-->

quinta-feira, 11 de março de 2021

Em homenagem as mulheres, Úrsula Regina Blume Lopes, escreve sobre As Filha de Zelofeade

Em agosto de 2018, foi divulgada uma lista das cinco mulheres mais influentes na história, segundo a pesquisa feita pela BBC News. São elas: Marie Curie, cientista (* 1867), Rosa Parks (*1913), Emmeline Pankhurst (*1858), Ada Lovelace (*1815), e Rosalind Franklin (*1920). Nascidas entre o início do século XIX e o início do século XX, tornaram-se proeminentes pela pesquisa científica, pela reivindicação do direito de voto das mulheres, pelo movimento contra o racismo.

Úrsula, num buquinista, que é o nome dado aos vendedores de livros, que trabalham as margens do rio Sena, em Paris

Na Bíblia, há o relato de cinco mulheres, pouco conhecidas, mas que foram importantes por seu pedido a Moisés. O nome delas era: Maalá, Noa, Hogla, Milca e Tirza. Eram filhas de Zelofeade, da tribo de Manassés (Números 27.1-11).

A ativista pelos Direitos Civis, Rosa Parks e a Cientista Marie Curie, duas das mais extraordinárias mulheres da história

Em sua caminhada pelo deserto, os israelitas já se aproximavam da terra de Canaã. Deus esclareceu a Moisés sobre a repartição da terra e era comum que o chefe do clã ficasse responsável pela administração das terras. Zelofeade não tinha filhos; apenas filhas. Não era costume em Israel, nem nas nações circunvizinhas, conceder terras para mulheres administrarem, mas suas filhas chegaram a Moisés e reivindicaram o seu quinhão de terra. Cabia-lhes o direito de também possuir terras em meio ao povo de Israel, inclusive para seus descendentes.

A Química Rosalind Franklin, cujo estudo contribuiu de forma importante para nosso entendimento sobre o DNA e o RNA 

O pedido das filhas de Zelofeade foi um ato de coragem, pois não havia antecedentes. Foi um ato de fé, porque as terras ainda não haviam sido conquistadas. O caso não se referia apenas à posse de terras, mas à perpetuação do nome da família de Zelofeade, em meio ao patrimônio dos parentes. Sem essa garantia, a herança de seu pai desapareceria para sempre. O pedido daquelas cinco mulheres surtiu o seu efeito. Moisés consultou ao Senhor.

A sufragista britânica, Emmeline Pankhurst

Então, ficou estabelecido na Lei que as filhas de qualquer tribo, não havendo herdeiros homens, teriam os seus direitos garantidos. Tal lei se firmava no princípio de que as terras de uma família não poderiam passar a pertencer a outra família (Lv 25.23). Mais tarde, houve um acréscimo à lei da herança, esclarecendo que as herdeiras mulheres deveriam se casar com homens de sua própria tribo, para que sua herança não passasse para a tribo do marido.

A Matemática Ada Lovelace, foi a primeira pessoa a escrever um algorítimo, que veio a ser processado por uma máquina

Jesus Cristo ensinou o valor da mulher e demonstrou por seus atos como respeitou seus direitos: curou mulheres, perdoou adúlteras, hospedou-se na casa de Maria e Marta, recebeu a ajuda financeira de muitas, foi homenageado por elas, sua ressurreição foi, primeiramente, anunciada pelas mulheres. Depois de Jesus Cristo, as mulheres são mais valorizadas e devem ter seus direitos respeitados em qualquer sociedade.

A reivindicação das filhas de Zelofeade ficou registrada nas Escrituras, para que pudéssemos aprender sobre sua coragem e fé e lutar por nossos direitos como filhas de Deus. As mulheres cristãs, hoje, devem lutar por seus direitos e não se deixar intimidar pelas circunstâncias adversas.

Úrsula Regina Blume Lopes é membro da SIB do Rio de Janeiro, RJ

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Carlinhos Barrias - Bar dos Amigos

 


PARCEIRO


Studio Fênix - Visite


Itaocara Seguros

Core Contabilidade



Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

Referências

Unordered List

Support