-->

sábado, 17 de agosto de 2019

Luís Oblanche: o Apresentador Cultural que da Europa conquista o BRASIL

Luís Oblanche nasceu na pequena cidade de Água Branca, no interior do Estado do Piaui. De lá, seu senso de curiosidade e o desejo de desbravar e conhecer o Mundo, o levou para a Holanda. Já esteve em vários outros países da Europa e nos Estados Unidos, participando de grandes eventos. Viaja trazendo cultura e entretenimento para todos os seus fãs.
Luís Oblanche e Karla Berguer no programa de TV Revista Meio Norte
Nova Voz On Line – O que levou você a ir morar fora do Brasil?
Luís Oblanche - Foi à vontade de ir conhecer o desconhecido, conhecer o que antes eu via sempre na televisão, me despertando uma curiosidade de poder ver e sentir tudo aquilo que eu via nas novelas e nos filmes. A Europa e o estrangeiro eram lugares, que para mim, no meu imaginário, só apareciam nas telas. E eu queria estar naqueles filmes, para saber como era o mundo do outro lado do mundo. E assim comecei a trabalhar a minha mente para tornar isso realidade. A Europa que aparecia nas novelas me encantava. Principalmente quando eu via a neve. Eu me imaginava já no meio da neve. Depois de ter lido o livro do autor Lauro Trevisan, "O Poder Infinito de sua Mente”, foi que me despertou a praticar a visualização e conseguir materializar os desejos.

Nova Voz On Line – Especificamente, viver na Holanda, sempre foi seu sonho?
Luís Oblanche - Eu nunca tive a intenção de morar na Holanda. Eu acho que isso aconteceu depois de entrar em sintonia com o universo. Eu não sabia nada sobre a Holanda. Mas o Universo me colocou naquele lugar. Acredito que tinha uma lição muito grande a aprender ali. E essa lição e aprendizados, foram com relação a me amar e encontrar uma Filosofia de Vida que combinasse com meu estilo. E foi na Holanda, em 1996, que conheci o budismo de Nitiren Daishonin. Eu estava num momento difícil da minha vida, que precisava mudar algumas coisas e não encontrava a solução.

Nova Voz On Line – Que interessante.
Luís Oblanche - Procurava sempre diversas religiões e isso não me satisfazia. Foi então que resolvi visitar um amigo no bairro onde morava, em Amsterdam, e lá encontrei uma amiga dele, que estava fazendo visita. Ela era de Minas Gerais e me falou que recitando o mantra Nam-Myoho-Rengue-Kyo, eu poderia conseguir realizar todos os meus objetivos. Como sou uma pessoa curiosa, resolvi por a prova, testando por um mês a recitação do mantra, durante 10 minutos.
Na Sede da SGI em Amsterdam
Nova Voz On Line – E você começou a recitar os dez minutos?
Luís OblancheEssa pessoa do Estado de Minas Gerais, disse que quanto mais eu recitasse, mais rápido as coisas aconteceriam. No primeiro dia então, recitei meia hora. E comecei a chorar, porque havia muita emoção dentro de mim, que precisava se libertar. E uma das primeiras emoções que comecei a libertar dentro de mim, foi guardar ressentimento ou raiva. Aquilo começou a sair e eu me senti mais leve. E comecei a fazer a minha listinha de objetivos, assim como fui orientado por essa pessoa que praticava o Budismo. A recitação do Nam-Myoho-Rengue-Kyo teve profundo impacto, transformando a minha vida.

O Trabalho na TV Meio Norte e no YOUTUBE
Luis Oblanche na Estátua da Liberdade em NYC
Nova Voz On Line – As matérias que faz para o YOUTUBE e para TV Norte são sempre informativas e divertidas (ao mesmo tempo). Como desenvolve suas pautas?
Luís Oblanche - As minhas pautas são escolhidas porque gosto muito de ler. Amo literatura e livros que possam me influenciar positivamente. Muitas das matérias que me inspiraram, que me disponho a fazer, surgem devido a orientação do Dr. Daisaku Ikeda, que é o Presidente da SGI, ONG Budista da qual sou membro.

