-->

quarta-feira, 8 de abril de 2020

Um Pouco de Poesia Para Tornar Melhor Nosso Dia – Versos da Escritora Valéria Leão

Neste Mundo tão áspero, tão cheio de dúvidas. Neste momento que estamos passando, de grande preocupação, ainda bem que existe a poesia, os versos, de pessoas fantásticas, como nossa leitora, a escritora e advogada, Valéria Faria. Leia abaixo os dois poemas que ela nos enviou e compartilhamos agora, com todos vocês.
A escritora e poetisa Valéria Leão com o marido Luiz Carlos Leão
POESIA CONCRETA
DA PROSA AO VERSO

Não faço versos. Faço prosa.
Minha escrita é puro sentimento.
Sem métrica, regras ou rimas.
Por vezes, sem correção.
Palavras rasas ou profundas.
A única constante é a genuína emoção.

Quem me dera ter o dom de Cora,
que com poesia, traduzia toda a sua sabedoria que até hoje nos inspira com simplicidade e paixão. Quem me dera seus doces na cozinha da velha casa de Goiás. Quem me dera...

Nesse maravilhoso mundo das palavras, quisera eu ter o talento para transformar prosa em verso e me lançar nesse universo de autoras geniais.

Se me faltam as rimas em versos cheios de métricas, que nunca me falte a inspiração.

Que eu siga com minha poesia concreta.
Sem rimas, amarras, limitações.
Que eu siga autêntica por onde eu for.

Quem sabe, com alguma sorte, compartilhando sentimentos, seguirei tocando almas, mentes e corações?

Quem sabe, no Universo dos meus afetos eu não encontre uma motivação para seguir me reinventando e, transformando prosa em verso, eu alcance a rima perfeita para traduzir as minhas emoções?

Quem sabe se, sob as bênçãos de Cecília, Cora e Adélia, que à tantas inspiraram, minha obra tão singela, não motive outras mulheres a seguirem esse caminho com suas estrofes em quartetos, tercetos ou como lhes convier? Quem sabe, da prosa o verso?

Quem sabe, no futuro incerto, de prosa faço verso? Oxalá eu consiga, seja com minha prosa ou em versos, continuar tocando almas, mentes e corações.

VIDA

Vida.
Vida que segue.
Diuturnamente na lida.

Vida que nos encanta.
Espanta.
Vida vivida.
Sofrida.
Amadurecida.

Vida que nos comove.
Move.
Inspira.

Vida que estanca.
Que pausa.
Que reflete.
Que humaniza.
Vida que sofre com a dor que não é sua.
Vida que cuida,
acalma, acalenta.
Vida que se expõe ao risco e se doa para salvar outras vidas.

Vida que clama por atenção e calma.
Que faz calar a alma,
que nos obriga a pensar.
O que andávamos fazendo de nossas breves vidas?

Vida que no silêncio dos templos vazios,
nas orações de toda fé,
não importa em que idioma, só quer mesmo voltar a ser, o que já não é.

Vida que, retomada a rotina, jamais será como era,
mas que, por certo, será melhor do que é.

Vida.
Passado.
Presente.
Futuro?
Vida que se reinventa.

Como será essa nova vida?
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Carlinhos Barrias - Bar dos Amigos

 


PARCEIRO


Studio Fênix - Visite


Itaocara Seguros

Core Contabilidade



Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

Referências

Unordered List

Support