-->

sábado, 11 de setembro de 2021

Terceiro Livro de Valéria Leão é uma obra poética que reflete o momento de pandemia pelo qual passamos

A sensibilidade da escritora Valéria Leão resultou num livro de poesias que revela muitos sentimentos surgidos neste momento único que a humanidade passa, no enfrentamento da pandemia de coronavírus.

Valéria e o marido Luiz Leão antes da Pandemia
Nova Voz ONLINE - O que pode nos adiantar sobre o novo livro?

Valéria Leão - Este é o meu primeiro livro dedicado, exclusivamente, à poesia. Nos meses que antecederam a chegada da COVID 19 no Brasil, eu estava escrevendo o meu livro de crônicas - OS AFETOS QUE NOS AFETAM, que seria entregue à editora logo após o carnaval de 2019. Infelizmente, a pandemia chegou e virou nossas vidas de cabeça para baixo; a vida mudou e nossos planos foram alterados.

Nova Voz ONLINE – Como isso afetou seu processo criativo?

Valéria Leão - Nos primeiros meses do recolhimento social, fui convidada para participar de uma campanha para espalhar poesia na quarentena: Pra Gente Lembrar da Poesia da Vida, Canal ArteCult.com. Apesar de ter ficado um pouco indecisa no início, acabei aceitando o convite e comecei a escrever os meus primeiros poemas. Como uma coisa puxa a outra, hoje tenho poemas selecionados e publicados em várias antologias poéticas. Com tudo isso, o projeto do segundo livro foi alterado e as crônicas passaram a dividir o espaço com a poesia. Até o mês de junho, próximo passado, não estava nos meus projetos lançar um livro de poemas, uma vez que eu já havia lançado em janeiro desse ano o livro de crônicas e poemas. Esse novo livro não estava na minha programação, porém, após participar como coautora de algumas coletâneas da Editora MWG, não tive como resistir à uma proposta tentadora do jovem e promissor editor paulista, Marcos Nascimento.

Nova Voz ONLINE - Ele foi escrito durante esse período da pandemia. Você, de alguma forma, leva esse tema para o livro?

Valéria Leão - Impossível não abordar esse tema. A pandemia nos afetou a todos e de todas as formas. A nova rotina que se impôs, nos levou a refletir sobre muitas questões que andavam adormecidas em meio às preocupações e ocupações dos nossos dias. Sempre com uma fé inabalável e um otimismo realista, abordo os temas que mais me tocaram nesses últimos tempos.

Nova Voz ONLINE – Como assim?

Valéria Leão - Este novo livro é um convite para uma viagem imaginária pelos caminhos da paz de espírito e da esperança em dias melhores. Se os abraços físicos precisaram ser evitados nos últimos meses, por questões alheias à nossa vontade, nesta nova obra eu busco trazer um pouco de aconchego para a alma dos que estão saudosos e à espera de um novo tempo. Um tempo repleto de abraços.

A nova obra literária da escritora Valéria Leão

Nova Voz ONLINE - O terceiro livro é mais fácil do que o primeiro?

Valéria Leão - Sim e não. Mais fácil, porque escrever é um processo de criação, que vai se aprimorando com a prática. Mais difícil, porque, além das minhas próprias cobranças, existe, agora, a expectativa do leitor em relação à nova obra. Esse novo livro, por exemplo, está saindo em uma edição limitada e, com isso, já existe uma lista de pré-venda aguardando pelo lançamento. Você pode imaginar o tamanho da minha satisfação e da minha responsabilidade?

Nova Voz Online – Escrever para você, tem que significado?

Valéria Leão - Eu poderia te responder dizendo apenas: escrever é a minha melhor terapia. Contudo, escrever para mim, é compartilhar sentimentos com os afetos que me afetam. Escrever para mim, é um exercício de autoconhecimento, é uma tentativa de me entender cada vez mais, é uma tentativa de me traduzir. Conhecendo-me um pouco mais, quem sabe, eu não consiga entender melhor o mundo que me cerca e o universo particular do "outro".

