-->

quinta-feira, 22 de abril de 2021

Preconceito ou Desconhecimento? Eis a questão!

A pandemia de 2020 só antecipou o que será o futuro. Ao olharmos para as nossas crianças, essa nova geração, apelidada de “geração nutella”, em nada se parece com as gerações anteriores, apaixonada pela leitura, pela escrita, que descobria em pesquisas longas, na biblioteca, o prazer de estudar, através do papel.

As crianças parecem ter uma aula de informática básica ainda no útero das mães. Estão cada vez mais desapegadas ao papel e a escrita. Agora, basta falar ao microfone do aparelho, que toda a mágica é feita, através do tio Google. E pior vai ficando, na medida em que vão descobrindo os app’s, que resolvem questões de matemática, necessitando apenas de um clique ou de reconhecer a equação.

E não é diferente em outras áreas. O que difere é a forma mais rápida em que essa geração se torna independente de várias ferramentas, usando apenas um aparelho: o computador. Não o velho PC. Esse, que era idolatrado pelas famílias. Lembram? A chegada de um computador ou um notebook em nossos lares se assemelhava a mesma felicidade da chegada de uma televisão, nas gerações anteriores as nossas.

Essa invasão da tecnologia, já estava programada. Talvez para daqui a 10 anos. Porém, fomos pegos de surpresa, no dia 12 de março de 2020, quando as aulas foram suspensas. E agora?

Vocês lembram que seriam 15 dias, que poderiam virar 30? E virou todo o ano de 2020. Os professores, já tão sacrificados, tiveram que aprender na marra, a fazer vídeos, gravar aulas, usar e abusar das ferramentas que utilizavam apenas de forma limitada, e de repente tornou-se gênero de primeira necessidade, e para ontem. Não é mesmo?

Esse mundo tecnológico evolui na rapidez da luz. A cada dia um novo app, uma nova nomenclatura, e os alunos conhecem muito mais do que nós, a geração mais velha.

EAD - Uma história 

de longa data

De repente todo mundo começou a falar em ensino EAD, que na verdade no Brasil, teve seu primeiro registro de atividade em 1904, com uma ação do Jornal do Brasil, que começou a oferecer um curso voltado para datilógrafos por meio de correspondências.

A máquina de escrever já foi a grande novidade

A prática logo se tornou comum entre outros jornais do século XX, e grande parte da população se inscrevia nos cursos a fim de se especializar em profissões ligadas à indústria.

Com a iminente evolução econômica e tecnológica, e com o fato de o país ter se tornado cada vez mais industrializado, no ano de 1920, algumas emissoras de rádio brasileiras, transmitiam conhecimento, com o papel no ensino a distância tendo um grande avanço. 

Já na década de 1960 a 1970, o governo criou o Código Brasileiro de Telecomunicações, obrigando emissoras privadas de televisão, a ter programação voltada a fins educativos. Foi o caso dos telecursos, da Rede Globo, e mais tarde, o surgimento das TV’s Cultura e TV Escola.

O EAD começou a tomar espaço nas instituições de ensino brasileiras devido à instauração da Lei n.º 9.394 de 1996, que regulamentou e tornou válida a educação a distância, para todos os níveis de escolarização. Com isso, o Ministério da Educação (MEC), iniciou o credenciamento das faculdades a partir de 1999.

O Telecurso 2000, também foi um importante precursor da modalidade, oferecendo cursos para adultos que não tiveram a oportunidade de estudar e que, ao mesmo tempo, buscavam uma inclusão no mercado de trabalho.

        Então estamos voltando no tempo? Não!!! Estamos sim, é evoluindo. Precisávamos aprender no papel. Precisávamos ser excelentes, para podermos fazer essa transição (que poderia ser mais calma). Contudo, será que se fosse uma situação de escolha, todo o Brasil, estaria reinventando os métodos de Educar?

        Revolução das Tecnologias e a Educação EAD

        É complicado imaginar que um aluno hoje, totalmente ambientado com a tecnologia, ainda aprenda pelos mesmos canais do aluno que estudou na década de 70. Não que fosse ruim antes, mas era para aquela época. e não para o nosso hoje.

O avanço da Tecnologia revolucionou a Educação

De 2009 a 2019, o número de novos alunos em cursos superiores à distância, aumentou 4.7 vezes - saltou de cerca de 330 mil estudantes para mais de um milhão e meio. Ou seja, um crescimento de 378,9%.

Já o índice de ingressantes em graduações presenciais, foi ampliado em escala bem menor: 17,8%. Os dados são do Censo de Educação Superior, divulgado nesta sexta (23), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

        Hoje No Brasil, a educação a distância já ultrapassa o número de vagas da modalidade presencial, e o INEP, órgão ligado ao MEC, registrou, no último ano, um total de 3.177 cursos EAD em vigência no país.

Então vamos aproveitar as boas opções de ensino EAD que temos em nossa cidade e estudar, qualificar-se, fazer a transformação social que sonhamos, mas que só é feita através da Educação.

    Atualmente, a THCursos oferece aproximadamente 170 Cursos Profissionalizantes em diversas áreas, cursos estes na modalidade EAD, que são realizados através da plataforma, onde você escolhe dia, hora, local em que quer estudar, faz uma avaliação e recebe o certificado através da própria plataforma para imprimir no conforto da sua casa e os Certificados emitidos têm validade em todo o território nacional.

Os cursos livres, são válidos para comprovação de carga horária de atividade extracurricular, inclusive para programas internos de ascensão funcional, conforme o Dec. 5.154/2004. E para demais atribuições. Os cursos livres de atualização são liberados pelo MEC e amparados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9.394.

A UniDOM BOSCO tem

nota máxima no MEC 

        Temos cursos de Graduação inéditos na Região, como Engenharia de Produção, Nutrição,  Biomedicina e muitos outros, oferecidos em parceria com a Universidade Dom Bosco.        

Nota Máxima no Ministério da Educação

        Não podemos deixar de mencionar, que a Universidade Dom Bosco, possui 50 anos de tradição. Aliado ao pioneirismo e a inovação do grupo SEB, a faculdade Dom Bosco passa a ser credenciada como Centro Universitário UniDomBosco, com a nota máxima do MEC: que é 5.

        São mais de 350 polos de apoio de ensino a distância, credenciados pelo MEC, em todas as regiões do Brasil. Isto tudo congrega mais de 15 mil estudantes matriculados nas modalidades presencial e a distância, em cursos de graduação e pós-graduação. Se trata de uma plataforma moderna e de fácil acesso, com preços que atendem a realidade que vivemos.

        Então, você está esperando o que para entrar de corpo e alma nesse novo/velho modelo educacional?

Não impeça seu crescimento pelo preconceito ou desconhecimento.

Faça contato 22 97402-2663 ou 996040657 e marque uma hora em nossa secretaria.

TEXTO: Cristiane Thompson Fernandes de Azevedo

Diretora da TH Cursos

    

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Carlinhos Barrias - Bar dos Amigos

 


PARCEIRO


Studio Fênix - Visite


Itaocara Seguros

Core Contabilidade



Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

Referências

Unordered List

Support