-->

segunda-feira, 29 de março de 2021

Leane Eccard: “O Meu Sonho é Realizar o que eu sonho para nossa Itaocara"

“É preciso falar sobre o que vivemos para que não nos sintamos sozinhas”. Depois de muito pensar sobre como começar esse texto, li essa frase. E digo que: ela precisa ser interpretada. Entendida. Sentida.

Eu dançando a valsa com meu saudoso Pai, José Romar Lessa. Ele é o meu melhor exemplo. Minha referência na política

Então, hoje falarei sobre o que vivemos: mulheres e meninas.

Sabemos que “cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é”, e é a partir da construção da nossa história, das vivências, das batalhas diárias (que são muitas), que nos tornamos mulheres de luta, com muita coragem e força.

Reunião da Ação Mulher Trabalhista do PDT. Oportunidade de trocar conhecimento com mulheres de todo o Rio de Janeiro

Primeiro, quero me apresentar. Sou a Leane, mãe de Maria Júlia e Miguel, mãe Pet da Angelina e da Melina, filha da Delfina e do Zé Romar, irmã do Leandro e Liliane, evangélica, Presidenta da Sociedade de Mulheres Metodistas, PDTista, lutadora das causas mais justas, fui Vereadora e candidata a Vice Prefeita da nossa cidade.

E como antigamente, ontem, hoje e amanhã: A Leane que sonha com uma Itaocara pensada também por nós mulheres, com políticas voltadas para nós mulheres, uma cidade mais humanizada, solidária e justa para nosso povo, para todos e todas.

Enquanto Vereadora, "combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé", como está na Bíblia Sagrada 

Durante todas as minhas andanças pelo município - não só em período de eleição, pois nós que somos ativistas devemos sempre ocupar os espaços da nossa cidade - eu vi e vivi muita coisa. Vi a desigualdade, vi o choro de mães que queriam mais vagas e creches para seus filhos, mulheres que queriam conquistar a independência financeira, mas que não tinham oportunidades de trabalho, mulheres artistas, competentes, corajosas.

Mulheres que tinham duplas, triplas jornadas de trabalho e ainda tinham que cuidar dos afazeres domésticos, mulheres que muitas vezes não tinham o básico, o alimento, para poder dar o sustento aos seus filhos.

Minha família é minha base, meu porto seguro. Com meus filhos e minha mãe, que é meu modelo de mulher de coragem

Mulheres que tinham medo de andar nas ruas que não eram iluminadas, mulheres que eram julgadas só por serem mulheres, que não recebiam salários dignos, que eram maltratadas, sofriam todos os tipos de violência, da física a emocional e tinham medo de denunciar.

Mulheres. Muitas mulheres que não tinham o direito ao básico, à sobrevivência, à vida. São com e por essas mulheres que devemos nos unir. Construir outro caminho, que é possível. Tenho esse pensamento e aprendi com a minha mãe, que devemos sempre lutar pelo que é certo e justo. Que devemos ser solidárias, que devemos ter empatia e sororidade. Inclusive, o propósito da sororidade é gerar empatia por outras mulheres e buscar a união entre si, a fim de alcançar objetivos em comum, como direitos e igualdade em diversas esferas sociais.

Lugar de mulher é onde ela quiser. Inclusive dirigindo um trator e / ou ocupando um lugar na política. Neste dia, fiscalização na zona rural, enquanto estive como Vereadora da Câmara Municipal de Itaocara

O meu desejo hoje é para que todas as mulheres e homens que estejam lendo esse texto reflitam e construamos juntas (e juntos) alternativas!

Precisamos nos posicionar. Precisamos entender que a dor do outro, dói na gente. Que só teremos uma sociedade mais humana, quando homens e mulheres estiverem no centro, pensando juntos, crescendo juntos, construindo juntos. Precisamos nos inconformar com o que está posto, com o que não está certo. É hora de dar voz a todas as mulheres. Hora de ocupar espaços públicos historicamente negados a nós. É hora de interferir nas decisões que não são justas para nosso povo. É hora de nos organizarmos!

 Mulheres acreditem:

Dias Mulheres Virão!

E quando esses dias chegarem, teremos nossos direitos garantidos, oportunidades de emprego, ruas iluminadas, qualidade de vida, educação de qualidade, mais vagas nas creches, saúde para todos e todas, poderemos ser o que quisermos ser, seremos valorizadas!

Encontro de Capacitação da Confederação Metodista de Mulheres do Brasil. Representantes da Federação de Mulheres da 7º Região

Nós, mulheres, costumamos sonhar muito, costumamos acreditar que há sempre um novo dia para chegar, para hoje, desejo que você sonhe. Sonhe com um futuro melhor para todas e todos. Sonhe com justiça social e igualdade. Sonhe um sonho lindo. Sonhe que isso tudo vai passar e sairemos mais humanos e solidários. Sonhe Mulher. Não desista!

Sabe qual é o meu sonho? Realizar o que eu sonho para Itaocara.

Que todas nós, mulheres e meninas, nos encorajemos 

Neste ano, vivemos o 8 de março em meio à pandemia. Uma pandemia que acirrou as desigualdades e trouxe uma sobrecarga ainda maior para as mulheres brasileiras, principalmente para as trabalhadoras dos serviços essenciais, da saúde, mães e as que não pararam um dia sequer durante os períodos de isolamento. Percebem como a nossa luta pelos direitos das mulheres é ainda mais essencial agora? Vamos juntas!

A união das mulheres é o contrário da solidão!



Share:

1 comentários:

Carlinhos Barrias - Bar dos Amigos

 


PARCEIRO


Studio Fênix - Visite


Itaocara Seguros

Core Contabilidade



Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

Referências

Unordered List

Support