-->

terça-feira, 27 de agosto de 2019

O Fogo na Amazônia. O Fogo das Vaidades e a UHE Itaocara Texto: Hélio Sales – Presidente da CDL Itaocara, Aperibé e Cambuci

Em meio a tantas manifestações sobre o fogo que queima a selva Amazônica e a confusão que surgiu a partir daí, fiquei refletindo sobre essa época em que vivemos. Lógico que eu defendo a preservação. Entendo que a Amazônia é uma floresta com uma riqueza tão grande, inclusive do ponto de vista econômico, que derrubá-la para fazer pasto é um disparate total.
Acho que a exploração econômica da Amazônia deveria ser muito mais inteligente. Voltada a ganhar dinheiro de verdade. Bilhões e bilhões de dólares. MAS com ciência, com pesquisa, para explorarmos, por exemplo, as propriedades medicinais das plantas que ali existem, capaz de revolucionar a indústria farmacêutica. Quem sabe um chá que um Índio ou sertanejo daqueles usa para curar determinada doença, não contem substância para curar diversos males da humanidade? E nós vamos trocar isto por pasto e boi? Para ser educado, digo que não faz sentido.

Outra coisa é que as queimadas e o desmatamento, não começaram em primeiro de Janeiro. No governo Bolsonaro. Acho até que o Presidente, nestas falas impensadas, diz muitas coisas que podem estimular queimadas. Mas por tudo na conta dele é incorreto. O pronunciamento que fez, pela TV, foi de grande bom senso. Até me surpreendeu. E as forças armadas e outros meios, vão ser enviados para combater os incêndios. Eu acredito nisto. E se não forem, sem dúvidas, não vão faltar pessoas e reportagens pra nos informarem que o discurso do Presidente não está acontecendo na prática. Então, acho que o papel do cidadão, é esperar para ver.

Em relação à repercussão internacional, eu acho que sim, o Presidente Bolsonaro, no tuite sobre a mulher do Presidente da França ser bem mais velha do que o marido, exagerou. Não deveria. De forma alguma. Agora o Presidente da França, também não deve chamar o Presidente do Brasil de mentiroso. Oras! Eu sou humano. Trato todos com cortesia. MAS se me ofender, não vou responder com flores. Talvez até devesse. Mas não estou evoluído, pelo menos por enquanto, para isto. Então, Macron precisa saber que Bolsonaro é Presidente do Brasil. E mesmo que fosse apenas um cidadão, todos merecem respeito.

E tem mais. Em minha opinião, precisa ser muito tolo, para crer que essa defesa contra assinar o acordo EU/MERCOSUL, tenha relação com o fogo na Amazônia. O que há, é o presidente Francês, aproveitando a ocasião, para defender interesses comerciais de seu país. Deveria fazer isto abertamente. É mais digno. Qualquer Chefe de Estado sabe que governos são transitórios, estão sempre mudando, nas democracias. Mas que os povos, os laços de amizade, estes ficam para sempre.

A Fogueira das vaidades políticas, da demagogia, precisa ser apagada, para que a selva toda não termine em chamas.

A UHE Itaocara

Agora vamos trazer essa questão ambiental para Itaocara. De novo, estamos vendo que a UHE Itaocara ameaça sair do papel. SEI que é história antiga. Que a maioria não acredita mais. Contudo, vai que uma hora sai, não é mesmo? A pergunta então que precisamos responder é: será que neste momento, com tantas tecnologias novas na produção de energia tornando-se realidade, ainda é interessante construir uma Hidrelétrica?

Pessoalmente, estou convencido de que não. Que passou o tempo. Que o dano que será impingido AO MEIO AMBIENTE, isso mesmo, ao Meio Ambiente, é muito maior, do que o benefício. O lago formado vai desalojar centenas de pessoas. E apesar dos compromissos, das promessas, o que vemos pelo país, é que usinas hidrelétricas deixam um legado social destrutivo para trás. Como Presidente da CDL, vou oficiar ao Ministério Público para que acompanhe todo este novo processo de perto. Pedirei o mesmo ao nosso Jurídico.

Estou aberto a dialogar. Com a comunidade atingida e com os empreendedores. Já participei diversas e diversas vezes, de encontros com os empreendedores, por sinal. A CDL já foi palco de reuniões e mais reuniões nas últimas décadas. Continuamos abertos a dialogar. Não estamos fechando portas. Mas vai ser necessário mais do que palavras e boas intenções, para nos convencer de que neste momento da história, com tantas alternativas para gerar energia, inclusive em escala, seja necessário que o rio Paraíba, as comunidades, o meio biótico e etc, precisem passar por um processo traumático.
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Carlinhos Barrias - Bar dos Amigos

 


PARCEIRO


Studio Fênix - Visite


Itaocara Seguros

Core Contabilidade



Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

Referências

Unordered List

Support