-->

domingo, 6 de outubro de 2019

A Itaocarense e Cidadã do Mundo, Laurinda Ferreira, fala sobre nossa Aldeia da Pedra nos 129 anos do Município

O Temperamento calmo e reflexivo, por vezes pode fazer o interlocutor não perceber a grandiosidade desta mulher, Laurinda Ferreira, nascida em Itaocara, e que superou diversos desafios, para tornar-se cidadã do Mundo. Em suas viagens adquiriu experiências que podem contribuir muito com a edificação de uma Itaocara melhor.
Laurinda jantando com o esposo Rodolfo Murilo nos EUA
Nova Voz On Line – Quais são suas principais lembranças de infância em Itaocara?
Professora Laurinda Ferreira - As melhores lembranças de infância ficaram nas praças de Itaocara. Eram os lugares os quais eu sempre visitava na companhia de outras crianças - primos que vinham de Nova Friburgo passar as férias em Itaocara. Lembro-me de que a minha praça preferida era a da Geografia, pois lá, eu já olhava o globo terrestre com curiosidade e admiração.

Nova Voz On Line – Quem foi sua primeira professora ou primeiros professores?
Professora Laurinda Ferreira - A primeira professora, que me marcou para sempre, foi Marly Veiga (já falecida). Ela foi a minha alfabetizadora. Naquela época,  no ano de 1987, eu já brincava de ser professora. Inspirava-me nela. Colocava os gatos que tínhamos em casa como alunos. Fingia estar dando aulas (Risos).

Nova Voz On Line – Que legal!
Professora Laurinda Ferreira - Outra professora maravilhosa, que me marcou muito, foi a Rita Lontra, de Geografia. Ela me emprestava suas revistas Veja, já que eu não tinha condições de comprar (semanalmente). Foi através da leitura e de sua boa vontade, que tinha conhecimento sobre diversos assuntos. Algumas outras professoras também me inspiraram e me ajudaram a ser quem sou hoje: Vera Poubel, Adriana Barros, Eliana Ferreira, dentre tantas outras que me guiaram e contribuíram para o meu crescimento pessoal e intelectual.
Laurinda com amigos em Belgrado, Sérvia
Nova Voz On Line – Tem alguma pessoa especial, em nossa cidade, que admira?
Professora Laurinda Ferreira – Somos berço de grandes homens e mulheres. São diversas personalidades Itaocarenses de destaque. Mas sempre admirei o Dr. Carlos Moacyr de Faria Souto, ex-prefeito de Itaocara. Dentre suas muitas realizações, ele construiu a praça da Geografia, localizada na beira rio, local onde  sempre ia para ver o globo terrestre. Me estimulou a conhecer outros lugares do Mundo. Porém, É CLARO, que a pessoa a quem mais admiro, só poderia ser a minha mãezinha Ermelinda. (Risos). Sem ela, eu tampouco teria chegado a este mundo. Tudo o que conquistei, devo a ela. Minha Mãe é realmente MARAVILHOSA.

Nova Voz On Line - Você cresceu, viajou e mudou. Já pensou que aquela menina da nossa pequena cidade, hoje é cidadã do mundo?
Professora Laurinda Ferreira – Viajar e ver múltiplos lugares, culturas diferentes, me tornou mais modesta. Percebi quão pequena sou diante do mundo. Por outro lado, você se torna uma pessoa mais crítica e, naturalmente, inicia uma mudança como ser humano. Eu acredito que ver o mundo e suas diversidades nos faz refletir. Por exemplo, conhecemos coisas lá fora e sonhamos em como nossa cidade ou país poderia ser: “Isso poderia existir em minha cidade”; ou, “que bom seria se tivéssemos um transporte público como este em nosso país”; e ainda “eu gostaria que Itaocara fosse tão arborizada e limpa quanto Clayton”. Estas reflexões estão sempre em minha mente. Você vê cidades lindas e começa a sonhar com a sua. Lembrando que não há lugares que não tenham seus problemas.

