-->

quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Monsenhor Saraiva será homenageado com inauguração do Centro Pastoral no Distrito de Jaguarembé / Itaocara

No próximo dia 22 de setembro, no distrito de Jaguarembé, em Itaocara, será inaugurado o Centro Pastoral Monsenhor Pedro Maia Saraiva. Segundo o pároco da Paróquia de Santa Beatriz, Pe. Diego Lengruber, o Centro Pastoral receberá o nome do Monsenhor como sinal de reconhecimento e gratidão. Em 07 de dezembro, o falecimento do Monsenhor completará 8 anos e até agora não houve nenhuma homenagem que demonstrasse sua entrega e amor pela cidade de Itaocara.

Monsenhor Saraiva faz parte da vida de muitos itaocarenses. Certamente ele casou, batizou e celebrou a vida de muitos dos nossos avôs e pais e viveu em um período em que ser padre em Itaocara não era nada fácil, pois as condições eram precárias, principalmente para de ter acesso às estradas e capelas longínquas.

Não podemos pensar na Itaocara de hoje como no passado, pois a maioria das pessoas viviam na zona rural do município. Na época dele, o transporte era feito à cavalo ou de trem, que tinha horário certo e definido. Em Portela, Monsenhor Saraiva chegava um dia antes, pernoitava no Distrito e bem cedo celebrava a missa para logo após pegar o trem de retorno para a Paróquia de São José Leonissa.

O Centro Pastoral Monsenhor Pedro Maia Saraiva é um prédio de três andares com cozinha, salas para catequese, auditório e um salão que servirá de apoio para a Capela e suas respectivas atividades. Segundo o pároco, "o nosso objetivo é a evangelização".
Além do propósito de servir à comunidade, o prédio servirá também de suporte para o Distrito de Jaguarembé. A localidade não possui Capela Mortuária e, por isso, no Centro Pastoral, foi reservada uma sala, em caráter temporário, para que os corpos sejam velados. A utilização do Centro para fins mortuários anda em conformidade com as determinações da Diocese: "quando alguém falecia, as pessoas costumavam solicitar que o cadáver fosse inserido no templo católico, no entanto a Diocese de Nova Friburgo tem uma norma que não permite que os corpos sejam velados na Igreja, por poder causar transtorno nas celebrações e por questão de vigilância sanitária".

Este ano completa 10 anos do início das obras. Recentemente a obra deu uma reviravolta com a criação da Paróquia Santa Beatriz. Esta é uma construção erguida graças ao esforço da comunidade católica de Jaguarembé por meio de dízimo, doações e arrecadações na festa de Santo Antônio, padroeiro da comunidade.

Se estivesse vivo, Monsenhor Saraiva completaria 100 anos, por isso, para marcar essa data tão simbólica, a Paróquia de Santa Beatriz vai homenagear o nosso querido monsenhor colocando o seu nome no Centro Pastoral.
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Carlinhos Barrias - Bar dos Amigos

 


PARCEIRO


Studio Fênix - Visite


Itaocara Seguros

Core Contabilidade



Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

Referências

Unordered List

Support