-->

quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Marcela Monteiro Ribeiro: Uma História de Coragem e Superação – Venceu o Câncer e formou-se Engenheira Civil

Meu nome é Marcela Monteiro Ribeiro. Tenho 36 anos. Nascida em Santo Antônio de Pádua, mas Itaocarense de coração, pois fui criada aqui, onde resido até hoje. Sou Funcionária Pública do município, onde atuo na área da saúde.

Marcela Ribeiro: uma mulher de Fé e Coragem

Estudei e me formei no Colégio SEI – Grafite graças a meu saudoso avô, que sempre fez questão de me proporcionar um ensino de qualidade. Lá aprendi com grandes mestres que são exemplos para mim até hoje. Fiz amizades para a vida toda.

Sempre fui feliz. Mas como nem tudo são flores, passei por um momento bem complicado. Em 2013, descobri um nódulo em meu seio esquerdo. Como na época trabalhava no Hospital Municipal de Itaocara, logo procurei o Dr. Carlos Magno, que me atendeu e me deu todo suporte necessário.

Fiz uma pequena cirurgia para realização de uma biópsia e em alguns dias chegou o resultado. Abri o envelope, li algumas palavras confusas, mas com ajuda da internet entendi o que estava acontecendo: câncer de mama. Eu tinha apenas 29 anos.

Nosso mundo parece desmoronar. Foi difícil processar tudo que estava acontecendo naquele momento. Mas eu sabia que não podia esperar.

Só contei para minha mãe uns 3 dias depois. Naquele instante, enquanto ela chorava muito, eu apenas agradecia por ser comigo e não com ela. Foi o único momento que minha mãe fraquejou na minha frente.

Então fui à luta... Comecei meu tratamento no INCA de Vila Isabel. Fui tão bem recebida e tratada, que tive a certeza que estava no lugar certo. Foram muitas viagens ao Rio e hospedagens em casa de amigos. Mas nunca perdi a fé. Aquela era minha missão. Eu havia sido escolhida porque a vitória era certa.

Em janeiro de 2014 fiz a cirurgia de mastectomia. Logo depois começaram as sessões de quimioterapia. Não foram momentos fáceis... Tinha dia que o corpo só pedia cama.

Perdi os cabelos, me sentia fraca, mas sabia que não podia desistir. Por mim e por todos que estavam comigo. Seria injusto citar apenas alguns nomes, porque foram tantas pessoas que me apoiaram! Tantas mensagens de carinho, alguns eu nem conhecia muito bem, mas estavam ali, me dando forças e orando por mim. Serei eternamente grata!

E assim, a cada visita ao INCA, eu conhecia uma nova história. Percebia que meu problema era pequeno demais, para reclamar de algo.

Conheci mulheres que são exemplos de vida. Guerreiras Formidáveis. Sempre com um sorriso no rosto. Percebi e percebemos que, por muitas vezes, lamentamos por coisas desnecessárias. E passamos a agradecer por levantarmos todos os dias e termos uma nova chance. Deus sabe de todas as coisas e Ele já tinha tudo escrito para mim.

A Engenheira Civil Marcela Ribeiro, festejando a formatura, depois de sua grande luta, exemplo para todos nós
Terminei meu tratamento, onde tudo sempre ocorria da melhor forma que poderia ocorrer. Em 2015 entrei para faculdade, onde cursei Engenharia Civil. Ali se iniciava mais um sonho.

Em 2018, mais uma realização: passei no concurso público da Prefeitura de Itaocara.

Me formei na FASAP em 2019 e agora início mais uma etapa da minha vida: sou Engenheira Civil. Espero ter muito êxito na nova profissão.

Lamento meus avós não estarem mais aqui, festejando comigo todas minhas conquistas. Mas sei que estão felizes lá de cima. Eles sempre fizeram tudo por mim.

Gostaria de agradecer a cada amigo, minha família e cada pessoa que orou e torceu por mim. Vocês não imaginam como isso foi fundamental!

Obstáculos existem, mas com fé, força e coragem conseguimos vencer!

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Carlinhos Barrias - Bar dos Amigos

 


PARCEIRO


Studio Fênix - Visite


Itaocara Seguros

Core Contabilidade



Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

Referências

Unordered List

Support