-->

quarta-feira, 24 de março de 2021

LEIA NOVAMENTE: "Professora Valéria Tardivo - UMA SINGULAR HOMENAGEM"

Convidada para fazer uma homenagem às MULHERES por meio de palavras, questiono-me se é possível produzir um texto realmente capaz de exaltar aquela que se reinventa a cada dia para ser exemplo de superação, ética, comprometimento, empatia, amor! Lançado o desafio, faço aqui o meu singelo tributo, desejando a todas nós que saibamos fazer “tudo valer a pena”, “semear lindezas pelos caminhos” e ser felizes sempre!

Professora e Diretora Valéria Tardivo, do Colégio SEI

Cora Coralina diz: “O que vale na vida / não é o ponto de partida / e sim a caminhada. / Caminhando e semeando, / no fim terás o que colher.” e Thiago de Melo complementa: “Não! Não tenho um caminho novo! / O que tenho de novo / é o meu jeito de caminhar!” 

Inspirada por poetas dignos de aplausos, aprendi a “caminhar” muito cedo em busca de concretização de meu maior sonho: SER PROFESSORA! A começar pela lição de minha mãe, que me ensinou a ultrapassar obstáculos com garra e coragem, sempre aprendi com as mulheres com quem convivi e convivo a “viver um dia de cada vez” e a ir “sempre em frente, sem medo do escuro!” 

E como essas lições fizeram diferença em minha trajetória!!! Aos 18 anos, concursada pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, comecei a lecionar na Escola Estadual Professor Rosalvo Antônio Pereira Alves, Estabelecimento de Ensino situado em Vargem Alegre, Zona Rural do Distrito de Laranjais, onde tive a certeza de que nasci para transformar vidas por meio da educação! Como fui feliz naquela Escola!!!

No dia 8 de Março, o Colégio SEI homenageou as Mulheres

Minha família é humilde, não temos grandes posses materiais, mas cultivamos algo em nós que não tem preço: a humildade, a perseverança, o entusiasmo pela vida, a certeza de que “TUDO PODEMOS NO DEUS QUE NOS FORTALECE!!!” 

E munida desses valores essenciais, lutei para fazer uma Graduação, um objetivo que sempre pareceu impossível de alcançar pelas dificuldades financeiras e pela acessibilidade! Só havia faculdade de fácil acesso em Além Paraíba!!! Como me tornei Professora Pública, o sonho se transformou em realidade! Fui cursar Letras na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Professora Nair Fortes Abu-Merhy e me tornei Professora de Português, Literatura e Redação, o que me deixou extremamente feliz e realizada. 

Logo, passei a trabalhar no Colégio Estadual Johenir Henriques Viégas, em Laranjais, onde realizei ousados projetos educacionais, junto a alunos inesquecíveis, com os quais convivo até hoje! Nessa mesma época, trabalhei em Valão do Barro, no Colégio Estadual Januário de Toledo Piza, em que era tratada com tanto carinho, afeto e respeito, que nem sei definir. Vivi momentos inesquecíveis naquela Escola! Posteriormente, passei a trabalhar na Escola Estadual Coronel José Antônio Teixeira, em Batatal, um espaço extraordinário de aprendizado, de troca de experiências singulares, onde me aposentei, com a certeza de dever cumprido! 

Trabalhei, também, no Colégio Estadual Frei Tomás, escola do coração, em que estudei a vida inteira! Fiquei muito emocionada quando comecei a trabalhar lá, porque é um Colégio que faz parte da minha história de luta pela concretização de meu sonho de ser Professora! Lecionava para alunos dos Cursos Noturnos e, realmente, percebi o quão preciosa é a educação para aqueles que trabalham durante o dia e estudam à noite!!! Como conquistei amigos e incentivei estudantes a não desistir de transformar o seu futuro! Sim!

Acredito que somente por meio dos estudos mudamos o nosso amanhã e transformamos o mundo ao nosso redor! Em 2020, despedi-me com louvor e saudades do Colégio Estadual Frei Tomás, pois minha aposentadoria foi oficializada no dia 14 de outubro, véspera do Dia do Professor. Recebi como um presente e meu coração ficou muito agradecido, pois em 35 anos de trabalho em sala de aula, nunca perdi a esperança de semear o bem, de fazer a diferença na vida dos meus alunos e de ajudá-los a entender que é preciso enfrentar as adversidades para que seja possível alcançar ousadas metas.

Com as amigas e sócias, Claudete Pontes e Sônia Santos

Entre idas e vindas em Colégios Públicos, criei laços e conquistei amizades muito preciosas e singulares, que estão em meu coração. Dentre elas, destaco não só laços afetivos, mas a grande parceria que fiz com minhas amadas amigas Sonia Santos, Claudete Pontes, Patrícia Cosendey e Vania Sarruf, que me permitiram participar da criação do mais lindo projeto de educação que já concretizei em minha trajetória: o Colégio SEI, lugar de ser feliz, de EDUCAR para além das margens, para além dos muros!” 

O SEI é a minha casa, o meu porto seguro, o espaço educacional que me faz constatar que “Sonho que se sonha só é apenas um sonho, mas o sonho que se sonha junto é realidade!”  Todos juntos, Famílias, Alunos, Professores, Orientadora Pedagógica, Coordenadoras, Equipe Extraclasse, Pessoal do Apoio e Diretoras, de mãos dadas, vamos descobrindo caminhos, aparando arestas, vencendo desafios e percebendo que EDUCAR é tarefa coletiva, que só gera êxito quando cada um faz a sua parte da melhor forma.

Faço da minha história de vida uma singela homenagem às mulheres, não só em março, mas em todos os meses do ano, em todos os dias da semana, porque MULHER merece elogios, reconhecimento, presentes, flores e calorosos aplausos em todos os instantes!



Share:

2 comentários:

  1. Amei o texto.
    Obrigada, minha eterna professora!

    ResponderExcluir
  2. Prima querida, você é inspiração para a minha vida e de todos que a cercam!
    Mil vezes PARABÉNS!!!!
    Pela linda trajetória de vida e de sucesso, transpondo barreiras e conquistando sonhos, mas sempre com humildade e semeando o bem por onde passa! Amo você!❤🌻❤🌻

    ResponderExcluir

Carlinhos Barrias - Bar dos Amigos

 


PARCEIRO


Studio Fênix - Visite


Itaocara Seguros

Core Contabilidade



Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

Referências

Unordered List

Support