-->

terça-feira, 19 de outubro de 2021

Dr. Almir Pinto de Azevedo fala de sua trajetória e pede atenção a Educação e a Cultura nos 131 anos de Itaocara

Eu nasci num mundo muito diferente do de hoje. Tão diferente, que é difícil explicar a geração atual os meus tempos de infância e juventude. Para tentar ajudar aos leitores, peço que façam um exercício de imaginação: qual é o sentimento que passam, quando falta luz? É uma agonia? Ficam pensando: “meu programa de TV, meu ventilador, meu acesso a Internet”. É nisto que ficam pensando?

O Dr. Almir Pinto de Azevedo perdeu sua musa inspiradora, a esposa, Celma Leal Azevedo, no dia 16 de Maio de 2019

Pois bem, tempos atrás não havia energia elétrica em lar algum de Portela, Itaocara e da região. Nossa luz, era a lamparina e o lampião a querosene. Nem as pessoas mais ricas tinham acesso à energia elétrica. Se pensa que era um sacrifício, pergunte ao seu avô ou a sua avó, o que eram os penicos. Vou deixar para eles a explicação.

A água vinha das cacimbas, dos poços. A cor era alaranjada. Perguntem aos seus avós o que eram as talhas e as bilhas. Um luxo era ter um filtro de barro em casa. Ostentação equiparada a ter um Iphone do último modelo em 2021.

A Talha, utensílio comum em todas as casas de então

No meio de tudo isso, eu sempre tive gosto pelo estudo. Meu Pais, principalmente minha irmã Guinéia, estimularam meu aprendizado. Eu consegui concluir todo o Colegial, hoje equivalente ao Ensino Médio. Isto era uma glória para poucos. Anos depois, ingressei na Faculdade de Direito e me formei Advogado. Fui o primeiro da família a ter um curso de nível superior.

Trabalhei como advogado por mais de 50 anos. Atuei em mais de 500 processos Judiciais, fiz dezenas de Júris. Pelas defesas que fazia nas causas que atuava, diversas vezes ouvi, até dos ex-adversos (advogados e promotores do lado contrário ao meu) que eu havia nascido com o dom da palavra fácil. Deus esteve sempre ao meu lado.

Fui advogado da CERJ, da ABAPI, da FENASEGUE e da Bradesco Seguro. Fui Defensor Público Dativo da Comarca de São Sebastião do Alto por 15 anos. Fui ainda Professor e Diretor da Rede Estadual de Ensino, nos Colégios de Portela, Jaguarembé e na Escola Estado Condé, em Cambuci. Sou Teólogo, Orador, Escritor, Poeta, Presidente dos Poetas Trovadores do Estado do Rio de Janeiro e também da Academia de Letras de Cambuci, além de ser membro efetivo da Igreja Batista de Portela e de outras Entidades Literárias do Brasil.

Medalha e Diploma Outorgados Pela Associação dos ex-combatentes do Brasil ao Poeta e Escritor Dr. Almir Pinto de Azevedo, em Reconhecimento aos relevantes serviços prestados a Cultura Nacional

Eu não quero ser prolixo, mas meu sobrinho, Ronald Thompson, Editor da Nova Voz ONLINE, quando gentilmente me pediu para escrever um texto a ser publicado nessa série em homenagem aos 131 anos de Itaocara, solicitou que eu contasse sobre minha passagem no futebol, que o avô dele, Manoel, casado com minha irmã, Guiomar, havia lhe dito que eu era um craque.

É difícil falar sobre mim mesmo. Por isso, peço emprestado o trecho do livro “O Mundo Mágico da Bola”, escrito pelo grande itaocarense, admirado por todos nós, Professor William Rimes.

Na obra ele escreveu:

- Almir Pinto de Azevedo, foi um Jogador que se destacou no futebol itaocarense. ALMIR chutava com as duas pernas. Fazia gols com uma frieza admirável. Foi o artilheiro no Campeonato Intermunicipal de Cambuci/ Itaocara/Aperibé(1965). Jogou no Portela  Esporte Clube, Floresta Atlético Clube e Esporte Clube Suburbano. Segundo os abnegados desportistas portelenses os maiores artilheiros do Portela E. C. foram Miguel, Riélvio e Almir.

