento independente e a criatividade.

Esse excesso de formalismo ficou patente com o desastre que foi o período que se rotulou de Matemática Moderna. Em 1973, o professor Morris Kline enfatizou muito bem em seu livro "O fracasso da Matemática Moderna":
- Todo mundo foi envolvido por ela, as crianças começaram a falar em conjuntos, a linguagem dos mestres se complicou e os alunos não aprenderam a somar.
Precisamos parar de ensinar tópicos da matemática porque, simplesmente, nos ensinaram ou constam nas ementas. A escola está fora da realidade de nossos alunos. A informática está aí, presente em nossas vidas e, até hoje, não deixamos nossos alunos utilizarem a calculadora em nossas aulas. Nossos alunos possuem computadores e nós não sabemos como utilizá-los em nossas aulas. É bem verdade que muitos de nossos professores não possuem computador. Mas não podemos virar as costas para esse fato. Quando falo em computadores, estou me referindo à informática educativa, em que os programas são desenvolvidos juntamente com professores da matéria.

É importante ressaltar, também, a necessidade da História da Matemática na nossa prática educativa. Em algumas Universidades, essa disciplina só é ministrada em cursos de Especialização. O Professor Ubiratan D'Ambrósio (gostaria de registrar aqui minha admiração por esse grande mestre que, graças a Deus, continua nessa luta de melhoria do Ensino da Matemática) escreveu um artigo muito interessante chamado "A Interface entre História e Matemática", que eu recomendo a todos os professores interessados em Educação Matemática. Nele, o Professor D'Ambrosio faz a seguinte colocação:
- Ninguém contestará que o professor de matemática deve ter conhecimento de sua disciplina. Mas a transmissão desse conhecimento através do ensino depende de sua compreensão de como esse conhecimento se originou, as principais motivações para o seu desenvolvimento e quais as razões de sua presença nos currículos escolares. Destacar esses fatos é um dos principais objetivos da História da Matemática.

Fico preocupado quando vejo em alguns livros didáticos a História da Matemática sendo confundida com biografia do descobridor daquele tópico. No IV Seminário de Pesquisa em Educação Matemática, promovido pela SBEM – RJ, fiz um alerta nesse sentido. A História da Matemática não pode ser uma "forçação de barra", um modismo. Precisamos fazer um encadeamento dos fatos históricos para que possamos chegar a, por exemplo, uma determinada fórmula matemática.

O Professor Jaime Carvalho e Silva, da Universidade de Coimbra, afirma:
- Cada vez mais se ouve falar em História da Matemática associada ao ensino da Matemática. No ensino superior parece-me inquestionável que não deve haver formação que não inclua História da Matemática.

Voltando ao currículo, será que teremos uma justificativa para saber por que e para que, um determinado conteúdo deve ser ensinado e exigido de todos?

O Professor D'Ambrosio afirma:
- Ao professor foram ensinadas muitas técnicas e teorias que ele jamais teve, e nem terá, oportunidade de praticar. E o professor parte para ensiná-las, sem nenhum momento de reflexão, de crítica. A última vez que viram aquele 'ponto' do programa foi quando lhes ensinaram isso. E agora está vendo de novo esse ponto ao ensiná-lo. Desafio o professor a negar que só viu certos temas quando era aluno e só viu esse tema novamente quando foi ensinar.
Pimenta é dos mais queridos Mestres da Matemática na Região 
D'Ambrosio ainda afirma:
- A matemática que vem dominando os programas é, em grande parte, desinteressante, obsoleta e inútil para as gerações atuais.

Gostaria de finalizar com uma reflexão do Professor Pedro Paulo Scandiuzzi, do Departamento de Educação da UNESP/IBILCE no II Congresso Internacional de Etnomatemática:
- Uma das verificações que qualquer educador atento observa é a de que no sistema educacional o aluno chega ao espaço escolar com informações que muitas vezes são desconhecidas do professor. Mesmo antes da internet ela já era verdadeira, mas silenciada ante o 'poder do saber' do professor. Mas ultimamente os meios de comunicação tornaram-se mais real. Esta afirmação é perceptível em uma frase mencionada em Barra do Garça - MT pelo professor norte americano Daniel Orey: “imaginem uma escola com crianças que lêem e escrevem, mas com professores que não sabem ler e escrever. Você tem assim uma metáfora da Era da Informação, na qual estamos vivendo”.

Prof. Ms. Augusto Cesar Aguiar Pimentel (PIMENTA)
Mestre em Ensino de Matemática – PUC/SP
Professor do Colégio SEI (Itaocara), UFF-CEDERJ (Itaocara – São Fidélis),
CEPRA (S.A. Pádua) e C.E. São José (Miracema)
pimentaprof@yahoo.com.br

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1 comentários:

  1. Grande mestre! Ele atualmente é meu professor no ensino médio,ele é realmente fantástico!

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