-->

domingo, 9 de agosto de 2020

Valéria Leão fala de seu Paizão, o Saudoso Ataíde Faria Leite, um dos mais nobres seres humanos da história de nossa região

Dia dos Pais! Quanta saudade esse dia me traz. O coração fica apertado no peito. Lembranças de um tempo que não volta mais. Nem sempre era fácil ser filha do "Seu Ataíde". Todos nós sabemos que dividir nosso pai com os nossos irmãos,  seu tempo, seu carinho,  é normal.
Valéria e seu saudoso Pai, Ataíde Faria Leite, um ser humano ímpar
Mas... Imaginem ter uma cidade inteira pedindo um pouco da sua atenção. Por vezes, muitas vezes, suas preocupações ultrapassavam os limites do nosso município. Dos dois lados da ponte todos sabiam, que na hora do aperto, era com ele que podiam contar.

Sempre estava disponível para quem precisasse de um conselho ou um socorro. Fosse o que fosse, lá ia ele tentando resolver o problema alheio, uma vez mais.
Sr. Ataíde Faria, quando era Presidente da Câmara de S.A. de Pádua
Era presença e presente de Deus nas nossas vidas. Solidário,  amigo, generoso. Severo, rígido, teimoso como ele só. Maravilhosamente humano. As recordações preenchem um pouco o imenso vazio que a sua ausência deixou em nossas vidas.

No presente, seu olhar sereno nos observa da eternidade. Em sonhos, ele me "visita" sempre, quando a saudade é tanta que insiste em escorrer pelo meu  olhar.
Essa foto está desgastada pelo tempo, mas é considerada uma relíquia de família. Nela estão Ataíde Faria Jr., Ataíde Faria, Gefferson e Valéria Leão; e sentados: Edma Faria, Viviane Faria Vieira e Elvira Faria (já falecida)
Seus conselhos permanecem em nossas memórias e seguem, norteando os nossos dias. Vamos seguindo "botando sentido" nos ensinamentos que ele deixou.

Sem ser culto, era um sábio na sua simplicidade; sabia se fazer respeitar. Mais importante do que tudo: nós sabíamos que com ele poderíamos contar.

Que falta nos faz a conversa no final da tarde. Cadeiras na calçada vendo a vida à passar.A cabeceira da mesa permanece vazia, porém,  na nossa memória ele continua lá.
Fragmentos do passado, que aperta o peito de tantas saudades
Vivemos muitas histórias, compartilhamos muitas alegrias e preocupações. Vencemos algumas dificuldades. Ao longo dos anos fortalecemos nossa união. Não foi somente o sangue que nos uniu. Foi o amor e o respeito que fez de nós pai e filha.

Nessa data especial divido com você,  meu caro leitor, uma experiência que demonstra o poder da força desse nosso amor.

No momento em que senti mais medo na vida, ele já havia retornado à Casa do Pai. Mesmo assim, eu tive uma  "conversa" muito séria com ele.
Ataíde discursa ao tomar posse como o Primeiro Prefeito de Aperibé
Naquela manhã ensolarada de um sábado de novembro, no já distante ano de dois mil e treze, olhando uma foto sua, eu disse: pai, eu estou com medo. Com muito medo. Se o senhor puder, venha comigo. Se não tiver permissão para me acompanhar, não fique triste ou agoniado. E, meu Deus, se eu estiver pecando ao fazer esse pedido, me perdoe.

Dessa forma, com todo o medo do mundo, segui para o hospital. Éramos eu, meu marido e a nossa fé de que tudo correria bem. Quis a Graça Divina que nós conhecêssemos uma senhora; acho até que era um anjo que nos apresentou a São Camilo de Léllis - o Protetor dos Enfermos,  minutos antes da minha cirurgia.
Valéria com as irmãs Edma e Viviane e o Paizão Ataíde Faria
Um maqueiro muito jovem me levou para o centro cirúrgico, enquanto a velha senhora ficava fazendo companhia ao meu marido. Muito confiante,  me disse o rapaz na porta da sala de cirurgia: "agora é com eles, mas daqui a pouco venho buscar a senhora".

E assim, com o coração apertado, orações e muita fé eu encarei aquela situação difícil e inesperada. Contudo, eu não estava só.

Além da brilhante equipe médica,  lá estava ele. Posicionado entre o cirurgião assistente e a instrumentadora, me olhando com o olhar mais meigo do mundo. Vê-lo ali poderia ser o fruto da minha imaginação fértil ou o "barato" da anestesia.  Poderia ter qualquer outra explicação científica,  caso ele não tivesse sido visto por mais alguém naquela sala. Alguém que nunca o conheceu em vida.

"Seu pai era um homem alto, grisalho,  moreno e magro?", me perguntou o jovem doutor. Respondi que sim. "Ele pediu para dizer que sempre estará com você."   Como explicar isso?

O conforto daquela " presença " naquele momento difícil me deu a certeza de que nunca estarei sozinha. Eu sei que ele estará sempre comigo porque eu o carrego dentro do meu coração.

Meus irmãos, também, viveram muitas histórias com o nosso pai. Todos nós somos imensamente gratos pelo privilégio e a honra de sermos filhos do "Seu" ATAÍDE FARIA LEITE.

Assim era meu pai. Um ser humano da melhor qualidade. Alguém com quem sempre podíamos contar. Alguém que, com sua passagem por aqui, fez desse mundo um lugar um pouco melhor para se viver.

FELIZ DIA DOS PAIS PARA TODOS.
PARA SEMPRE EU VOU TE AMAR. SAUDADE IMENSA, MEU PAI.

Valéria Regina Faria Leão

CONSELHO DE DINDA: Ame. Peça perdão.  Perdoe, se for esse o caso. Ofereça a comida preferida. Faça um brinde à vida. Agradeça aos Céus pela presença dele. Faça fotos. Muitas fotos. Porque, um dia, isso tudo será só uma saudade enorme dentro do peito.

INSTAGRAM valeria.adv.leao 


Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Carlinhos Barrias - Bar dos Amigos

 


PARCEIRO


Studio Fênix - Visite


Itaocara Seguros

Core Contabilidade



Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

Referências

Unordered List

Support