Escrever essa pequena homenagem no mês de Outubro para mim é muito simbólico. Em Outubro, faz 20 anos, perdi meu Avô, José Romar Lessa. Também em Outubro, no dia 25, comemoro o aniversário da minha mãe Leane e o aniversário do Município acontece no dia 28.
Essa é uma mensagem de amor, pois como bem deixou eternizado Belchior “Amar e mudar as coisas me interessa mais”. E não tem como falar de amor e de transformações, sem pensar naqueles que me ensinaram, dentro de casa, que o amor pelo coletivo, pela justiça social e pelo melhor do mundo é compromisso de todos nós!
O avô de Maria Júlia, o ex-prefeito José Romar Lessa |
No início da minha vida, pude acompanhar meu avô em alguns momentos importantes de sua trajetória política. Mas infelizmente, de forma ainda precoce, ele nos deixou.
Ele sempre fez questão de plantar sementinhas dentro do nosso lar. Ouvir as histórias contadas por ele e por quem viveu mais tempo com ele, sobre todos os seus feitos, seus projetos, sua bondade, seu amor por Itaocara, fizeram com que eu amasse ainda mais a nossa terra.
José Romar em dia de inauguração na Conceição |
E o mesmo amor que meu avô tinha, e que todos sabem, é o amor que minha avó Delfina tem. Ela é dona de uma coragem e bravura que inspiram. Ela soube driblar todas as dificuldades (e foram muitas) mostrando seu comprometimento em cuidar de gente, desde as crianças até os mais idosos. E com esse mesmo comprometimento, que vem de dentro de casa, posso dizer do orgulho e admiração que tenho por minha mãe, a nossa Vereadora eleita, Leane do Zé Romar.
Minha mãe não nega suas origens e raízes, nunca se acovardou, enfrentou adversidades de peito aberto, sob a direção de Deus em cada passo dado.
José Romar com os filhos, Leandro, Leane e Liliane |
Sabemos o quanto é difícil ser mulher na política. Com ela, aprendo mais sobre a fé, sobre a compaixão, sobre amor ao próximo e aos animais. Aprendo que a educação transforma vidas e que nós, sujeitos de direitos, podemos e devemos lutar por aquilo que sonhamos e acreditamos.
Tenho a sorte de ter nascido na família que nasci, que, mesmo com nossas diferenças (que fazem parte de qualquer família) o que nos une é um dos sentimentos mais belos do mundo: o amor.
A linda Maria Júlia tem muito talento para escrever como podemos verificar neste texto inserido nas publicações dos 134 anos de Itaocara |
E quando eu falo do amor por Itaocara, não é da boca pra fora. É o amor do cuidado, do compromisso, da vontade de querer fazer, de pensar um universo de possibilidades que eu não tenho dúvidas, que a partir de 1º de janeiro, serão colocados no centro do debate político do nosso município.
Mãe, a Câmara de Vereadores e nosso povo só tem a ganhar com você: uma mulher integra, temente a Deus, que se coloca de peito aberto com uma disposição de admirar para transformar a realidade da nossa Cidade.
Parabéns pela sua vitória, pelo seu aniversário e pelo mandato de luta que sei que terá a partir do ano que vem!
Esta é uma pequena homenagem a minha família e a nossa terra.
Que bom que um dos ensinamentos mais lindos que pude aprender ao longo de minha (ainda jovem) vida foi o de amar e querer bem para Itaocara!
Um forte abraço a todos os leitores!
Maria Júlia Eccard Lessa Pereira
0 comentários:
Postar um comentário