-->

quarta-feira, 9 de março de 2022

Professora Janete Aragão conta um pouco de sua história e fala sobre grande brasileiro, Professor Darcy Ribeiro

Janete Aragão nasceu na cidade do Rio de Janeiro, mas é Itaocarense de coração e por merecimento, vez que teve o reconhecimento da Câmara Municipal de Itaocara, ao receber o Título de Cidadania, por iniciativa do saudoso Vereador, Joseas Constantino da Silva. Essa extraordinária mulher nos conta um pouco sobre sua história de vida e fala do professor Darcy Ribeiro.

A Professora Janete, ao lado da netinha Manuela, em frente ao Palácio de Buckingham, em Londres, no ano de 2015

Nova Voz ONLINE – Que lembrança tem de sua família, na infância e adolescência?

Professora Janete Aragão - Só tenho boas lembranças da minha infância e adolescência, pois eu tinha uma família muito bem estruturada com condição social e econômica muito boa.

Nova Voz ONLINE – Pode nos falar um pouco sobre seu Pai e sua Mãe?

Professora Janete Aragão - Meus pais eram pessoas maravilhosas, bem formados de uma paciência de dar dó... Meu pai, Walter da Silva Aragão, era um homem formado com o 3° grau, um industrial, um homem de uma cultura exemplar. Minha mãe, Elza Bastos Aragão, era uma excelente dona de casa. Criaram 4 filhos e ficaram casados por mais de 50 anos. Então, nós tivemos uma família muito boa. Pena que eu não consegui aproveitar toda a cultura que o meu pai tinha.

A Professora Janete, além de todas as conquistas profissionais, ainda é responsável pela criação de quatro filhos que se tornaram adultos queridos em Itaocara e região

Nova Voz ONLINE – Na escola, qual ou quais professores / professoras, guarda saudades?

Professora Janete Aragão - Na escola eu guardo lembrança de vários professores. Da minha alfabetização que foi uma professora chamada dona Zilma, no colégio Juruena. E depois, na adolescência, no colégio Franco-brasileiro a professora de português, dona Marlene Tostes e da professora de francês, Madame Sallet, que veio fugitiva da Segunda Guerra Mundial para o Brasil. Mulheres maravilhosas!! Mulheres acima e além do tempo delas.

O Clã dos Aragão: a Tia Teresa (mãe do Flávio Aragão - das Lojas A Garotinha); a avó, Marieta; o Pai, Walter; o avô, Aragão e o Tio Dino (pai do Paulo Aragão);  Uma Imagem cheia de saudades na vida da Professora Janete Aragão

Nova Voz ONLINE – Por falar nisto, quem ou o que lhe influenciou a ser professora?

Professora Janete Aragão - Não houve uma influência direta. Quando eu fui morar em Itaocara, porque eu sou do Rio de Janeiro, em 1972 eu fui convidada pelo professor Nildo Nara para trabalhar no Colégio Itaocara. E foi ali que me despertou o interesse pela educação. Eu já estava quase formada em Serviço Social e aproveitei para fazer Pedagogia.

Família reunida com a avó e bisavó, Janete Aragão

Nova Voz ONLINE – Agora, aposentada, tem saudades do ambiente escolar?

Professora Janete Aragão - Tenho saudades do trabalho, dos amigos, dos alunos e me recordo muito dessa uma frase “Só a educação pode mudar toda a estrutura de um país”.

Nova Voz ONLINE – Falando sobre maternidade, o que significou o nascimento dos filhos em sua vida? O que eles lhe trouxeram?

Professora Janete Aragão - O nascimento dos meus filhos, e são 4 Frederico, Katya, Fernanda e Gabriela, foi a transformação de uma moça em mulher. Uma mulher guerreira, uma mulher batalhadora uma mulher que fez tudo para atingir os objetivos de mulher e mãe.

Encontro da família, nas bodas de ouro dos pais de Janete

Nova Voz ONLINE – E ser avó? Há quem diga que é melhor do que ser mãe, pois é mais diversão e menos responsabilidade. É isto?

