-->

sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Drª. Alda Maria Antunes Bustamente, fala sobre seu Pai João e sua Mãe Therezinha, nos 129 anos de Itaocara

Minha amiga Cristiane Thompson pediu-me um texto falando sobre minha vida, para divulgar numa série que está publicando em seu BLOG, em comemoração aos 129 anos de Itaocara. Pensei bem. Peço licença a ela e aos leitores. Mas gostaria de contar a história dos meus pais.
Registro histórico: Dr. Alda e irmãos, com os pais, João e Therezinha
Meu Pai, João Muniz Antunes, nasceu em 11/01/1923, em Nova Friburgo. Faleceu em 14/02/2014, em Itaocara, aos 91 anos. Estudou até a 1ª série.

Minha Mãe, Therezinha de Jesus da Silva Antunes, nasceu em 29/09/1925, em Silveira Carvalho, MG. Estudou até a 5ª série.

Eles se Casaram no dia 22/07/1950. Permaneceram casados durante 63 anos e 6 meses. Começaram a vida em Itaocara. Depois se mudaram para a cidade de Muriaé/MG. Mais tarde voltaram pra Itaocara, onde se estabeleceram definitivamente.

Meu Pai foi mecânico de bicicletas, técnico em conserto de rádio e televisão, em eletrodomésticos e refrigeração. Passava sinteco, fazia chaves. Também foi comerciante, possuindo sorveteria e padaria.

Minha Mãe foi costureira. Inclusive de alta costura. Cobria botões, vendia cosméticos de revista, vendia tecidos em cartelas de amostras, artigos de presente e decoração, fazia salgadinho e bolos por encomenda. Teve uma cantina por anos no Colégio João Brasil, atual Nildo Nara. E ajudou meu Pai na sorveteria e na padaria.

Juntos, com tudo, em meio a todas as lutas, tiveram quatro filhos: Márcio Antônio Tadeu Antunes, nascido em 03/06/1951 e falecido em 17/12/2018. Formou-se Médico. Residia em Miracema. Paulo José Camilo Antunes, nascido em 14/04/1953. É Militar. Coronel, Farmacêutico da Aeronáutica, residente em Niterói. Eu, Alda Maria Antunes Bustamante, nascida em 03/03/1959. Médica, residente em Itaocara e Patrícia Antunes Cristofaro, nascida em 18/08/1966. Professora de Educação Física e Empreendedora no Grupo Jeunesse, residente no Rio de Janeiro.
Da união entre João e Therezinha vieram os filhos, netos e bisnetos
Foram agraciados por DEUS com oito netos: Thiago, Matheus, Ivy, Letícia, Márcio Jr, Ana Clara, Pedro e Isabela e quatro bisnetos Eduarda, Thiago, Luysa e Isabella. O casal tinha muita fé. Católicos praticantes, e, consequentemente, no amor, na fidelidade, na luta e trabalho incansáveis, em prol de educar os filhos.

Minha Mãe Thereza sonhou. E levou meu Pai João, junto em seu sonho, em formar seus filhos. Minha Mãe queria ter sido enfermeira, mas o ensino público era até a 5ª série, apenas. Depois tinha que pagar e ela não condições econômica para isto. Exerceu suas atividades de enfermeira leiga, dando banho em recém-nascidos até curar o umbigo. A gente vê pessoas da cidade, na faixa dos até 55 anos, que ela cuidou. Como filha, me orgulho muito disto.

Meus pais trabalharam, trabalharam e trabalharam. As atividades iam se somando. Faziam tudo ao mesmo tempo. E nós, os filhos, ajudávamos. Os meninos ajudavam o pai e as meninas ajudavam a mãe. Mesmo e já na faculdade. Deus providenciando, um casal sonhando e lutando, os filhos ajudando e fazendo jus aos esforços.

É essa a história. E se ouve na cidade: “João consertou minha geladeira”, “sintecou minha casa”, “vendi muito picolé feito por ele na roça”. E “Tereza curou o umbigo de meus filhos”, “costurou muito pra mim”, “o bolo de açúcar e limão da Tereza, a empadinha da Tereza, eram divinos”.

Eu e meus irmãos Agradecemos a Deus por sua Misericórdia pra conosco e o povo de Itaocara, que valorizou o trabalho de nossos pais, nos permitindo estudar e realizar o sonho de um casal.

E que DEUS possa proteger a abençoar cada família que vive em nossa cidade, fundada por Frei Tomas, com saúde, amor e harmonia familiar. Parabéns Itaocara, pelos seus 129 anos.
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Carlinhos Barrias - Bar dos Amigos

 


PARCEIRO


Studio Fênix - Visite


Itaocara Seguros

Core Contabilidade



Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

Referências

Unordered List

Support