-->

domingo, 23 de agosto de 2020

TEMPOS DE GUERRA. QUE VENHAM TEMPOS DE PAZ - Texto: Valéria Leão, Itaocarense, Professora, Advogada, Escritora, Poetisa e Membro da Manada dos Inquietos

 "Que a força do medo que tenho não me impeça de ver o que anseio. Que a morte de tudo que acredito não me tape os ouvidos e a boca." - Oswaldo Montenegro.

Olá Caros Amigos, Conterrâneos e Leitores
Sentimentos se transformam em palavras nestes tempos de Pandemia
Nesses últimos meses as nossas vidas foram viradas de ponta cabeça. Medo, tristeza e ansiedade passaram a fazer parte da nossa rotina. O mundo inteiro está envolvido em uma guerra contra o mesmo inimigo. O combate diário tem tirado vidas. Vidas preciosas.

Não são "apenas" números de uma triste contagem São pessoas. Mães, pais, irmãos, avôs, tios e tias, amigos, colegas de trabalho. Cada ser humano abatido por esse vírus leva com ele um pouco da história de alguém e deixa um vazio no coração dos que ficam.

São tempos estranhos em que, além de toda a tragédia humana, temos assistido, perplexos, as notícias de fraudes nas contratações da área da saúde. Roubalheira em plena pandemia? Meu Deus! Que gente é essa?
Quando tudo passar, voltaremos a nos reunir, nos encontros familiares ou simplesmente para curtir a nossa encantada Beira Rio de Itaocara
Nessa batalha diária e desigual, enquanto a grande maioria segue as orientações da ciência, uma parte da população anda por aí, como se nada estivesse acontecendo.

Estamos em guerra! Alguém ainda duvida disso? Máscaras, higiene constante das mãos e todo o recolhimento social que for possível são as nossas armas e os nossos escudos nesse combate desigual.

O que pensam essas pessoas que lotam bares e andam pelas ruas sem a real necessidade, como se fossem imortais? Na sua irresponsabilidade que beira o egoísmo, não se preocupam com os seus semelhantes? Triste realidade essa nossa.

Em meio a tudo isso, entre os cuidados com a saúde e a subsistência nossa de cada dia, cada um de nós precisou se adaptar a esses novos tempos. Manter a saúde física e mental passou, agora mais do que nunca, a ser nossa meta diária. Passada a desagradável surpresa dos primeiros momentos, que se transformaram em meses, todos nós fomos achando uma forma de aliviar o estresse desses dias carregados de incertezas.
Saudades IMENSAS da minha família e da minha Itaocara
Manter a higidez nesses nossos tempos sombrios demanda zelo e cuidados. A maioria de nós buscou nos trabalhos manuais, na culinária, na literatura, nas lives, alguma forma de conforto para o espírito. Nesses novos tempos de rotinas, compulsoriamente alteradas, as nossas habilidades e os nossos talentos foram aflorando.

De minha parte, apesar dos pesares, estou dedicando o meu tempo livre (que não é muito) à literatura. Minha alma clama por porções diárias de calma. No ano passado, lancei meu primeiro livro e participei como coautora de uma coletânea, sem maiores pretensões, em relação ao mercado literário.

Como uma coisa puxa outra, nesse momento de recolhimento social, recebi e aceitei de bom grado alguns convites para participar de campanhas de divulgação de poesia na quarentena. Participar de várias antologias e de outros projetos literários, não só preenche as minhas horas vagas, como alivia o estresse desses nossos tempos difíceis.

Eu escrevo porque escrever me conecta com o Sagrado. Participar das coletâneas MULHERES PELA PAZ e EU CRIOULO (A), ambas recém lançadas, entre outros projetos, me proporcionou uma alegria inenarrável.
Todos estão no meu coração. IMENSA é a saudade de revê-los
E você, o que está fazendo para manter o equilíbrio nesses meses em que o mundo mudou? Cuidem-se! A vida é um bem precioso. Fiquem bem. Se precisarem sair usem máscara.

VALÉRIA FARIA LEÃO / INSTAGRAM valeria.adv.leao

Nota da Autora: Para os que apreciam literatura, deixo abaixo algumas sugestões.

No site da Editora FOCO LETRAS está disponível, para baixar gratuitamente, a ANTOLOGIA DIGITAL.

Da mesma maneira que, na Editora PRAGMATHA, encontra-se disponível os e-books PROVOCAÇÕES, POETAS PELA PAZ e várias edições do CADERNO LITERÁRIO.

"Não há melhor fragata que um livro para nos levar a terras distintas." - Emily Dickinson

Feliz Domingo e até a próxima.


Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Carlinhos Barrias - Bar dos Amigos

 


PARCEIRO


Studio Fênix - Visite


Itaocara Seguros

Core Contabilidade



Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

Referências

Unordered List

Support