Rio das Ostras recebeu nesta terça-feira, dia 12, uma equipe da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, liderado pela Comandante Geral Tatiana Mendes que visitou as instalações da GM do Município, atendendo um pedido feito pelo Secretário de Segurança Pública, Paulo Fernando Carvalho, quando esteve na unidade da GM-RIO buscando parcerias e cursos para o contingente de GMs do Município.
Por meio de exibição em um telão, durante a visita, a equipe recepcionada conheceu os cursos de capacitação que estão acontecendo e outros que já foram finalizados. Dentre os que estão em andamento estão: Inteligência, Formação de formadores, Animais peçonhentos, Operações em resgate, Patrulhamento Urbano e Manuseio de Spark. Os finalizados que já vêm apresentando resultados no atendimento à população são: Legislação de trânsito, Sobrevivência, Ações com cães, Atendimento ao turista, Operações especiais, Patrulha Maria da Penha, Condutor de embarcações Públicas, Ronda Escolar e outros.
Também foram apresentados projetos que serão criados ou reativados como, por exemplo, o Grupamento Tático Móvel (GTM), a Ronda comunitária, as Atividades desportivas para os agentes, a banda musical, que traz visibilidade a instituição, o Departamento de Integração e Prevenção, Patrulha Maria da Penha e o Grupamento de ações com cães.
O intercâmbio entre as guardas vem trazendo resultados positivos como capacitações, gerando conhecimento na troca das experiências, o que resulta em uma GM mais preparada nas ruas.
CAPACITAÇÃO - A equipe responsável pela corregedoria da Guarda de Rio das Ostras realizou na unidade da GM-RIO, na semana passada, um curso para conhecimento amplo do funcionamento do setor e de toda a máquina administrativa. O Município já conta com o serviço de inteligência que em apenas 30 dias já deu resultados positivos com vários casos solucionados.
A Guarda Municipal do Rio de Janeiro é considerada a maior no país que trabalha desarmada e é referência em ações operacionais. Foi criada em 1993 para proteger o cidadão e atuar nas mais diversas circunstâncias: no ordenamento urbano, na fiscalização do trânsito e das posturas municipais, na preservação de bens, serviços e instalações e no apoio às ações de Segurança Pública. Com toda essa experiência e sucesso nas ações, a integração entre a Guarda de Rio das Ostras e a GM do Rio de Janeiro resulta em aprendizados.
“As guardas municipais são muito importantes para seus municípios. É uma segurança municipal preventiva, é aquela que está mais perto do cidadão. Por ter sido nomeada presidente do Conselho Estadual das Guardas e vice-presidente do Conselho Nacional temos o desafio e também a responsabilidade de cooperar e ajudar as GMs do Estado. Esse intercâmbio se deu por termos servidores de Rio das Ostras se especializando em nossa Guarda. Identificamos que a Guarda do Município busca dar formação, capacitação e conhecimento para os profissionais atuarem cada dia melhor nas ruas”, destaca a comandante da Guarda Municipal do Rio de Janeiro.
0 comentários:
Postar um comentário