-->

sábado, 20 de março de 2021

Letícia Ecard: Quantas mulheres existem por trás do vocábulo MULHER?

MULHER: Vocábulo oxítono de apenas duas sílabas, mas, que carrega um peso enorme em suas entranhas!

Ao lado da mãe, Geni Eccard, que agora, após os 70 anos, está na Universidade, cursando Pedagogia. Ótimo exemplo!

Cantada em verso e em prosa por muitos, porém, como exemplo eu ouso ficar com o verso de uma canção de Elba Ramalho: “É um risco tentar resumir MULHER!”

E coloca risco nisso! Passamos do vinho ao vinagre em segundos; da flor ao espinho num estalar de dedos. Engana-se quem diz que somos o sexo frágil! Afinal, quantas batalhas diárias são vencidas por muitas avós, mães, irmãs, esposas, companheiras e que nem nos damos conta?!

Ah... BATALHAS! Isso me remete aos tempos de outrora da minha infância e juventude, pois, como muitas, fui criada por uma mulher e de fibra; que encarou a sociedade Itaocarense, aos 33 anos, desquitada (nomenclatura utilizada no Código Civil de 1916) e mãe de três filhos com idades entre 9 e 14 anos. Tempos difíceis, imagino eu!

E hoje, no auge dos seus 73 para 74 anos, a Dona Geni Ecard é uma “JOVEM” Universitária a cursar a Faculdade de Pedagogia – CEDERJ – sendo aprovada no Vestibular em 2019. EXEMPLO PARA MUITOS, não acham?

Com a turma de amigos, no ano de 2019

Assim, cercada de exemplos femininos dentre professoras, avós, mãe, tias, irmã e amigas, eu fui crescendo!

Hoje, ao deparar-me escrevendo esse texto, paro no tempo, abro a cortina do passado e percebo o quão gratificante é perceber que a “menina” do interior conseguiu alçar voos, até então inimagináveis, com a força de mulheres fantásticas que me enveredaram pelo mundo do saber e cada uma delas em tempos distintos, dentre elas – ainda que a memória possa me pregar peças – Tia Conceição Araújo, Tia Edir Pinheiro, Selma Pontes, Léia Boa-Morte, Eliana Ferreira, Noemi Teixeira, Vânia Sarruf, Valéria Tardivo, Patrícia Terra, Paula Roquetti e Dulce Diniz!

Embora, nas palavras dos poetas, cada um “saiba a dor e a delícia de ser o que é”, hoje posso dizer que SE ENXERGUEI AO LONGE FOI POR SEMPRE TER ESTADO SOBRE OS OMBROS DE MULHERES GIGANTES!

Para encerrar, deixo aqui o meu coração em forma de MUITO OBRIGADA! Com carinho, Letícia.



Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Carlinhos Barrias - Bar dos Amigos

 


PARCEIRO


Studio Fênix - Visite


Itaocara Seguros

Core Contabilidade



Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

Referências

Unordered List

Support