-->

sábado, 30 de outubro de 2021

Odilard Pontes lembra do Pai, Oacy da Silva Pontes, que por 50 anos, teve Comércio em Itaocara

Meu Pai, Oacy da Silva Pontes, nasceu do outro lado da Ponte Ary Parreiras, em 13/01/1916. Originalmente era um trabalhador da roça, “homem da enxada”, como se dizia antigamente.

Odilard Pontes com a filha Lu

Mas em Fevereiro de 1943, ele abriu a Casa Santa Clara, um “comércio de secos e molhados”, nome dos lugares onde se vendia diversas mercadorias diferentes, desde agulha e linha, a itens de alimentação e higiene pessoal.

Este comércio funcionou por 50 anos. De início um comércio simples, evoluiu para ferragens, material de construção e outros.

Meu pai se casou com Zenit Figueira Pontes. Juntos eles tiveram cinco filhos. Eu (Odilard), Sônia, Walter, Solange e Selma.

Todos nós estudamos o primário no Grupo Escolar Frei Tomás, depois no Ginásio Itaocara e as meninas seguiram o estudo do magistério, enquanto eu o Walter saímos para sequência aos estudos.

Lembrando também que apesar de pouco estudo, meus pais tinham visões para um futuro melhor com muito estudo.

Em dois momentos distintos, a família Pontes, reunida em torno do Patriarca, Oacy e da Matriarca, Zenit Figueira Pontes

Mesmo iniciando na vida, colaborou na fundação do Hospital de Itaocara, na Companhia Telefônica de Itaocara (COTITA), na Banda PATÁPIO SILVA, entre outras.

Lembro muito da nossa casa, na Rua Coronel Pita de Castro, 92. Quantas histórias ali vividas. Meu Pai faleceu em 30/09/1994. Agora são 27 anos de falecido.

Nossa família mudou e fixou residência em Itaocara no ano de 1943, quando nossa Princesa do Paraíba tinha 63 anos de vida. Assim estamos ligados por um período de 68 anos, em plena comemoração de 131 anos de vida da nossa Aldeia da Pedra Querida.

Ler tantas homenagens feitas a grandes e ilustres itaocarenses, pela Nova Voz ONLINE, neste aniversário de Itaocara, me provocou diversas lembranças. Me fez escrever este pequeno texto, destacando meu querido Pai.



Share:

7 comentários:

  1. Parabéns pelo texto, Odilard. Quantas recordações de um homem íntegro, de grande coração como sei pai. Excelente homenagem.

    ResponderExcluir
  2. meus parabéns meu amigo Odilard texto lindo para seu pai e Excelente homenagem

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Odilard,primo querido!
    Imensamente feliz e emocionado ao ler o seu relato sobre tios e primos tão amados e queridos por mim. Tios Zenit e Oacy Pontes, verdadeiros "Gigantes", que muito contribuíram com o progresso e desenvolvimento de nossa querida Itaocara. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Odilar pela homenagem ao seu pai.O seu texto me faz lembrar a grande amizade entre o Sr. Oacy e meu pai,e Graças a Deus essa amizade continua até hoje entre as nossas famílias.Abracocarinhoso a todos vocês.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo texto..muiti lindo relenbrar...

    ResponderExcluir
  6. Parabéns , Odilard, pela linda homenagem, não só a seu pai mas a sua família! Muito bom vc ter compartilhado suas lembranças com todos nós.

    ResponderExcluir
  7. Showwwww Odilard...fiz parte por um pouco tempo destas lembranças
    Abraço queridão...

    ResponderExcluir

Carlinhos Barrias - Bar dos Amigos

 


PARCEIRO


Studio Fênix - Visite


Itaocara Seguros

Core Contabilidade



Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

Referências

Unordered List

Support