-->

quinta-feira, 2 de setembro de 2021

Projeto Piabanha: o Rio Paraíba do Sul é nosso. Somente com informação a cidadania ambiental será plena

Ha 60 anos o córrego de Caxias possuía água limpa, transparente e com muitos peixes como piaus, cascudos, traíras dentre outros! Além disso, fazia a alegria, sobretudo das crianças, que brincavam em sua água e sonhavam perto dela.

Itaocara e o Rio Paraíba

O Córrego nasce no distrito de Caeté, em Itaocara. Infelizmente, muita coisa mudou e hoje é conhecido como o Valão de Caxias. Ao longo do seu trajeto, recebe esgoto desse povoado, dos bairros Adovani, Sardinha, Caxias e do centro de Itaocara.

Como deixamos um lindo córrego passar a “correr” entre o concreto e se transformar em uma calha de esgoto?

Com o intuito de escondê-lo e retirá-lo da paisagem chegamos ao ponto de cobri-lo com concreto... Infelizmente o problema não parou por aí, pois essa água, agora extremamente contaminada e mal cheirosa, contribui com a degradação do nosso querido rio Paraíba do Sul e por sua vez com a extinção de espécies de peixes, como a Piabanha, o surubim-do-Paraíba e a grumatã.

Desta forma é importante que todos conheçam essa breve história, pois só assim poderemos reverter essa situação cobrando do poder público e da sociedade ações que visem à recuperação ambiental deste córrego que um dia já foi motivo de orgulho dos moradores do município.

O primeiro passo para essa mudança é a avaliação da classe de contaminação em que se encontra o Córrego de Caxias. Para isso, estamos realizando o monitoramento do Índice da Qualidade das Águas (IQA), utilizando os kits fornecidos pela S.O.S. Mata Atlântica e metodologias fornecidas pelo projeto “Observando os Rios”. O IQA é o principal indicador qualitativo de águas para abastecimento usado no país. É calculado a partir de dados de temperatura da água, pH, Oxigênio Dissolvido, resíduo total, DBO, coliformes totais, N-total, P-total e turbidez.

Para monitorar e gerar os valores de IQA nos três pontos identificados no mapa (Figura acima), as amostras têm sido coletadas mensalmente pelos alunos bolsistas do curso de Ciências Biológicas do CERDERJ/UENF e pelos biólogos bolsistas Universidade Aberta,  sob a coordenação dos professores do Laboratório de Ciências Ambientais/UENF, do Projeto Piabanha e da SOS Mata Atlântica.

Resultados:

A água que entra na cidade de Itaocara (localidade Final de Linha) tem qualidade com predomínio da classe BOA, no córrego Caxias predomina a classe RUIM e no ponto que fica depois da cidade de Itaocara (localidade Curva da Piteira) tem a qualidade REGULAR.

Nota-se que a água que entra na cidade de Itaocara tem a qualidade melhor e que o lançamento de esgotos e lixos no córrego Caxias podem estar alterando a qualidade das águas.

Equipe:

Adriane Nunes de Souza, Ana Luiza da Silva Pereira Vaz, Carlos Eduardo Veiga de Carvalho, Caroline Pereira Henrique de Souza, Guilherme Souza, Lucas Henrique Cortat, Marcos Sarmet Moreira de Barros Salomão, Paulo Pedrosa, Vitória Ingrid Ferreira da Silva, Priscila Salgado de Souza, Natália Soares e Luíz Felipe Daudt de Oliveira.



Share:

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO


PARCEIRO


Studio Fênix - Visite


Itaocara Seguros

Core Contabilidade



Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

Referências

Unordered List

Support