Professora Janete Aragão - Ser avó é realmente uma coisa fenomenal. É a continuidade da sua vida naquele outro ser. E outra coisa, ser bisavó é mais ainda. Eu agora tenho 4 filhos, 6 netos: Lays filha do Fred, Heloiza e Carol filhas da Katya, Murilo e Manuela filhos da Fernanda e o Davi filho da Gaby e 2 bisnetos Pedro e Edgar. Posso dizer que sou uma pessoa feliz, realizada como mulher, como profissional, como tudo...Graças a Deus!!

O bisneto Edgar

Nova Voz ONLINE - Vamos voltar novamente: quando pensa na sua época de infância, adolescência e juventude, o que lembra e gostaria de contar a nova geração da Itaocara que existia então, mas se perdeu no tempo?

Professora Janete Aragão - Não sou de Itaocara, por isso não passei minha infância aqui. Eu passava, as vezes uma parte das minhas férias na casa do Vovô Aragão. Eu passei minha infância e adolescência na cidade do Rio de janeiro. E meu pai pode nos proporcionar uma vida cultural e social muito boas. Com passeios, viagens, atividades diversas que pudessem nos formar e instruir de várias formas.

Nova Voz ONLINE – A senhora foi Responsável pelo Núcleo de Educação em Itaocara. O que considera mais relevante ter feito em sua gestão?

Professora Janete Aragão - Para mim, o mais importante na formação do núcleo, foi que, em 1984, houve um concurso para o magistério, e nos, através da direção do Núcleo, conseguimos chamar a todos os candidatos aprovados. Isso foi uma vitória, um alento e uma situação que eu agradeço a Deus por ter conseguido.

Este é o bisneto Pedro

Nova Voz ONLINE – Não tem como conversar com a Professora Janete Aragão, e não falar bastante sobre Educação. Gostaria que comentasse sobre o Professor Darcy Ribeiro, e seus legados principais, a UENF e os CIEP’S. E os CIEP’S, não falo sobre os prédios (apenas), mas sim da filosofia que existia, de Educação em tempo integral, que infelizmente se perdeu.

Professora Janete Aragão - Darcy Ribeiro foi um visionário do seu tempo. Estava acima de todos no processo educacional. Infelizmente a maioria não consegue compreender e aceitar que as pessoas são capazes e podem mudar. Lamentavelmente o povo perdeu, a população brasileira perdeu, porque não soube aproveitar a capacidade cultural e intelectual do Professor Darcy Ribeiro.

Nova Voz ONLINE – Se houvéssemos continuado essa filosofia do ensino integral, abrangendo toda população, o Brasil de 2022 seria bem diferente, para melhor, não é mesmo?

Professora Janete Aragão - Hoje seria um país de pessoas realmente capazes. Darcy Ribeiro propunha não só a educação em tempo integral, mas atenção, a assistência, a alimentação. Tudo integral. Além de atendimento médico e odontológico para as crianças. Então realmente era um homem que visava o ser humano, principalmente o ser humano. E esse foi o seu grande defeito, pois visar o ser humano não é politica.

Nova Voz ONLINE – Para finalizar, qual mensagem deixaria para as Mulheres neste mês de Março?

Professora Janete Aragão - Dizer para todas nós mulheres do mundo, bravas e guerreiras educar não só na sua casa, como também numa escola e a maior vitória que nós podemos ter e é a única vitória capaz de mudar as feições desse mundo. Obrigada, saúde e paz para todos!!





Share:

1 comentários:

  1. Que alegria deparar-me com essa pessoa incrível, verdadeira, preciosa em sua cultura e muito abençoada e amada! Orgulho-me de ser sua prima-irmã! Carinhosamente Sônia Regina Aragão Filippo, nossos pais eram irmãos.

    ResponderExcluir

Carlinhos Barrias - Bar dos Amigos

 


PARCEIRO


Studio Fênix - Visite


Itaocara Seguros

Core Contabilidade



Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

Referências

Unordered List

Support