Nova Voz On Line – Como assim?
Luís Oblanche - Vou dar um exemplo. Em um de seus livros, gostei muito de uma parte que falava sobre Alexandre Dumas e a obra O Conde de Monte Cristo. Sensei (como nós, membros da SGI chamamos, carinhosamente, o Dr. Ikeda) falava muito sobre a pessoa conseguir transformar uma situação com determinação. Quando li o livro, fiquei curioso. Assim, quando fui à França, Visitei o castelo que faz parte do cenário do livro. Na reportagem (CLIQUE AQUI PARA VER A REPORTAGEM) ficou nítida a minha emoção. Sempre escolho as minhas pautas baseadas nos incentivos positivos dos livros que leio. Assim posso criar valor com aquela matéria. Acredito que tudo o que fazemos, deve ter como base se isso ou aquilo vai criar valor positivo nas nossas vidas.

Lugares Maravilhosos

Nova Voz On Line - Qual lugar visitou que mais lhe encantou. E por quê?
Luís Oblanche - Cada lugar tem a sua beleza. Mas, dos lugares que visitei, os que mais me chamaram atenção foram, Viena, capital da Áustria, e Praga, na República Tcheca. Não posso deixar de mencionar os inconfundíveis campos de Tulipas, na Holanda. São coisas que realmente chamam a atenção. Praga é uma cidade linda. A gente sente como se tivesse parado no tempo. É uma emoção maravilhosa estar em Praga. E Viena é como se estivéssemos em um filme, pois a cidade é muito bem preservada, limpa, cheia de lugares aconchegantes e acolhedores. Recomendo a todos visitarem. E os campos de tulipas, aqui na Holanda, onde moro, nem parecem reais, de tão deslumbrantes.

Nova Voz On Line - Um hábito que vemos muito na Europa é o uso dos transportes coletivos e das bicicletas. Acha importante as grandes cidades brasileiras desenvolverem cultura semelhante?
Luís Oblanche - Seria ótimo se o nosso país investisse em transportes públicos de qualidade. E as pessoas desenvolvessem o hábito de andar de bicicleta. Lógico, que os grandes centros urbanos brasileiros precisam proporcionar a segurança que se tem em Haia ou Amsterdam, para andar de bicicleta. É bom para o meio ambiente, pois os carros poluem o ar, o som e etc. E é bom para a saúde, desenvolvendo bem a condição física das pessoas. Mesmo quando estou no BRASIL, uso a minha bicicleta. Prefiro ir aos lugares com ela, assim me exercito e contribuo pela preservação do meio ambiente.

O Cinema e as grandes celebridades
Luis Oblanche com o ator Hollywoodiano, Brad Pitt
Nova Voz On Line – Você está sempre participando de eventos concorridos. Encontrou-se com grandes personalidades do mundo do cinema, da moda, das artes. Fale-nos um pouco sobre isso?
Luís Oblanche – Como correspondente Internacional, para a TV MEIO NORTE, que é um canal de televisão do nordeste, transmitido em mais de seis Estados do Brasil, tenho a oportunidade de participar de grandes eventos. E assim conhecer pessoas do mundo do cinema, da moda e das Artes. Tenho aprendido bastante com isso. E uma das coisas que mais me tocou, foi ver que todas as pessoas são pessoas, por mais famosas, no fundo são gente normal, como você e eu. Também aprendi a não me deslumbrar com o Glamour da moda e etc. Temos que entender que, para sermos felizes, precisamos é permanecer fiéis a nós mesmos. E não deixar nos influenciar por coisas externas, pelo sucesso ou pela moda. Temos que seguir o nosso coração. Mas sou muito agradecido por participar de tais eventos. Tudo é um aprendizado na vida. E a vida continua, como diz o verso da música do Queen, na voz fantástica do Fred Mercury: "The Show must go on". Ou seja, “o show tem que continuar”.