O Curso Forever e Clayton (Califórnia)

Nova Voz On Line – Você foi, ou pelo menos às vezes vai, mas está sempre aqui, através do seu curso, o FOREVER. Como surgiu a ideia de cria-lo?
Professora Laurinda Ferreira – A ideia de criá-lo aconteceu como um presente divino: eu estava indo para o curso de inglês que fazia na cidade de São Francisco, Califórnia, quando vi o nome FOREVER escrito em uma loja. Me serviu de inspiração. Isso aconteceu em uma manhã fria do dia 12 de janeiro de 2012. Naquele momento, tive a ideia de escrever um material cujo título seria FOREVER, que significa “para sempre”. E assim, trabalhei incessantemente em cima do projeto. Não tive dúvidas de que criaria algo que mudaria a minha vida e as dos alunos para sempre. A partir desta criação, tenho ensinado e aprendido muito da língua inglesa. E aqui estamos. São quase 8 anos de existência.
Gabriela, Vânia e Mariana exibindo o Certificado do Curso Forever
Nova Voz On Line - O seu vídeo sobre Clayton, na Califórnia, foi muito legal. Pequenas coisas tornam a cidade onde mora nos EUA, bem especiais. Acha que Itaocara também poderia ter aquele tipo de beleza?
Professora Laurinda Ferreira – A resposta é um SIM ABSOLUTO! Itaocara poderia ter um pouco de Clayton; embora estejamos falando de culturas totalmente diferentes. Clayton é extremamente limpa e arborizada; já a cidade de São Francisco, que é uma metrópole, tem locais com lixo no chão. Quando conheço cidades como Clayton, ou Belgrado, na Sérvia, que me surpreendeu muito pela sua limpeza e ruas impecáveis, penso em como Itaocara poderia ser mais limpa, mais arborizada, com praças bem cuidadas. Mas isso envolve um trabalho de equipe, que inicia na administração pública e tem 100% de participação da comunidade. É preciso que haja interesse e conscientização da importância de cada um fazer a sua parte, começando pelas pequenas ações.

Nova Voz On Line – O trabalho é conjunto, unindo o Governo e o Cidadão?
Professora Laurinda Ferreira – Só funciona se for assim. Eu acho que a LIMPEZA Pública podia melhorar muito em Itaocara. Mas, para isto, a Prefeitura tem que fazer melhor a sua parte e o cidadão, não pode jogar lixo no chão, deixar entulho de obras, por exemplo, esparramado nas calçadas e vias públicas. Se somente um fizer a sua parte, não teremos uma cidade limpa. Em Clayton, a Prefeitura merece aplausos e elogios pela exemplar limpeza urbana. Seria interessante alguém do poder público de Itaocara ir visitar, para aprender como é feito. Entretanto, igualmente, o cidadão precisa ter zelo, fazendo à sua parte, para que as ruas, as avenidas, os parques e os terrenos particulares, fiquem limpíssimos. É questão de educação.

Nova Voz On Line – Por falar nisto, aproveitando a deixa, o que mais acha que precisa melhorar em Itaocara?
Professora Laurinda Ferreira – Vou responder sem querer gerar polêmica, nem atacar ninguém. Apenas dar a opinião de quem viajou por algumas cidades pelo Mundo e ama Itaocara, tendo grande desejo de ajudar para que sejamos melhores.

Nova Voz On Line – Fique à vontade!
Professora Laurinda Ferreira – Penso que a cidade precisa melhorar em vários aspectos. Algumas ações que, acredito, sejam menos complexas e mais fáceis de colocarmos em prática. Por exemplo, o lixo urbano que estamos falando. Há locais na cidade em que o lixo fica espalhado no chão. Acredito que uma solução simples seria adquirir novas lixeiras, que possam ser fechadas e haver sempre a coleta seletiva. Por outro lado, há ruas em péssimo estado; locais em que o asfalto está em sua maior parte desgastado, com buracos por toda a via. Os anos passam e nenhum trabalho de asfaltamento tem sido feito, deixando a cidade com aspecto de abandono. Isso incomoda.

