-->

sexta-feira, 23 de abril de 2021

Um novo GIGANTE na Aldeia da Pedra: Thobias Ramos, artista plástico, aluno do SEI e de Henrique Resende

É difícil enumerar as pessoas cuja estatura intelectual e artística são GIGANTESCAS, e/ou nasceram, ou viveram (ou vivem) no pequeno pedaço do Brasil, chamado Itaocara. Felizmente, para nós, brasileiros e itaocarenses, estes talentos não param de brotar. Nosso BLOG tem o prazer de apresentar aos leitores, um jovem cujo talento impressiona: Thobias Ramos, artista plástico, aluno de Márcia Malhano, no Colégio SEI, e de Henrique Resende. Um novo GIGANTE que surge na Aldeia da Pedra.

Thobias Ramos ao lado do Mestre Henrique Resende

Nova Voz ONLINE – Quando descobriu que tinha talento para as artes plásticas?

Thobias Ramos - Sempre gostei de desenhar. Por volta dos cinco anos de idade, já demonstrava interesse. Gostava de desenhar nas folhas de caderno e nas paredes da minha casa. Quando fiz 11 anos; Percebi facilidade em desenhar, porém só aos 15 anos, iniciei o curso com o Henrique Resende, para aprimorar as técnicas e aprender mais sobre o mundo artístico.

Desenho da Virgem Maria

Nova Voz ONLINE – Que importância tem estudar com o Henrique Resende e Márcia Malhano no SEI, para desenvolver esse talento?

Thobias Ramos - Para mim foi e; é de grande importância estudar com o Henrique Resende, porque além de ser um grande artista; ele tornou-se um grande amigo. Trata-se de uma pessoa humilde e inteligente que fez e faz grande diferença em minha vida. E estudar no SEI, ser aluno da professora Márcia Malhano, é sensacional. Ela estimula todos os alunos a serem o melhor que puderem ser. Não só como artistas. Mas, como pessoas, principalmente.

Cachorro Colorido - By Thobias Ramos

Nova Voz ONLINE – Nos fale sobre sua arte. Sobre seus desenhos...

Thobias Ramos - Em meus desenhos tento sempre fazer um trabalho diferenciado. Utilizo novas técnicas; explorando minha criatividade e tendo como referência os grandes mestres da arte.

Nova Voz ONLINE – O que lhe inspira? Vem do nada ou você reage ao que vê e sente, e põe na tela? Ou ambos?

Thobias Ramos - Sempre estou buscando a minha evolução como artista. Minha inspiração é o desejo de ser melhor a cada dia. O desenho é algo que me gera prazer. Tenho muitas ideias do nada e costumo passa-las para o papel, selecionando apenas aquelas que irei conseguir explorar mais a minha criatividade e sentimentos para que venha se tornar algo impactante.

Um clássico: A Monalisa 

Nova Voz ONLINE – Que técnicas usa em suas obras?

Thobias Ramos - Gosto de aprender todas as técnicas. Porém, as que o uso com mais frequência em minhas obras são: a técnica do Sfumado e a técnica do Rabisco. Acho interessante utilizar materiais mais simples, pois até com o básico é possível ser feito desenhos mágicos ou especiais. O exemplo disso está em muitos desenhos que fiz; utilizando o papel paraná, papel de pão e materiais brutos como gesso e carvão vegetal.

Nova Voz ONLINE – Buscar desenvolver o seu talento como artista plástico, tem um efeito no seu próprio desenvolvimento como ser humano? De que forma?

Thobias Ramos - Sim. A minha vida mudou bastante. Ganhei autoconfiança, passei a acreditar mais em meu potencial, me tornei uma pessoa mais motivada e ativa.

Thobias Ramos é aluno do Colégio SEI Itaocara, onde estuda com a Professora e Artista Plástica, Márcia Malhano a quem agradece pelo incentivo e aprendizado 

Nova Voz ONLINE – Acha que criar ambientes e espaços, para que os artistas possam se expressar, independente do talento artístico que possuem, é importante? Qual o porquê da sua resposta?

Thobias Ramos - Ter um local adequado para os artistas mostrarem o seu trabalho seria importante, se isso fosse possível; pessoas teriam a oportunidade de expor o seu talento, se tornarem conhecidas e reconhecidas pelo que fazem de melhor. Desta forma tanto o artista seria valorizado, quanto a cidade seria valorizada.

A PRAÇA DA MATEMÁTICA, virando arte por Thobias

Nova Voz ONLINE – Neste momento, para desenvolver o seu trabalho, o que acha que lhe falta? Se pudesse fazer um pedido aos nossos leitores, o que seria?

Thobias Ramos - Um local mais silencioso e propício; somente para este fim, também um poder aquisitivo melhor ajudaria para investir em materiais diversificados. Para os leitores eu diria que: valorizassem os artistas da cidade e que me disponho a ouvir sugestões e críticas a respeito de meus desenhos. Acredito que desta forma todos nós ganharemos através da diversidade.

O craque Neymar desenhado pelo artista Thobias Ramos

Nova Voz ONLINE – Itaocara é uma terra cuja vocação para cultura parece natural. Seja nas artes plásticas, na música, na poesia, na dança, na interpretação, inúmeros são os talentos. Acha que falta institucionalizar isto? Ou seja, uma política pública, que não fosse uma política de cultura de um governo, mas que fosse perene, independente de quem governasse.

Thobias Ramos - Seria ótimo, pois as crianças teriam um bom acesso à cultura e suas habilidades e talentos seriam desenvolvidos, reconhecidos e valorizados, desde a infância. Itaocara ganharia a identidade por priorizar o meio artístico e valorizar as habilidades humanas de cada um.

Desenho da Madonna Rosa

Nova Voz ONLINE – A Pandemia também vem sendo um problema para os artistas, visto que não podem exibir sua arte, por causa das restrições de contato entre as pessoas?

Thobias Ramos - A pandemia realmente afetou de forma negativa os artistas.  Grandes exposições foram canceladas, os cursos presenciais foram interrompidos, mas devemos utilizar a ferramenta que temos no momento: a internet. Sempre uso as redes sociais para divulgar o meu trabalho e negociar com os clientes por lá mesmo. Não nego que haja diferença; mas tem funcionado até o momento.

Desenho empregando a Técnica do Rabisco

Nova Voz ONLINE – Fique à vontade, para se dirigir aos nossos leitores.

Thobias Ramos – Meu recado aos leitores é: ‘para ter um bom resultado tanto na vida quanto na arte precisamos manter o foco, se esforçar, e ter atitude. Desenhar é como construir uma casa. Antes de estar embolsada e pintada não há beleza. No desenho é a mesma coisa. Os primeiros traços ainda não é possível contemplar o belo, mas a partir da finalização de cada camada a mágica vai acontecendo. O resultado não está no papel, mas na mente da pessoa que projetou a arte’.




Share:

4 comentários:

  1. Fantástico!! Grande artista e um grande ser humano.
    Tobias, tenho muito orgulho de você!!

    ResponderExcluir
  2. Thobias é realmente um grande talento!
    Sua dedicação é surpreendente e talvez seja um dos grandes segredos do seu sucesso!
    Parabéns Thobias!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, grande artista e continue se aperfeiçoando!

    ResponderExcluir

Carlinhos Barrias - Bar dos Amigos

 


PARCEIRO


Studio Fênix - Visite


Itaocara Seguros

Core Contabilidade



Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

Referências

Unordered List

Support