MULHER: Vocábulo oxítono de apenas duas
sílabas, mas, que carrega um peso enorme em suas entranhas!
![]() |
Ao lado da mãe, Geni Eccard, que agora, após os 70 anos, está na Universidade, cursando Pedagogia. Ótimo exemplo! |
Cantada em verso e em prosa por muitos, porém, como exemplo eu ouso ficar com o verso de uma canção de Elba Ramalho: “É um risco tentar resumir MULHER!”
E coloca risco nisso! Passamos do vinho ao vinagre em segundos; da flor ao espinho num estalar de dedos. Engana-se quem diz que somos o sexo frágil! Afinal, quantas batalhas diárias são vencidas por muitas avós, mães, irmãs, esposas, companheiras e que nem nos damos conta?!
Ah... BATALHAS! Isso me remete aos tempos de outrora da minha infância e juventude, pois, como muitas, fui criada por uma mulher e de fibra; que encarou a sociedade Itaocarense, aos 33 anos, desquitada (nomenclatura utilizada no Código Civil de 1916) e mãe de três filhos com idades entre 9 e 14 anos. Tempos difíceis, imagino eu!
E hoje, no auge dos seus 73 para 74 anos, a Dona Geni Ecard é uma “JOVEM” Universitária a cursar a Faculdade de Pedagogia – CEDERJ – sendo aprovada no Vestibular em 2019. EXEMPLO PARA MUITOS, não acham?
![]() |
Com a turma de amigos, no ano de 2019 |
Assim, cercada de exemplos femininos dentre professoras, avós, mãe, tias, irmã e amigas, eu fui crescendo!
Hoje, ao deparar-me escrevendo esse texto, paro no tempo, abro a cortina do passado e percebo o quão gratificante é perceber que a “menina” do interior conseguiu alçar voos, até então inimagináveis, com a força de mulheres fantásticas que me enveredaram pelo mundo do saber e cada uma delas em tempos distintos, dentre elas – ainda que a memória possa me pregar peças – Tia Conceição Araújo, Tia Edir Pinheiro, Selma Pontes, Léia Boa-Morte, Eliana Ferreira, Noemi Teixeira, Vânia Sarruf, Valéria Tardivo, Patrícia Terra, Paula Roquetti e Dulce Diniz!
Embora, nas palavras dos poetas, cada um “saiba a dor e a delícia de ser o que é”, hoje posso dizer que SE ENXERGUEI AO LONGE FOI POR SEMPRE TER ESTADO SOBRE OS OMBROS DE MULHERES GIGANTES!
Para encerrar, deixo aqui o meu coração em forma de MUITO OBRIGADA! Com carinho, Letícia.
0 comentários:
Postar um comentário