A história dos batistas na cidade de Itaocara, sede do município, tem início em 1 de março de 1902, segundo as notícias de O Jornal Batista, de 14 de março de 1902. Informa o seguinte o jornal: Pastor Joaquim Fernandes Lessa, registra a presença do Irmão Sebastião Lessa na cidade de Itaocara no dia 1 de março de 1902 que teve o prazer de confirmar o oferecimento do Sr. Joaquim José Luiz da Silva, Tabelião da Vila, para em sua casa, no dia 18, o Pr. Joaquim Lessa, iniciar o trabalho evangélico.
No O Jornal Batista de 4 de abril de 1902 nos informa assim: “Em Itaocara temos um amigo, o Sr. Joaquim José Luiz da Silva Júnior, Tabelião do 1º Ofício, que em seu tempo nos ofereceu sua casa para pregarmos o Evangelho ali. Aceitando tão valoroso auxilio marquei este dia para a nossa conferência, que julgo ser a 1ª realizada ali.
A reunião compareceu grande número de pessoas que ouviu a Palavra de Deus com grande atenção e respeito. Os hinos foram acompanhados ao piano pela distinta professora de piano D.Elvira, digna irmã do já mencionado amigo. Algumas pessoas queriam que outras conferências fossem realizadas em noite seguidas, o que não me foi possível fazer para não alterar o itinerário da viagem.
Sou muito grato pelo povo daquele lugar pelo bom acolhimento e muito especialmente o Sr. Joaquim José Luiz da Silva Júnior e sua excelentíssima família pela maneira cavalheiresca que nos trataram”.
Fragmento da história de Itaocara |
O jornal também informa que no dia seguinte infelizmente, religiosos foram ao encontro do Pr. Joaquim na Estação de trem de Itaocara, manifestar sua rejeição a presença do Pastor Joaquim na cidade com gritarias e chacotas. O Pr. Joaquim tentou um diálogo, mas nada se mostrou proveitoso o momento. Cenas como estas infelizmente repetiu-se por décadas.
Ozéias Alves Batista, Primeiro Pastor da Igreja Batista de Itaocara |
Na década de 30 as igrejas batistas de Portela e Aperibé faziam trabalhos evangelísticos na cidade de Itaocara que ficou como que fechada ao Evangelho pela rejeição dos religiosos da época.
Jornal Batista de 4 de Abril de 1902 |
Nos informa o Pr. Ebenézer Soares Ferreira em seu livro História dos Batistas Fluminenses 1891–1991, Juerp, página 149, que no ano de 1938 seu pai Pr. Antônio Soares Ferreira, pastor da Igreja Batista de Portela (hoje Primeira Igreja Batista de Portela), batizou nas águas do Rio Paraíba na sede do Município o Irmão Alderico (não sabemos o sobrenome deste irmão) depois de muitos esforços no trabalho evangelístico.
Pastor Hudson de Oliveira Dutra, o que mais tempo pastoreou a Igreja Batista de Itaocara |
Infelizmente houve vaias e toda espécie de chacota além de algumas pessoas pegarem o irmão Alderico e carregando pelas ruas da cidade e gritarem “Alderico penico protestante. ” Pelo que consta este foi o primeiro batismo realizado pelos batistas na cidade de Itaocara.
Pastor Saury, Dona Izabel e Maria Neide Souza visitando o Sr. Antônio Rangel, pedreiro que trabalho na construção da Igreja em 1965 |
A partir de 1935, a Igreja Batista em Aperibé (hoje denominada Primeira Igreja Batista em Aperibé), enviou comitivas de evangelização de Itaocara. Era um expressivo grupo, alegre, entusiasta, mas que não podia imaginar o tempo que esperaria para ver os primeiros frutos de seu labor e nem mesmo o sacrifício que faria para ver a ceifa que hoje podemos apreciar. Como testemunha, Deus tinha um só homem, Luiz Firmo, mas logo o Senhor chamou-o para a eternidade. Porém, Deus tinha outro propósito para a sua causa.
Foi em 1953 que outro grupo de valorosos irmãos da Igreja Batista em Aperibé, tendo à frente os nossos saudosos irmãos Gersony Lannes, Talita Firmo Guimarães e Martolino Cordeiro, planejaram e colocaram em prática um trabalho especialmente de evangelização para crianças, no local denominado Caxias à sombra de uma frondosa árvore, próximo onde hoje é o centro de saúde. Às vezes as atividades eram dirigidas em uma garagem pela irmã Deny Ferreira Luz, ora por irmã Adenia Bairral que cooperaram muito no início das atividades.
Público presente no culto do dia 04/03/2024 |
Com a mudança definitiva da família Lannes para Itaocara, tendo a irmã Gersony Lannes à frente da Congregação que passa a ter nova perspectiva mesmo ainda sem um local definitivo. Durante dez anos a obra seguiu na base do pioneirismo. Teve a Congregação ajuda de vários irmãos que se reuniam numa velha casa, que depois demolida daria lugar, ao que hoje é o templo antigo da Primeira Igreja Batista em Itaocara.
