-->

quarta-feira, 31 de março de 2021

Érica Ferreira Pinheiro Ribeiro: "Deus colocou em minha vida MULHERES MARAVILHOSAS"

Em um mês dedicado a mulher, nada mais justo do que homenagearmos àquelas que desempenharam, ou ainda desempenham, papel importante em nossa história.

Minha família: Marido Ericson e filhos Eduarda e Gabriel 

Em minha vida, muitas foram, e ainda são, ótimos exemplos. Ensinaram-me a construir a pessoa que sou hoje. Mulheres que superaram limites, venceram obstáculos, e correram atrás de seus objetivos.

Estherzinha, Mãe e Grande Mulher

Em primeiro lugar, não poderia citar outra que não fosse a minha mãe, Estherzinha, como é conhecida. 

O diminutivo está só no nome. Mulher humilde, sem estudos. Porém, criou com garra, seus três filhos. Superou as dificuldades culturais e financeiras. Nos incentivou. Lutou junto e construiu o que nos tornamos.

Estherzinha com os filhos

Como fato simples, de incentivo financeiro, posso citar o momento de minha graduação, em que ela fazia os mais deliciosos salgadinhos, para que eu pudesse vender na faculdade, e assim custear parte dos meus estudos.

GRANDES MULHERES

Minha sogra /mãe, Erilza e minha avó Elza. É oficialmente, avó do meu marido. Mas não tem jeito. Ela é minha avó também. Minhas cunhadas. Na verdade, minhas irmãs: Érica, Erilzinha, Dácia e Leidy Jane. Mulheres fortes, guerreiras. Quantos ensinamentos, quantas trocas, quantas lutas e vitórias.

Erilza, sogra que se tornou Mãe, e Dona Elza, avó do meu marido, que peguei para mim. Duas mulheres fantásticas

Minha irmã Geane, mulher que não conhece a força que tem. Exemplo de dedicação, companheirismo e doação. Amo com todo o coração. Minhas primas queridas! São muitas. Umas próximas e outras distantes (geograficamente). Porém a amizade e o carinho, sempre estão presentes.

Coração cheio de saudades, por essa perda irreparável

Nesse momento meu coração se entristece, lembrando-me, de uma prima-irmã, amada, que perdi tão recentemente: “Dora”. Quanta coisa aprendi com ela, nesses últimos anos! Mulher de pequena estatura, com a fortaleza e a ousadia de uma gigante. Que saudade!!!

Minhas amigas que nasceram pela Fé; mulheres que a exemplo de MARIA (meu modelo de MULHER e santidade), a mãe de Jesus, são fortaleza, são acolhimento, empatia. Sempre dão colo e acalentam a alma.

Todas elas são presente de DEUS pra minha vida

Minhas amigas de trabalho e da vida, que às vezes passamos mais tempo juntas, do que com os familiares. Choramos e sorrimos juntas. Matamos leões, caímos e nos levantamos, pois sabemos que sempre existe uma mão amiga, para ajudar a segurar os fardos da vida. Minha gratidão é eterna!

Tia Lê

Por último gostaria de homenagear uma das pessoas mais importantes na minha vida, que tive a oportunidade de cuidar até seus últimos momentos. A dor ainda dilacera o meu coração. Nossa amada: TIA LÊ.

Eu com a Tia Lê: EXEMPLO DE SER HUMANO

Quase ninguém que a conheceu, sabe que seu nome de batismo é Lecy. Para todos, desde crianças a adultos, era a “tia Lê”. E não era à toa esse nome. Tia Lê, irmã mais velha de Heunyr (in memoriam), Ilza, Carlinhos e Esther; não se casou, pois tinha o sonho de se tornar FREIRA.

Estudou e se tornou professora ALFABETIZADORA. Fazia com maestria. Era a tia que todo aluno, ou sobrinho de qualquer idade, gostaria de ter.

Como era gostoso assistir suas aulas. Sempre levando uma penca de sobrinhos para a escola Cel. José Antônio Teixeira – em Batatal onde trabalhava. Que tempo gostoso!

Meu filho Gabriel com a Tia Lê

No fórum de Itaocara, aprendeu a usar o computador, quando muitos ainda nem sabiam a sua existência. Trabalhou com juízes, promotores e funcionários, fazendo questão de enaltecer igualmente, cada um deles. Se eu pudesse escolher dentre tantos verbos, dois, para identificá-la, escolheria CUIDAR a AMAR. Eram esses seus objetivos.

Não foi mãe, mas CUIDOU e AMOU seus sobrinhos e filhos de seus sobrinhos, com tamanho zelo e proteção. Tornou a nossa infância mais prazerosa e lúdica, com seus passeios, sempre cantando e contando suas histórias. Ahh, que delícia era ouvir suas histórias!!! (muitas de sua autoria).

E suas brincadeiras? Era campeã de falar as palavras, de traz para frente. Mulher de fé e oração. Até os seus últimos momentos, sofrendo sem se queixar, rezava. Deixou um legado que jamais iremos esquecer.

Graças a Deus tive a oportunidade de agradecê-la antes de sua partida.

Então, muitas são as mulheres que merecem ser lembradas e aplaudidas de pé.

Tias queridas, professoras, afilhadas. Mulheres que derrubam muralhas, ao mesmo tempo em que davam colo. Que exercem múltiplas funções, mas que sempre conseguiam tempo para cuidar e amar.

A todas, meu reconhecimento!!!

* Érica Ferreira Pinheiro Ribeiro é Pedagoga. Especializada em Orientação, Supervisão e Inspeção escolar. Educação Especial - Deficiência mental. Psicopedagogia clínica e institucional e Educação Infantil.


Share:

2 comentários:

  1. Conheço essa belíssima família. Dispensa demais comencomentários. Só aplausos 🖒🌹👏👏👏

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto! Em algum momento parecia que eu estava vivendo o tema relatado. Parabéns!!!

    ResponderExcluir

Carlinhos Barrias - Bar dos Amigos

 


PARCEIRO


Studio Fênix - Visite


Itaocara Seguros

Core Contabilidade



Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

Referências

Unordered List

Support