Município de Rio das Ostras informatiza atendimento no Pronto-Socorro
Unidade já conta com novo Sistema Integrado de Gestão da Saúde |
Rio das Ostras vem investindo em melhorias
na tecnologia de internet e fibra óptica para interligar a rede de dados da
Prefeitura. Depois da Farmácia Municipal, agora chegou à vez de o
Pronto-Socorro ser informatizado. O atendimento na unidade já conta com o novo
Sistema Integrado de Gestão da Saúde. O principal objetivo é dar mais agilidade
ao acesso e processamento das informações entre as unidades de saúde do
Município.
A implantação do sistema é feita pela
equipe de Tecnologia da Informação da Secretaria de Saúde, que foi montada para
gerir esse trabalho na cidade. Segundo um dos coordenadores do Pronto-Socorro,
Matheus Henrique da Costa, o novo sistema representa um controle mais efetivo,
tanto da unidade quanto das visitas, logística, insumos e, principalmente, do
faturamento. Ele ressaltou que este é o primeiro passo para a implantação do
Prontuário Eletrônico.
“Os desafios são grandes, mas o empenho e a
vontade de oferecer um melhor atendimento para a população também são fortes. A
informatização do banco de dados é uma ferramenta importante para integração
das unidades. Com esse sistema teremos, por exemplo, um aumento de 40% do
faturamento em relação ao SUS. Nossa meta é que até o final do primeiro
semestre 100% das unidades estejam informatizadas e integradas”, destacou o
coordenador.
Para a atendente Sandra Helena Cabral, que
trabalha há 16 anos no Pronto-Socorro, o sistema está agilizando bastante seu
trabalho. “Recebemos um público grande todos os dias e escrever cada cadastro
era muito cansativo. Com o sistema, o atendimento fica bem mais rápido. Agora,
em um minuto já tenho um cadastro pronto”, comentou. O morador de Nova Cidade,
Abel Jerônimo Rodrigues Junior, que foi atendido por ela, acrescentou: “O
atendimento está mais ágil e acho que o caminho é esse. O Sistema de Saúde deve
estar unificado”.
Ainda de acordo com o coordenador Matheus
Henrique, o Pronto-Socorro tem uma média de atendimento de 350 a 400 pessoas
por dia. Além disso, ele afirma que a próxima unidade a receber o sistema será
o Hospital Municipal. A previsão é de 30 dias.
Colônias de Férias dos Centros de Referência de
Assistência Social de Rio das Ostras beneficiam moradores
Janeiro foi especial para as crianças e os adolescentes atendidos pelos Centros de Referência de Assistência Social – Cras de Rio das Ostras (Foto Allexandre Costa) |
Janeiro foi muito especial para as crianças
e os adolescentes atendidos pelos Centros de Referência de Assistência Social –
Cras, da Secretaria de Bem-Estar de Rio das Ostras. Durante o mês, todas as
unidades tiveram uma Colônia de Férias com atividades recreativas e lúdicas.
Para a alegria da garotada, dança, esporte,
desenho, contação de histórias, confecção de brinquedos e resgate de
brincadeiras antigas, dentre outras atividades, fizeram parte de seu dia-a-dia.
O objetivo foi promover a interação e dar
oportunidade a esse público de vivenciar atividades diferentes com diversos
profissionais. A Colônia de Férias foi realizada nas unidades Cras Norte
(Âncora), Cras Sul (Cidade Beira Mar), Central (no Parque da Cidade, em Nova
Cidade) e Cras de Rocha Leão.
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