O pedido da Congregação Batista em Itaocara para organizar-se em igreja à Primeira Igreja Batista em Aperibé se deu na manhã do dia 12 de janeiro de 1964 numa assembleia presidida pelo Pastor Ozéias Alves Baptista, que no mesmo dia levou o pedido à noite a Igreja de Aperibé que decidiu organizar a Congregação em Igreja. A data escolhida foi 8 de fevereiro de 1964, sendo organizada com cinquenta e quatro irmãos da Igreja Batista de Aperibé e uma irmã da Igreja Batista de Laranjais, distrito de Itaocara.
Foi escolhido como primeiro pastor da Igreja Ozéias Alves Baptista. O concílio de organização ficou constituído assim: Presidente: Pr. Ozéias Alves Baptista; Secretário: Pr. João José Soares Filho; Examinador em Teologia e Entrega da Bíblia: Pr. Walter Velasco; Examinador em Eclesiologia: Pr. Jabs dos Santos Leão; Orador Ocasional: Pr. Francisco Quirino; Leitura do Pacto das Igrejas Batistas e Oração Consagratória: Pr. Nilo Coelho.
No dia 8 de fevereiro de 2024, a Primeira Igreja Batista em Itaocara, comemorou seu Jubileu de Diamante, 60 anos de organização. Foram prestadas homenagens aos irmãos remanescentes de 8 de fevereiro de 1964 que ainda são membros da igreja e a outros irmãos que estão em outras igrejas batistas.
Também foram prestadas homenagens a pastores e seus familiares presentes, que serviram na igreja de 8 de fevereiro de 1964 até a presente data. São eles: Ozéias Alves Baptista 08/02/64 a 22/01/68; Afrânio Cid Folly 22/01/68 a 12/05/68; Arides Martins Rocha (interino) 12/05/68 a 07/03/69; Oneil de Oliveira Carvalho 07/03/69 a 18/02/71; Iran de Medeiros Lopes 18/02/71 a 11/08/77; Isael Pessanha de Souza (interino) 11/08/77 a 08/10/78; Rui Santos de Souza 08/10/78 a 11/03/79; Samuel Leite Fonseca (interino) 11/03/79 a 01/12/79; Isaías Barcelos de Oliveira 01/12/79 a 08/08/81; Hudson de Oliveira Dutra 08/08/81 a 31/12/01; Pr. Isael Pessanha de Souza (2ª vez interino), 12/05/02 a 19/10/02; Wellington Nunes de Souza 19/10/02 a 06/05/07 e Saury Alvarenga dos Santos 08/09/07 até hoje.
Como parte das comemorações do Jubileu de Diamante, foi inaugurada uma placa alusiva ao Jubileu da igreja na fachada do templo antigo. Uma outra placa foi colocada na rampa de acesso ao templo novo para nunca esquecermos nosso passado e aqueles que nos legaram tão bela igreja com uma história de fidelidade a Deus apesar das lutas que passamos com os dizeres: “NESTE DIA, EM QUE AS CELEBRAÇÕES DO JUBILEU DE DIAMANTE DA PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM ITAOCARA CHEGAM AO FIM, QUEREMOS EXPRESSAR NOSSA PROFUNDA GRATIDÃO ÀQUELES QUE, NO PASSADO, SERVIRAM COMO PASTORES, DIÁCONOS, DIRETORES E EM OUTROS CARGOS. GRAÇAS À DIREÇÃO SEGURA QUE NOS LEGARAM, TEMOS O PRIVILÉGIO DE ESTAR À FRENTE NESTA DATA TÃO ESPECIAL. AGRADECEMOS PELOS SERVIÇOS PRESTADOS AO SENHOR DA IGREJA E À IGREJA DO SENHOR.”
Segue na placa os nomes da diretoria atual e todos os que trabalharam no Jubileu de Diamante de forma direta com o versículo do Salmo 145.4 “UMA GERAÇÃO LOUVARÁ AS TUAS OBRAS À OUTRA GERAÇÃO, E ANUNCIARÁ AS TUAS PROEZAS.”
Hoje, nossa Igreja se coloca como uma igreja que tem como tema permanente “AMANDO DEUS E ABENÇOANDO VIDAS” no que a faz zelosa com a Palavra de Deus, a Bíblia, e sua doutrina, com o serviço de evangelização, missões e uma teologia tradicional e conservadora. Mantém a EBD, suas organizações, congregações nas localidades de Batatal e Porto das Barcas. Sustenta missionários em nosso país e no exterior através de ofertas e fazemos a transmissão dos cultos de forma online para membros impedidos de estarem presentes.
Desde 1964 a Primeira Igreja Batista em Itaocara, situada à Rua Coronel Pita de Castro n.º 245, mantém a obra do Senhor da igreja até a presente data, resultado de homens e mulheres que juntamente com jovens e crianças no passado serviram na obra do nosso Senhor Jesus Cristo. Assim podemos proclamar triunfantemente: Ebenézer, até aqui nos ajudou o Senhor.
Parabéns pela matéria tão importante para a História dos Batistas em Itaocara! Parabéns à Primeira Igreja Batista em Itaocara pelo seu histórico de firmeza doutrinária, zelando pala fidelidade à Bíblia ao longo dos anos!
ResponderExcluirParabéns, Pr. Saury, pela responsabilidade e zelo para com o ensino genuíno das Escrituras Sagradas!