Nova Voz On Line – Somos muito provincianos (no Brasil). Quando vamos a uma cidade 200 km distante, chamamos de viajar. Acha que falta aos brasileiros descobrir o Mundo? Ir a países e lugares diferentes? Experimentar sabores de comidas e bebidas diferentes? Conversar com pessoas com culturas diferentes?
Luís Oblanche – Conversar com pessoas de culturas diferentes sempre é um aprendizado incrível e valoroso. Mas, ao viajar de uma cidade para outra, a gente troca de energia. Viajar faz bem, mesmo dentro do nosso próprio país. Quando viajamos, saímos da zona de conforto. Estamos expostos a outros costumes, e isso é um aprendizado valoroso. Muitas pessoas não têm meios de viajar para países diferentes. Quando é assim, apenas viajar de uma cidade para outra, já é enriquecedor. Como diz o poeta: “tudo vale a pena quando a alma não é pequena”.

Nova Voz On Line – O importante é viajar, não é isto?
Luís OblancheTudo é um aprendizado e estamos aqui para aprender. Aprendemos até com os nossos vizinhos, ou indo a ruas que nunca fomos. Penso que estas questões dependem, no fundo, do estado interior de vida no qual a pessoa se encontra. Ou seja: vai depender do propósito de vida. Aprendemos até visitando a família, ou amigos, em um vilarejo, ou no interior do Estado onde moramos.

Nova Voz On Line – Este contato humano do qual falamos na pergunta anterior, influência de que forma, na vida das pessoas?
Luís OblancheEu acho que aprendemos a ser mais tolerantes. A apreciar os momentos simples da vida, pois na simplicidade encontra-se a verdadeira felicidade. Não necessitamos muito para ser feliz. Basta apenas ser feliz, começando consigo mesmo. Viajar abre a nossa mente. Abre muitas possibilidades na nossa mente e coração, para que possamos ver o mundo com outros olhos. Viajar é um grande aprendizado. Viajar é um tesouro que cada vez se renova ao fazermos uma viagem. Aprendemos sempre algo de novo

O Fundamental aprendizado do Inglês
De volta ao Brasil, Luis Oblanche curte a família
Nova Voz On Line – O que diria aos pais, as crianças, aos adolescentes e aos jovens, sobre a importância de estudar Inglês, num mundo cada vez mais global?
Luís OblancheEu acho de suma importância o incentivo dos Pais aos filhos. Incentivar o aprendizado do inglês é fundamental. Vivemos numa civilização Global. Torna-se cada vez mais importante, para a nossa comunicação, o saber inglês. Quem fala inglês tem a possibilidade de ter um melhor emprego. De poder se comunicar e aprender sobre outras culturas.

Nova Voz On Line - Para finalizar, qual sua sugestão para os Brasileiros que sonham morar fora do Brasil?
Luís OblancheEu acho que a primeira coisa para as pessoas que queiram morar fora do Brasil, seria estudar mais sobre o país aonde se quer morar. Como respondi acima, aprender o inglês, para poder se comunicar. Vejo situações de muitos brasileiros, na Holanda e pelo Mundo, que não falam outro idioma. Falam apenas o português. E por isto estão limitados a certos tipos de ambiente. Quando no exterior, essas pessoas tornam-se isoladas, por não terem como se comunicar. Saber se comunicar em outro idioma facilita muito as coisas, quer na vida profissional, quer na vida pessoal. E no mais, Persista que você vai conseguir realizar seus sonhos, no exterior, e mesmo no Brasil.

CLIQUE AQUI E VEJA ENTREVISTA DE LUIS OBLANCHE NA TV







Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Carlinhos Barrias - Bar dos Amigos

 


PARCEIRO


Studio Fênix - Visite


Itaocara Seguros

Core Contabilidade



Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

Referências

Unordered List

Support