-->

quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Aos 92 anos a Itaocarense Elza Gomes de Lima conta sua história na série em homenagem aos 131 anos do Município

Um pilar da nossa Aldeia da Pedra, a itaocarense Elza Gomes de Lima, Mãe do Josué, Johenir, Jaime e Renato e da Darcilia, Delba, Vera e da Arinda, nos concedeu a entrevista abaixo, que levamos com intensa alegria aos leitores. Ficará registrado para sempre, na história da nossa amada Itaocara.

Feliz com os filhos, netos e bisnetos, Dona Elza Gomes de Lima

Nova Voz ONLINE – Quais lembranças têm do seu pai e da sua mãe?

Elza Gomes de Lima - Poucas lembranças do meu pai, pois ele se foi quando eu ainda tinha 11 anos, mas minha mãe sempre foi presente em minha vida e na dos meus irmãos. Trabalhou e muito para nos sustentar e formar.

Nova Voz ONLINE - Como era o seu dia a dia?

Elza Gomes de Lima - Morávamos na Água Preta (zona rural), mas vínhamos a Itaocara para fazer compras. Na época era comum deixar os animais na coxeira do Sr. Álvaro Reis, hoje próximo ao Bairro Caxias. (“Eeeeita tempo bom!”).

Nova Voz ONLINE - Como a senhora veio a conhecer o seu marido Natanael Gonçalves de Lima?

Elza Gomes de Lima - Éramos vizinhos. Nossas famílias sempre amigas. Já nos conhecíamos. Nós nos encontramos numa festa na cidade de Cordeiro e começamos a conversar. Logo, logo, ele foi pedir a minha mãe para namorarmos e ela respondeu: "será que ela quer? rsrsr". Eu quis e foi a melhor escolha da minha vida!

Nova Voz ONLINE - Ele era um rapaz requisitado pelas meninas na época, não é mesmo?

Elza Gomes de Lima - Exatamente. Eu lembro que muitos curiosos foram ao nosso casamento, pois não acreditavam que o noivo fosse mesmo honrar o compromisso, visto que ele era muito disputado pelas moças daquela época, muito cobiçado. A maioria não acreditava que a nossa união se tornaria realidade. Resultado: passei a perna em todas elas rsrsrsrs e fomos casados por 40 anos.

Nova Voz ONLINE – Tem alguma personalidade ou personalidades da história de Itaocara, que bem lhe impressionaram?

Elza Gomes de Lima - Tínhamos admiração pelo então Prefeito Johenir Henriques Viégas. Ele fazia visitas na casa de Dona Cirlene, onde funcionava a escola na localidade. Lá conversava com as crianças, dava atenção e isso deixava as famílias felizes, porque era a autoridade maior e tratava a todos com igualdade e carinho. Foi um grande administrador.

Os filhos e as filhas da Dona Elza

Nova Voz ONLINE – Como foi ser mãe?

Elza Gomes de Lima - Ser mãe foi a maior e melhor experiência da minha vida! Filhos são herança do Senhor e eu agradeço todos os dias pela dádiva que tive.

Nova Voz ONLINE - Criar meninos e meninas é diferente? Ou não?

Elza Gomes de Lima - Os meninos sempre me preocuparam mais. Gostavam de tomar banhos de rio, principalmente. E eu tinha muito medo de perder um deles. Já as meninas, me deram menos preocupação, eram envolvidas com os trabalhos de casa, e não tinham costume de sair para brincar como os meninos.

A fé é uma constante na vida da Dona Elza

Nova Voz ONLINE - TODOS os seus filhos tornaram-se adultos muito respeitados em Itaocara. Tem uma receita, para ser uma mamãe tão bem sucedida?

Elza Gomes de Lima - Receita não tenho. Apenas os criei na presença do Senhor, sempre os ensinando a respeitar, aceitar e seguir o que Deus preparou para cada um deles e deu tudo certo, pelo menos para mim. Hoje agradeço a Deus pelas muitas bênçãos que já recebi e recebo através dos filhos que me foram confiados.

Nova Voz ONLINE - E ser avó? Como é?

Elza Gomes de Lima - Eu sigo na cartilha: avó é mãe duas vezes. Eu amo ser avó! Fico feliz quando estou rodeada de netos e bisnetos. Todo o tempo que muitas vezes não tive para os meus filhos, devido à correria do dia a dia daquela época, procuro dedicar aos netos e bisnetos que o Senhor me presenteou.

Nova Voz ONLINE – Itaocara vai fazer 131 anos no dia 28 de Outubro. O que poderia falar sobre essa data para nossos leitores?

Elza Gomes de Lima - Eu tenho 92 anos, graças a Deus vividos somente aqui, em Itaocara. Quantas lembranças... Minha infância, as dificuldades de ter vivido na minha Água Preta, namoro, casamento, a chegada dos meus filhos e tudo isso acontecendo acompanhando o desenvolvimento da nossa terra: a cidade crescendo, vários prefeitos trabalhando com dificuldades, ruas sendo abertas, o Hospital funcionando, depois a Casa de Saúde, os colégios, e hoje, alguns de meus filhos trabalhando faz anos no comércio e, assim, colaborando para que Itaocara se destaque cada vez mais, agora vejo meus netos e bisnetos, a maioria deles seguindo a vida aqui também, eu só tenho a agradecer ao Senhor tudo o que Ele me permitiu viver.

Nova Voz ONLINE - Qual presente a senhora gostaria de dar ao município?

Elza Gomes de Lima - O presente que gostaria de dar a Itaocara é que se desenvolva cada vez mais, que cresça em oportunidades para todos os seus filhos e que continue abraçando aos que aqui chegam para trazer desenvolvimento e somar forças para essa terra que amo e sempre acolheu a mim, e a toda a minha família. Desejo a todos os Itaocarenses nesta data tão especial e importante, muita paz, saúde, força de trabalho e coragem para vencer todas as adversidades. Parabéns Itaocara! Que o céu se abra em bênçãos por todos nós Itaocarenses!!




Share:

4 comentários:

  1. Dona Elza é um amor de pessoa! Tenho grande admiração por ela!3

    ResponderExcluir
  2. Amo,amo,e amo,alguém que o Senhor colocou no meu caminho para eu aprender muitas coisas com ela.Parabéns irmã Elza,que Deus te der saúde sempre.

    ResponderExcluir
  3. Dona Elza é amiga e um enorme exemplo de humildade. Sou grato a Deus por ser amigo da família.
    Louvado seja Deus pela família Gomes de Lima!

    ResponderExcluir
  4. hoje e uma tarde muito feliz da minha vida rever minha ex patroa dona Elza gomes de lima trabalhei na casa dela eu tinha onze anos de idade que saudade muito tempo nao vejo familia abençoada meu apelido e cida sou filha da irineia e neta do manoel calistro


    ResponderExcluir

Carlinhos Barrias - Bar dos Amigos

 


PARCEIRO


Studio Fênix - Visite


Itaocara Seguros

Core Contabilidade



Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

Referências

Unordered List

Support