Nova Voz ONLINE – “Quisera eu ter o dom de, com minhas palavras, abraçar almas e aquietar corações”. Essa manifestação expressa a necessidade de maior generosidade entre nós?

Valéria Leão - Com certeza! Empatia virou palavra da moda, mas, precisamos ir além do modismo. O mundo nunca precisou tanto de solidariedade. Quem não consegue enxergar a gravidade da situação atual, não entendeu nada da vida. Quem não saiu do conforto da sua "bolha" e não prestou nenhum tipo de auxílio, seja ele o auxílio que for, ao seu semelhante, nesses últimos meses, precisa rever os seus conceitos.

Nova Voz ONLINE - Quem são as pessoas que gostaria de destacar e agradecer, nesse caminho até o lançamento da sua terceira obra literária?

Valéria Leão - Em primeiríssimo lugar, minha mãe, Dona Nely Souza Leão, a profetisa que sempre acreditou que eu seria escritora. Meu inesquecível pai, Ataide Faria Leite, pelo legado de honestidade e correção que nos deixou. Meu amado marido, Luiz Carlos Leão, meu maior incentivador, meu primeiro leitor, meu revisor de textos e crítico atento, sempre me incentivando na busca pelo aprimoramento. Minhas filhas do coração, Viviane e Luísa, são grandes incentivadoras e fontes inesgotáveis de inspiração. Meu padrinho literário, o escritor e poeta Enéas Quintal - foi ele que conduziu, com suas orientações e generosa disposição, meus primeiros passos no universo literário.

Nova Voz ONLINE – Parabéns por manifestar gratidão a tantas pessoas!

Valéria Leão – Calma, pois não está nem perto de acabar (risos). O jornalista, José Geraldo Cardoso, amigo fraterno, que sempre divulgou o meu trabalho e, mais recentemente, me presenteou com o belo texto da primeira orelha do novo livro. Você, meu caro amigo Ronald Thompson, sempre gentil e generoso, que me cede esse seu importante espaço para a divulgação das minhas obras. Por último, mas não menos importante, minha gratidão ao escritor e poeta, Emir Larangeira, pelas generosas críticas que faz à minha escrita e pelo primoroso prefácio da sua lavra, que abre o meu novo livro. Enfim, são muitos os familiares e bons amigos que enriquecem essa minha caminhada. A todos os brincantes da roda da minha ciranda, deixo o meu abraço na alma. Valéria é o meu primeiro nome, Gratidão é o meu sobrenome.

Nova Voz ONLINE - Para concluir, fique à vontade, nos falando sobre a noite de autógrafos no próximo dia 24 de Setembro, na cidade do Rio.

Valéria Leão - Na verdade, no próximo dia 24 de setembro, estarei lançando o meu novo livro de poemas, UM ABRAÇO NA ALMA, mas, também, estarei aproveitando a oportunidade para celebrar o lançamento do segundo livro, OS AFETOS QUE NOS AFETAM. Em virtude da pandemia, no último mês de janeiro, não houve lançamento presencial do segundo livro, por isso, essa será uma noite de dupla comemoração. Eu, que saí quase uma menina, da Princesinha do Paraíba (Itaocara) agora, como uma jovem senhora, lanço minhas obras na Princesinha do Mar (Copacabana). O local do evento não poderia ter um nome mais apropriado: Garota de Copacabana. Trinta e sete anos após a minha chegada por essas paragens, é como me sinto: uma garota, com muitas histórias para compartilhar. Tudo isso, ao som da voz e violão da minha irmã de alma, Mary Soares. Como muito bem dito pelo grande Ferreira Gullar: "A arte existe porque a vida não basta". Será uma noite de reencontro de bons amigos e de celebração da vida, da literatura e da boa MPB.



Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Carlinhos Barrias - Bar dos Amigos

 


PARCEIRO


Studio Fênix - Visite


Itaocara Seguros

Core Contabilidade



Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

Referências

Unordered List

Support