A Prefeitura de
Itaocara informa que está finalizando a obra para transferir o hospital de
covid-19, a pedido do prefeito Geyves, aproveitando o imóvel que já é do
Município e abrigava o antigo SENAC Itaocara. Uma ação que reduz custos ao
Município e dá mais conforto e segurança aos pacientes.
Vice Prefeito Heriberto e Prefeito Geyves |
A Secretaria de Obras está fazendo várias melhorias no local, que teve toda a parte elétrica e hidráulica refeita, reforma de banheiros e ainda a construção de mais três novas salas para recepção e centro de triagem.
A pintura está sendo concluída. Segundo a Secretaria de Saúde, o novo centro de tratamento da covid-19 terá 12 leitos (cinco leitos a mais que o pico de internações na rede pública municipal) exclusivos para a doença em duas enfermarias, todos com disponibilidade de oxigênio e ar comprimido, sendo 04 leitos com suporte ventilatório e equipados com respirador, monitor multiparâmetro e bombas de infusão de medicamentos.
O Município dispõe ainda de outros 04 respiradores reserva, outros 04 respiradores de transporte e kit de intubação. Também haverá uma equipe composta por dois recepcionistas, dez técnicos em enfermagem, oito enfermeiros, sete médicos plantonistas e outros três médicos visitadores, além de equipe de copa, manutenção, vigilância e ambulância 24h.
Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, os atendimentos na recepção, triagem e consulta, poderão ser feitos em salas individualizadas. A capacidade será para até 100 atendimentos em um único dia.
Breve serviço de Videolaparoscopia
Também haverá sala de estabilização equipada com leito de suporte ventilatório. Cabe destacar que as enfermarias e a sala de estabilização do centro de tratamento da covid-19 serão climatizadas, com leitos distanciados e separados com divisórias para maior conforto e privacidade dos pacientes internados. A previsão é de que o centro para covid-19 fique pronto na segunda quinzena de abril
Com a obra pronta e recebendo os pacientes com covid-19, a Prefeitura desativará o hospital de campanha do União e retornando com as internações comuns para o Hospital Municipal, após desinfecção do prédio.
Com a normalização do Hospital Municipal, o nosocômio voltará a ter 34 leitos comuns (nove leitos a mais que o disponível no hospital de campanha do União), além da reativação do centro cirúrgico (atualmente o Município paga a outra unidade particular por cirurgias de urgência e emergência e suspendeu as cirurgias eletivas, que estão se acumulando há um ano).
- Assim que tivermos nosso centro cirúrgico reativado, vamos aumentar o número de cirurgias eletivas que não vêm sendo realizadas há quase um ano e zerar a fila de espera. Vamos também inaugurar em breve um serviço de videolaparoscopia - anunciou o prefeito Geyves.
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
ResponderExcluir