-->

segunda-feira, 3 de outubro de 2022

Resumo Histórico do Município de Itaocara – Dr. Almir Pinto de Azevedo, Advogado, Professor, Escritor e Poeta

ORIGEM DA CONSTITUIÇÃO 

TERRITORIAL DE ITAOCARA

MUNICÍPIO:  DESMEMBRADO:  DESMEMBRADO:    CAPITANIA :

ITAOCARA   Ø   SÂO FIDÈLIS    Ø  

    CAMPOS DOS GOYTACAZES   

Ø  PARAÍBA DO SUL

Imagem cedida pelo Dr. Almir Azevedo
“ALDEIA DA PEDRA”, com este nome nasceu Itaocara da necessidade de aldear os índios para catequizá-los, por iniciativa de Frei Tomás da cidade Castelo, que também fez os primeiros ensinamentos nas letras.

Os índios já haviam sido aldeados em São Fidélis por Frei Vitório e Frei Ângelo, antigos companheiros de Frei Tomás, mas documentos revelam que os Puris e Coroados não se entendiam e viviam em constantes conflitos, assim Frei Tomás sobe o Rio Paraíba do Sul e funda o povoado Aldeia da Pedra, com a aquiescência de Dom Marcos de Noronha. O nome foi por causa do penhasco ali existente, atualmente conhecido como Serra da Bolívia, pertencendo ao município de Aperibé.

A contribuição do Advogado, Professor, Escritor e Poeta, Dr. Almir Pinto de Azevedo, para a história e a cultura do município de Itaocara é inestimável

A Aldeia teve um rápido desenvolvimento, pois com a morte de Frei Vitório em São Fidélis várias famílias indígenas vieram para a Aldeia da Pedra, atraídos pelo progresso do novo povoamento. Com a colonização os portugueses dedicaram-se as lavouras e a outras atividades contribuindo para o desenvolvimento do aldeamento. Com a proclamação da República, pelo Decreto de 28 de outubro de 1890, foi elevada à categoria de município com a denominação de Itaocara, sendo desmembrado do município de São Fidélis.

O nome Itaocara foi sugerido pelo Dr. Ferreira da Luz, médico e poeta, vocábulo de origem indígena tupi: Ita – pedra + Ocara -  aldeia = Aldeia de Pedra.

O ponto culminante do município é a Serra da Água Quente com 298 metros de altitude. Itaocara é uma belíssima cidade, conhecida como “Princesa do Paraíba”, em constante progresso e com uma economia emergente e mais de um Século de História. 

Frei Tomás de Civita, faleceu em 19 de abril de 1828, foi sepultado na Igreja Matriz de São Fidélis, uma construção colonial estilo barroco de escultura sacra raríssima, conservada até os dias de hoje.  

C U R I O S I D A D E : A TERRA PROMETIDA

Frei Tomás, criou e fez o Aldeamento dos índios na “Aldeia da Pedra”.

Notícias circulavam de que nestas terras havia grandes riquezas, prosperidades e os que fossem para esta Aldeia, encontrariam a felicidade e ficariam ricos. Dizem que existia uma imagem de São Fidélis de Sigmaringa, que de braços abertos estava a aconselhar, que os povos distantes seguissem o caminho de Frei Tomás.

Os rumores cresceram e o povoamento aconteceu rapidamente... 

FOI ASSIM QUE TUDO COMEÇOU...


Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Carlinhos Barrias - Bar dos Amigos

 


PARCEIRO


Studio Fênix - Visite


Itaocara Seguros

Core Contabilidade



Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

Referências

Unordered List

Support