Nova Voz On Line – Especialmente para quem está habituada a outra realidade, não é mesmo?
Professora Laurinda Ferreira – Nem é isto. Sou uma pessoa simples. Mas, por exemplo, outra observação a ser feita é em relação à arborização. As árvores são essenciais para o conforto térmico, já que nossa cidade sofre muito com o calor. Tenho observado algumas podas bastante agressivas e cortes de árvores grandes e antigas. Precisamos mudar esta mentalidade e começar a respeitar mais a natureza. Se Itaocara tivesse um trabalho constante de arborização nos bairros, praças e arredores, a cidade certamente teria uma aparência melhor. Com alguns cuidados iniciais, Itaocara atrairia mais visitantes, gerando recursos para o comércio local, além de motivar a própria população a fazer a sua parte, transformando assim, a aparência geral da cidade.

Mahdi Shakib e os 129 anos de Itaocara

Nova Voz On Line – Por indicação sua, Mahdi Shakib, que faz parte da sua história, esteve em Itaocara. Pode nos falar (primeiro) sobre ele e o que ele achou do município?
Professora Laurinda Ferreira – Mahdi Shakib é um cidadão do Mundo que nasceu na Somália, leste da África. Ele é naturalizado americano. Tornou-se um grande amigo. Foi quem me recebeu em 2011, no aeroporto de Atlanta, Estados Unidos, quando viajei pela primeira vez. A partir do nosso encontro, Shakib se transformou em personagem do curso. Ele sempre dizia que um dia viria ao Brasil, então, eu o convidei para vir a Itaocara.
Mahid Shakib (de terno) com a Família Forever
Nova Voz On Line - Qual impressão levou da nossa terra?
Professora Laurinda Ferreira – As palavras dele, ao relatar as experiências vividas com os alunos do curso, amigos e minha família, foram de encantamento, pela atenção e acolhimento que foram incomparáveis. Sua impressão foi muito positiva. A comida, as pessoas as quais ele conversou - tudo se transformou em belas memórias dos primeiros lugares que ele visitou na América do Sul: Rio de Janeiro, Nova Friburgo e Itaocara. Ele voltará um dia e eu espero estar aqui para recebê-lo.

Nova Voz On Line – Itaocara faz aniversário dia 28 de Outubro (129 anos). Se pudesse dar um presente ao município, qual seria?
Professora Laurinda Ferreira – Difícil escolher. A aniversariante precisa de tantos presentes. Penso que a nossa cidade mereça uma gestão publica mais engajada, com decisões práticas que gerem resultados em que toda a população se beneficie. Principalmente no que tange à educação. Com mais opções aos jovens que precisam estudar e ingressar no mercado de trabalho. Também maior atenção à saúde pública, com foco nos que mais necessitam. E como já mencionado, a aparência de nossa cidade precisa ser trabalhada, com atenção especial à limpeza em geral.

Nova Voz On Line – Você parece um pouco desapontada, neste momento. É isto?
Professora Laurinda Ferreira – Não quero polemizar, mas vejo que necessitamos mudar. Mesmo pequenas transformações, no longo prazo, tem o potencial de produzir grandes resultados transformando para melhor a vida das pessoas. Por fim, deixo os meus parabéns recheados de gratidão aos 129 anos de minha cidade natal e que as futuras gerações possam colher os frutos de decisões sábias do presente. Agradeço à Nova Voz Online, especialmente ao Thompson, a Cristiane e a Giovanna, pela oportunidade especial de participar desta série de publicações, em homenagem a nossa cidade Itaocara.

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Carlinhos Barrias - Bar dos Amigos

 


PARCEIRO


Studio Fênix - Visite


Itaocara Seguros

Core Contabilidade



Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

Referências

Unordered List

Support