-->

sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Hélio Sales: “O mais importante é ser um bom exemplo para os Filhos”

Na sociedade Hélio Sales é o Presidente da CDL de Itaocara, Aperibé e Cambuci, mas no convívio familiar é o Pai do Pedro Henrique e do Rafael, além de marido da Dona Liete. É nessa condição que nos diz acreditar que dar bons exemplos é a melhor maneira de fazer dos filhos pessoas felizes.
Nova Voz On Line – Qual lembrança tem do seu pai, Sr. Honório Ribeiro Sales?
Hélio Sales – É a referencia da minha vida adulta. Toda formação e o caráter, vem dele. Foi um homem bom e caridoso. Dedicou boa parte dos seus 84 anos, em prol dos semelhantes. Sempre buscando fazer o bem. Meu pai nos ensinou a valorizar o lado positivo das pessoas. Dizia que apontar os defeitos, qualquer um podia fazer. Mas que era um talento dado por Deus, ver as qualidades dos nossos semelhantes.

Nova Voz On Line – O que você traz dele, que tenta passar como lição para os filhos?
Hélio Sales – A honestidade. Para meu pai a ética era um valor que jamais poderíamos abrir mão. Tanto nos negócios, quanto em qualquer outro aspecto da vida. Não pode frequentar a escola, mas nesse sentido tinha formação sólida. Quaisquer dos filhos que forem entrevistados sobre ele, diria que nos educou pelo exemplo. Sempre agiu de modo integro, sem permitir que fizéssemos o contrário.

Nova Voz On Line – Você tem um filho adolescente, o Pedro Henrique, e um que ainda está na infância, o Rafael. Que preocupações têm com eles?
Hélio Sales – Ser pai é ter preocupações com os filhos. Não que eles deem motivos. No meu caso, pelo contrário. Tanto o Pedro Henrique, quanto o Rafael, são meninos com o coração de ouro. Mas a preocupação é sobre o que o mundo vai lhes apresentar. Serão coisas boas ou não? Pai e mãe têm que zelar, para que não desviem do melhor caminho.

Nova Voz On Line – Pode exemplificar?
Hélio Sales – A questão dos vícios. Nada mais triste do que alguém preso a algo ruim, que não consegue deixar. Isso serve para o álcool, as drogas, os jogos ditos de azar e todo comportamento que aprisiona o homem, que nasceu para ser livre. Eu e a Liete, minha esposa, temos sempre mostrado ao Pedro e ao Rafa, através de reportagens da imprensa, como o álcool e as drogas acabam com os seres humanos. Tira lhes a dignidade e sem dignidade não somos nada.

Nova Voz On Line – Nesse ponto o que é mais importante?
Hélio Sales - Acredito que através da educação podemos realmente ser felizes. Digo não somente a educação ensinada pela escola. Falo num sentido amplo, que nesse sentido inclui a religião como pilar dos bons valores. Outra coisa que digo constantemente aos meus filhos é que escutem os mais velhos, principalmente as lições dos avôs. No fundo a vida é simples. Detalhes, como dar bom dia, boa tarde, boa noite, gera um ambiente familiar primoroso que vai ser alicerce da felicidade no futuro.

Nova Voz On Line – Qual é o papel da Dona Liete na educação de seus filhos?
Hélio Sales – Minha mãe teve mais influencia na minha educação do que meu pai. Papai era o exemplo. Mas mamãe era o dia a dia. Inclusive na motivação. Ela nunca permitiu que os filhos se sentissem derrotados. Sempre cobrou dos filhos resultados concretos, muitas vezes puxando nossas orelhas, tudo com amor. Minha esposa é exatamente assim. Por isso digo aos meus filhos: não existe melhor mãe no mundo! A Liete é de um caráter maravilhoso. Ela se preocupa 24 horas com nossos filhos. Só tenho a agradecer a ela por ser uma esposa formidável e uma mãe maravilhosa.

Nova Voz On Line – Nesse Dia dos Pais, que mensagem deixa a família itaocarense?
Hélio Sales – Não devemos ter vergonha de usar a autoridade quando for necessário. Chamar a atenção dos filhos é papel do pai e da mãe. Claro que é bem mais simpático dizer ‘sim’ para tudo. Mas isso cria filhos sem o entendimento de que no futuro vão encontrar os ‘nãos’ que a vida dá para todos os seres humanos. Então vão estar despreparados e podem criar no coração o estigma do fracasso. Então minha mensagem é: não se omita! Não tenha medo de dar ordens, pois o papel do pai na educação, por vezes, passa por dizer exatamente o que deve ser feito. Isso educa e mostra amor. No mais peço a Deus que abençoe todos os Itaocarenses e os faça muito felizes.
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Carlinhos Barrias - Bar dos Amigos

 


PARCEIRO


Studio Fênix - Visite


Itaocara Seguros

Core Contabilidade



Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

Referências

Unordered List

Support