-->

sábado, 5 de dezembro de 2020

HORA DO RECREIO - Texto Valéria Faria Leão - Itaocarense, Professora, Advogada, Escritora, Poetisa e Membro da Manada de Inquietos

Olá, Conterrâneos, Amigos e Leitores

Dezembro chegou. Um ano, especialmente, difícil. Um ano que está exigindo de nós muita força e fé. Entre frustrações e ansiedade, estamos aprendendo a viver nesses novos tempos.

Apesar do cansaço, não podemos esmorecer. Somos mais fortes do que a fadiga que pode nos levar ao relaxamento das medidas que nos protegem do contágio da COVID 19.  Distanciamento social. Máscaras. Álcool em gel.

A Professora Jaqueline do CIEP Benigno Bairral; e a Escritora, Advogada e Professora, Valéria Leão na live desta semana

Esse é o mantra que precisamos praticar incansavelmente. Que não nos falte a esperança no futuro.

Cuidem-se. Fiquem bem. Até a próxima.

INSTAGRAM valeria.adv.leao

HORA DO RECREIO

Muito já se falou sobre os acontecimentos dos últimos meses; as perdas, as dores e o sofrimento estiveram na pauta das conversas diárias.  

Professora Jaqueline com alunos numa roda de leitura na biblioteca do CIEP de Aperibé, durante uma atividade
Em um ano em que tivemos a rotina drasticamente modificada, tivemos que buscar forças para encarrar problemas graves e inesperados.

A frustração e a ansiedade exigiram de nós muita sensatez e, até mesmo, um certo esforço para mantermos a nossa saúde mental, a nossa higidez.

Enquanto estamos vivendo no aguardo da chegada das vacinas e da cura dessa terrível doença, estamos convivendo com o que há de melhor e de pior da humanidade.

A imagem é da turma do ano 2000, quando a irmã de Valéria, Viviane, se formou nessa excelente escola pública
Manter o equilíbrio e a lucidez diante de certas notícias é tarefa que requer muita maturidade emocional.

Por quantas vezes não tivemos a impressão de estar vivendo o mesmo dia todos os dias? Por quantas vezes não nos sentimos terrivelmente solitários?

Recolhimento, saudade, uma vontade enorme de abraçar os nossos entes queridos. Despedidas. Muitas despedidas. Tristeza!

Nunca estivemos tão carentes de momentos de aconchego, de palavras carinhosas, de delicadezas de sentimentos. A expectativa em relação ao mundo pós pandemia, nos enche de esperança de dias melhores.

Em meio a tudo isso, receber o convite do CIEP_419 BENIGNO BAIRRAL APERIBÉ-RJ para participar de uma Live - O Evento Anual "ENTREVISTA COM A AUTORA", daquele Estabelecimento de Ensino, foi uma agradável surpresa.

Momento de descontração na LIVE
O bate-papo com a Agente de Leitura, Professora Jaqueline Lessa, foi como um bálsamo para minha alma. Foi uma conversa extremamente agradável.

Falamos sobre a importância da leitura e da necessidade de despertar nos jovens o interesse pela literatura.

Jaqueline exibe o livro de Valéria, durante evento denominado Entrevista com a Autora, realizado anualmente, e por causa da pandemia, neste ano foi virtual

Relembramos pessoas e fatos que fazem parte da história de Aperibé e Região. Amizade e gratidão estiveram presentes na pauta. Trocamos informações sobre o mercado literário.

Matei um pouco, mesmo que de forma remota, a saudade imensa que tenho sentido dos meus familiares e amigos que moram por lá.

Apesar do receio da chuva forte e da possibilidade de acontecer uma interrupção no fornecimento de energia elétrica, o que poderia impossibilitar a realização da entrevista, tudo ocorreu da melhor forma possível, superando as nossas melhores perspectivas.

Valéria Feliz no dia do lançamento de seu livro em Aperibé
E, assim, apesar de todos os pesares que nos rondam nesses últimos meses, vivi uma nova e inesquecível experiência. Deixo o meu mais sincero agradecimento à Direção do CIEP BENIGNO BAIRRAL e à Professora Jaqueline Lessa.

Tudo o que acontece enquanto chove, "floresce". A vida precisa de pausas. Compartilhar sentimentos e falar sobre os nossos afetos trazem leveza para a alma, nos aproxima e fortalece os laços de amizade.
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Carlinhos Barrias - Bar dos Amigos

 


PARCEIRO


Studio Fênix - Visite


Itaocara Seguros

Core Contabilidade



Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

Referências

Unordered List

Support