Escrever
homenageando o Dia Internacional da Mulher é uma responsabilidade que venho me
esquivando há algum tempo... sempre a pedido do meu amigo que lê pensamentos e
entende a alma feminina!
Professora Elíza Cristina Lemos Vieira - Uma das Mulheres mais cultas da nossa Aldeia da Pedra, moradora do Segundo Distrito de Itaocara, Laranjais |
Há muitas referências, há grandes nomes, grandes personagens, grandes momentos. Deixar de citá-los não há de ser por ignorá-los, mas sim para dar voz a outras que, em igual valor, fazem a diferença em nossos dias, em nosso tempo!
Admiro umas mulheres, amigas presentes ou distantes, conhecidas reais, que sempre me levam a pensar e repensar sobre minhas opiniões e atitudes.
Eliza cita mulheres e deixa esse registro de outras mulheres, a quem muito admira e construiu amizade ao longo do tempo |
Veja Cássia, uma amiga de longas datas, que milita nossos direitos com tal maestria que, por mim, teria cadeira cativa nos Plenários que tanto nos decepcionam... Ela tem 1m e 54cm, mas possui uma grandeza de pensamentos correspondentes a 2m de altura. Por ela, há anos, são apresentadas a mim toda qualidade e importância de ser mulher, mãe... O ser feminino que dá vida a todos os outros seres!
As Panteras: Virgínia, Eliza e Erli Lessa |
Lembrando aqui de uma amiga que sofreu muito, Mariinha, emocionalmente e passionalmente falando, mas que superou tantas quantas fossem às vezes de tamanho sofrimento, deixando um legado e ensinamento para sua família sem precedentes. Uma força, uma determinação, uma doação a suas filhas invejáveis! Hoje, essas meninas, são mulheres inigualáveis, graças à força matriarcal!
Emocionada com Jô, mulher franzina, de alma gigante! Debatedora das desigualdades entre homens e mulheres no teor profissional. Dona de uma inteligência ímpar, possuidora de soluções em situações quase impossíveis! Mesmo assim, não valorizada o suficiente... segue na luta!!
Eliza e outra mulher querida de Laranjais: Denise Bucker |
Ahhh... E a Clara dos Anjos... Eita MULHER! Sai de baixo quem não dá conta! Amiga, verdadeira, irreverente, se curte, se ama, se basta em situações em que estar sozinha é essencial! De bem com a vida, um bom humor maravilhoso, nada a aborrece... Isso se chama autenticidade! Amo!
Nossa! Como deixar de contar a história de Bia! Determinada a provar ser forte de verdade, ser capaz de viver e criar sozinha sua filha... E foi e é!! Nossa menina, por que nos sentimos um pouco mãe também, hoje é o orgulho da família... Estudou em escolas públicas, formou-se em faculdade pública! Doutora de diploma, segue sua vida com orgulho da origem que teve.
Elisa e o namorado Adolfo, esperando o filme começar |
Por último, mas não menos importante, venho falar de Rita! Coisa mais linda essa mulher, de corpo e alma! Família é seu sobrenome! Suporte de todos. Uma força emocional, uma palavra de consolo, uma atitude decisiva, alguém que queremos carregar conosco pra onde quer que a gente vá!
Já ia me esquecendo de contar sobre Rafa! A ex-menina de rua, que contra todas as expectativas e mazelas, contra toda uma sociedade preconceituosa, machista e sem empatia, superou sua condição e se tornou dona da cafeteria mais famosa da cidade. Mais ainda, se tornou dona de uma ONG que salve dá oportunidades aos desfavorecidos!
Quis retratar histórias reais, de pessoas de verdade, ocultando nomes e detalhes, para provar que heroínas de verdade existem e estão ao nosso lado, na nossa rua, no nosso bairro, na nossa cidade, basta olhar com olhos diferenciados, querendo enxergar a luta das pessoas, sua força de vontade, o seu melhor, sem julgamentos, sem apedrejamento, com torcida por um mundo melhor
Linda matéria!Conheço sua família.Sou deste terra tbLaranjais!Parabéns! Por seu trabalho!
ResponderExcluirAmei 😍
ResponderExcluir