-->

domingo, 10 de outubro de 2021

Recordando Alcêo Cortat com o texto de 2014 (ano de falecimento) escrito com a colaboração do filho Denner Cortat

Um dos maiores políticos e empresários da região noroeste fluminense, Alcêo Cortat, começou a carreira profissional de mais de meio século, como funcionário do extinto Banco da Lavoura. Filho de famílias tradicionais (Pontes e Cortat) nasceu em Aperibé, no dia 10 de agosto de 1939. Após deixar o extinto Banco Rural retornou para Aperibé e se formou no antigo Colégio Itaocara.

Alcêo Cortat e Denner Ornellas Cortat. Pai e filho.

Alcêo Cortat foi Presidente do União Esportiva Itaocara, Presidente do Itaocara Campestre Clube, foi vereador em Itaocara por 4 mandatos consecutivos e nas eleições de 1982, teve a maior votação proporcional para vereador da história de Itaocara, obtendo 1.099 votos onde existiam pouco mais de 8.000 eleitores no município, sendo ainda Presidente da Câmara de Vereadores no mesmo período legislativo.

Após duas tentativas de se tornar prefeito de Itaocara, formou uma coligação com Dr. Robério em 1996, saindo os dois vitoriosos e formando um dos maiores governos da história de Itaocara de 1997 a 2000.

Alcêo era um visionário, um grande incentivador em todos os meios da sociedade que participava. Empresário da indústria de álcool e aguardente, participou junto a família Ornellas, no crescimento da marca Itaocarina, onde por anos, foi destaque, fazendo parte da história de Itaocara.

Em toda sua trajetória, Alcêo Cortat sempre respeitou adversários políticos e ajudou pessoas carentes enquanto teve oportunidade. Viveu pautado na humildade e respeito ao cidadão e ser humano, deixando um legado irretocável de serviços prestados ao município de Itaocara.

Alcêo era filho de Francisco Cortat e Dagmar da Silva Cortat. Era o filho mais velho e teve 4 irmãos (Alício, Dineia-in memorian-, Maria Helena e Lucia Helena), deixou ainda 4 filhos, 7 netos.

Alcêo Cortat lutava contra problemas cardíacos, que nos últimos meses do ano de 2014 se agravaram, por decorrência de problemas renais. Ele chegou a ficar internado durante três dias, em Santo Antônio de Pádua, onde teve alta e saiu recuperado. Porém, acabou não resistindo e vindo a falecer no domingo, dia 27 de abril de 2014, as 07:00h da manhã. Ele tinha 74 anos.




Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Carlinhos Barrias - Bar dos Amigos

 


PARCEIRO


Studio Fênix - Visite


Itaocara Seguros

Core Contabilidade



Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

Referências

Unordered List

Support