-->

domingo, 16 de agosto de 2020

NÃO BASTA NÃO SER RACISTA É PRECISO LUTAR CONTRA O RACISMO - Texto: Valéria Leão, Itaocarense, Professora, Advogada, Escritora, Poetisa e Membro da Manada dos Inquietos

A pandemia, com todos os seus efeitos nefastos, tem tirado a paz dos nossos dias. A COVID 19 e a política nacional, em razão da gravidade e dos reflexos de ambas em nossas vidas, são os temas centrais das conversas na atualidade.
Valéria participando da Bienal Internacional do Livro no ano de 2019
Em meio a tudo isso, ainda, temos que assistir, chocados, cenas de racismo explícito. Como já é de conhecimento de muitos de vocês, durante esse período de recolhimento social, eu tenho me dedicado à poesia.
Valéria e Luiz durante o Festival Gastronômico de Itaocara
Escrever me conecta com o Divino e me faz lembrar que há beleza e poesia na vida. Aceitei, entre comovida e lisonjeada, o convite para participar de uma antologia poética, cujo o tema é o racismo.
Leitores e fãs especiais da nossa escritora, Valéria Leão
Compartilho com vocês nesse domingo o poema de minha autoria, RACISMO NÃO! Uma honra participar da obra EU CRIOULO, Editora MWG, um belo trabalho do editor Marcos Nascimento.

Não basta não ser racista é preciso lutar contra o racismo.

RACISMO NÃO!
Ela pode ser passista,
jornalista, cientista, ministra.
Mulher negra, decidida,
pode ser o que quiser.

Ele pode ser atleta,
poeta, astronauta, desembargador.
Homem negro, destemido,
pode chegar onde quiser.

Eles podem escolher qualquer caminho, seja ele, o caminho que for.
Sabem, bem, por experiência,
não há caminhada sem dor.

Ambos sabem que vivem
a triste realidade de um mundo absurdo
que separa as pessoas
pelo seu gênero e cor.

Ambos sabem que suas escolhas enfrentarão barreiras invisíveis, disfarçadas, dissimuladas ou não.
Barreiras de segregação.
Barreiras, por vezes, escancaradas
que envergonham os cidadãos
de bem de uma nação.
Herança de um período cruel
em que irmão escravizou irmão.

Discriminação racial,
social, cultural.
Discriminação ancestral.
Racismo estrutural.
Enraizado em mentes estúpidas.
Continua semeando o mal.

Mesmo que não seja esse,
exatamente, o meu "lugar de fala"
deixo aqui e agora a minha posição.
Racismo não!

Que no mundo pós-pandemia a humanidade, enfim, compreenda que somos todos viajantes desse tempo. Somos todos feitos da mesma matéria.
Os leitores moram no coração de quem tem o dom da arte de escrever
Somos todos iguais. Que o Sagrado nos abençoe.

INSTAGRAM - valeria.adv.leao
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Carlinhos Barrias - Bar dos Amigos

 


PARCEIRO


Studio Fênix - Visite


Itaocara Seguros

Core Contabilidade



Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

Referências

Unordered List

Support