-->

segunda-feira, 24 de maio de 2021

Valéria Tardivo Presta Tributo a um amigo verdadeiro: Francisco Louvise Gomes (Prof. Chiquinho de Laranjais)

Há exatos 34 anos, conheci uma pessoa ímpar, que ao longo da minha vida tornou-se um verdadeiro amigo, um irmão de coração! Seu nome? Francisco Louvise Gomes! Ou melhor, o famoso Professor Chiquinho, de Laranjais. Profissional competente e dedicado, ensinou-me a vencer desafios com perseverança, boa vontade e dedicação. Com ele, aprendi o que é doação e incentivo! Comecei a cursar Letras em Além Paraíba e assim que soube disso, tomou uma decisão que jamais esquecerei: Professor de Português e Literatura do Curso Normal do C. E. Johenir Henriques Viégas, convidou-me para substituí-lo, dando-me a primeira oportunidade de colocar em prática meus conhecimentos referentes à língua portuguesa! Isso mesmo!!! Ele abdicou de seu trabalho singular em sala de aula para que eu pudesse trilhar um novo caminho!!!

Valéria Tardivo: "Chiquinho fez da generosidade a sua marca"

Essa decisão me marcou para sempre e começou ali uma amizade indescritível, que sempre fez bem ao meu coração! Chiquinho transformou-se em meu conselheiro, meu padrinho, meu exemplo! Quando se tornou Diretor do Colégio Johenir, possibilitou-me realizar projetos de vanguarda, dos quais lembro-me com orgulho e saudades. Quem foi seu aluno ou estudou na época em que ele era Diretor, deve lembrar-se das Gincanas, das Olimpíadas, dos Concursos Literários, da montagem de peças teatrais a partir da leitura de obras literárias famosas, do Sarau do Século e de tantas outras atividades espetaculares que realizamos juntos! Naquela época, a expressão “educação de qualidade” ganhava vida e transformava o cotidiano escolar de um Colégio Público.

Na época em que montamos o Projeto de criação do Colégio SEI, Chiquinho esteve por perto não só para incentivar, mas também para contribuir com as demandas legais a ser providenciadas e tornar-se nosso Supervisor Escolar por um longo período, o que nos proporcionou segurança e certeza de que era possível “EDUCAR para além das margens, para além dos muros!”

Quando fui convidada por Sandra Faria a exercer a função de Secretária Municipal de Educação, Chiquinho foi o primeiro a me apoiar e dizer: “Aceite! Isso fará diferença em sua trajetória na educação!”. Segui seu conselho e, realmente, vivi experiências espetaculares à frente do Projeto “UM NOVO TEMPO”!

Francisco Louvise Gomes não foi apenas um excelente profissional e amigo precioso, mas também um filho dedicado, um irmão zeloso, um tio preocupado com o futuro dos sobrinhos. Chiquinho fez da generosidade a sua marca, do afeto a sua arma de combate, do cultivo de amizades verdadeiras a melhor forma de seguir em frente. E conseguiu realizar tudo isso com maestria!

Desde que nos tornamos amigos da vida inteira, em dezembro de todo ano, Chiquinho me presenteava com uma agenda, instrumento de trabalho tão útil em meu cotidiano. Agora, com sua partida, não receberei mais esse mimo especial, essa visita iluminada, essa certeza de que “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas!” expressa de forma tão palpável e singela.

Adeus, querido Chiquinho!!! Você estará para sempre em minhas melhores lembranças, em meu coração, em minhas orações! Obrigada por tudo! Muito obrigada, principalmente, por me ensinar que “Tudo vale a pena, se a alma não é pequena!”.




Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Carlinhos Barrias - Bar dos Amigos

 


PARCEIRO


Studio Fênix - Visite


Itaocara Seguros

Core Contabilidade



Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

Referências

Unordered List

Support