Em discurso emocionado, o Presidente dos Poetas Trovadores do Estado do RJ, Dr. Almir Pinto de Azevedo, afirmou que a Cultura é o único caminho para o progresso e o combate à corrupção no Brasil. Após, foi aplaudido de pé

Essa passagem escrita pelo Professor William Rimes me honra muito. Ele (o professor William Rimes) ainda conta em sua obra que Paulo Borges, um dos grandes jogadores do Brasil, que atuou no Bangu, na época que este clube foi campeão Estadual, veio a Portela com o Presidente do Clube, Castor de Andrade, interessado em  me levar para jogar profissionalmente no Bangu. Porém, eu estava no último ano do curso de formação de professores e queria continuar estudando. Neste tempo, futebol, não dava futuro a ninguém.

Eu não me arrependo de forma alguma. Tenho uma vida feliz, rica em boas lembranças. Mas é importante ressaltar que Paulo Borges foi depois para o Corinthians e chegou a jogar na Seleção Brasileira. Sempre manteve contato comigo.

Alguns dos Diplomas e troféus conquistado em todo o Brasil, de diversas instituições, por seu trabalho como escritor e poeta

Não quero cansar os leitores. Mas preciso ainda contar sobre os livros que escrevi. São eles:

* Cambuci – 200 Anos;

* Notáveis Poetas;

* Jogos Florais - O Maior Evento Cultural – 12 EDIÇÕES

* Memórias Trovadorescas, consagrado com Medalha e Diploma de Melhor Livro de Prosa de 2007, outorgado pela Sociedade de Cultura Latina – Seção Brasil - Mogi das Cruzes – SP – Em Parceria com a Câmara Municipal de Niterói – Estado do Rio de Janeiro;

* Portela, Quanta Saudade –  3ª  EDIÇÃO 

* Reviver, Prosa & Versos  –  4ª  EDIÇÃO

* Primeira Igreja Batista em Portela, sua origem, sua história.

* E outros no prelo...

A estação de trem de Portela

Escrever um livro é deixar para posteridade uma parte de nós, nas histórias que contamos.

Eu tenho mais coisas a relatar, mas prefiro encerrar para não cansar o leitor. Quero apenas, antes de concluir, responder a pergunta sobre o que eu daria a Itaocara como presente de aniversário no próximo dia 28 de Outubro.

Honestamente, do fundo do coração, eu daria a compreensão do quão importante é valorizar a nossa cultura, a nossa educação, preservar a nossa história.

A Igreja Batista de Portela

O tempo passa e não vejo uma política pública de profundidade, capaz de dar as crianças, aos pré-adolescentes, aos adolescentes e aos jovens um caminho para trilhar. É pena que na terra de tantos homens e mulheres brilhantes, falte estimulo para desenvolver talentos.

Pouco antes da pandemia, com toda dificuldade possível, promovi um concurso de trova em Itaocara. Foi impressionante a qualidade dos versos escritos por alunos da rede pública do município. Meninos e meninas humildes, mas cheios de sensibilidade e talento. Que lástima não termos uma classe dirigente capaz de perceber tamanha grandeza.

Dr. Almir Pinto de Azevedo numa oficina de poesia no Colégio Estadual Frei Thomas. Desenvolvendo a sensibilidade poética e transmitindo conhecimento a nova geração de Itaocarenses

Então eu peço que Deus possa prover Itaocara de gente inteligente, sensível e com força de vontade para transformar a vida dos moradores da Aldeia da Pedra, através da Educação e da Cultura.

Feliz Aniversário Itaocara!!!





Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Carlinhos Barrias - Bar dos Amigos

 


PARCEIRO


Studio Fênix - Visite


Itaocara Seguros

Core Contabilidade



Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

Referências

Unordered List

Support